Primeiros dentinhos!

Oi minhas queridas (os)!!!Como vai toda família?Espero que estejam todos super bem!
Bem, hoje vou contar para vocês como foi descobrir que meu amado filho Heitor estava nascendo dentes, e claro relatar minhas preocupações, dúvidas e lógico a alegria de vê-lo  com aquele sorrisão mostrando seus dois dentinhos inferiores...
Tudo começou no dia em que o levei a pediatra Dra. Cristina, examinando ele ela percebeu que a gengiva inferior estava bastante branquinha e que logo os dentinhos de baixo iriam nascer. Nossa nem acreditei, pois ele tinha acabado de completar 4 meses, e a maioria dos bebês começam a nascer dentes com 6 meses. Viemos embora, achando que iria demorar mais algum tempo, mas na semana seguintes, exatamente no dia 12 de julho de 2012, ele estava com 4 meses e 22 dias, neste dia foi o único que ele ficou enjoadinho, choroso, nervoso, inquieto, querendo ficar só no colo, não deu febre mas ficou com um leve estado febril... Fiquei preocupada então liguei para a pediatra e disse tudo isso era normal quando os primeiros dentinhos começam a nascer e disse para apenas dar mordedores ou fralda molhada para ele coçar os dentinhos. Mas confesso a vocês que não foi só isso que fiz. Não sei se vocês conhecem aquela pomadinha Nana Dent, que anestesia e alivia a dor e a coceira dos primeiros dentinhos. E então fui à farmácia e comprei essa tal pomada, para falar  a verdade realmente acho que ajudou muito, porém  quando fui à pediatra ela simplesmente disse que NÃO era para eu usar nenhuma destas pomadas pois contem anestésico e isso prejudica o coração dos bebês, pode até dar uma parada cardíaca, fiquei assustadíssima e parei de usar no mesmo dia rsrsrsrsrsrs.
Também comprei aqueles mordedores com água, colocava na geladeira e deixava bem geladinho e dava para ele morder, mas acho que não adiantou muito, pois ele mal mordia e logo queria outro mordedor, mas vale à pena tentar tudo.
E o que ajuda bastante é dar um remedinho em caso as mamães percebam que os bebês está muito incomodados ou febre, para aliviar os incômodos.
O mais importante é ter bastante paciência com nossos pimpolhos, dando todo nosso amor e carinho para que assim eles se sintam mais seguros e confortáveis e saberão  que nunca estão só.
Depois deste dia de desconforto para meu bebê, os dentinhos foram aparecendo e com isso todas as preocupações desaparecendo. Mas mãe é assim mesmo sempre preocupada ... a gente é boba né kkkkkkkk

Dicas para ajudar o seu bebê a aliviar os incômodos dos primeiros dentes:
Primeiramente converse com o pediatra do seu filho sobre quais alternativas é melhor para o seu bebê:

Anéis
Primeiro pode tentar um objeto para morder como um anel especial para calmar as gengivas irritadas. Deixe um ou dois no congelador. Com o frio do anel as gengivas anestesiam, e a dor diminuirá.
Existem também anéis de dentição refrigerantes, especialmente concebidos para acalmar a dor.
Existem também outros modelos de anéis com relevos diversos (rugosidades, estrias,…) aliviando o bebê com a massagem provocada nas gengivas. Este tipo de anel favorece a aparição dos dentes, pois o bebê tem a tendência a mordê-lo.
Uma fralda de pano comum com a ponta embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea.

Distração
Mantenha o bebê distraído, pois manter o bebê entretido com algo, ajudá-lo-á a tirar as dores da ideia  Uma aula de música, um brinquedo novo, um livro de sons, ou mesmo um passeio no jardim poderão ajudar.

Sono em dia
Certifique-se que o bebê descansa bastante. Se o bebê não descansar bem, com as dores ainda se vai tornar mais irritadiço. Caso o bebê não consiga dormir, converse com o pediatra para que ele lhe receite algum medicamento ou aconselhe outra solução.

Gel anestesiante
Umas massagens nas gengivas doridas com um gel específico à base de plantas, também ajudarão o bebê a acalmar momentaneamente. Este gel também se pode colocar no anel de dentição, podendo fazê-lo diversas vezes ao dia. Alguns destes tipos de géis contêm uma pequena quantidade de açúcar por isso é essencial limpar as gengivas do bebê.

Paracetamol
O paracetamol para bebê poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, guarde este tipo de solução quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebê ingira qualquer tipo de medicamento.

Gel anestésico
Um gel anestésico aquoso que evite as dores poderá resultar. O único senão é que este gel faz com que o bebê se babe muito, por isso terá de estar sempre preparada com um pano debaixo do queixo do bebê para que ele não molhe as roupas.

Soluções homeopáticas
Nas farmácias homeopáticas existem diversos géis específicos, para acalmar as dores da primeira dentição do bebê, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.

Outras dicas: 
·  Nunca esfregue as gengivas do bebê com álcool! Antigamente esta era uma prática comum e muito errada, por isso nunca o faça.
·   Cuidado com as mãozinhas dos pequenos, pois nesta fase geralmente já estão sentando, brincando e  com os incômodos sempre coloca as mãos na boca e isso pode levar micro-organismo para a boca causando vômitos, diarreias, febre. Caso isso ocorra converse com o pediatra.

Advertência
Se a dentição da criança estiver a surgir, use o seu instinto materno para detectar outros problemas que possam ser a causa do mal-estar da criança. Às vezes atribui-se à dentição outros sintomas que podem indicar que a criança está doente, como febre, diarreias e vômitos. Consulte o seu médico e peça aconselhamento se durante a dentição do seu filho notar estes sintomas.
LEIA TAMBÉM:
- O primeiro Filho - Medos e Inseguranças: AQUI
- Dica para gestante: Carta de um Recém-Nascido para suas visitas.: AQUI
- Dicas de como evitar acidentes com recém-nascidos em casa: AQUI
- A importância do curso de gestante: AQUI
- Prevenindo a morte súbita: AQUI
- 50 Conselhos para Mães de Primeira Viagem: AQUI
Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

2 comentários:

  1. Oi Tatty, essa fase do nascimento dos dentinhos dos bebês não é nada fácil mesmo, precisamos ter muita paciência! Que bom que você está se saindo tão bem com essa experiência, as dicas que você colocou no post são bem úteis mesmo.
    O Heitor é um fofo, lindo demais, parabéns!
    Um beijo enorme
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...