Blogagem coletiva “Mamãe tá de olho- alimentação infantil”



Olá pessoal!
Hoje vou participar da minha primeira blogagem coletiva, eu não poderia deixar de participar dessa blogagem pois é sobre um assunto que priorizo  muito aqui em casa que é  ALIMENTAÇÃO INFANTIL,  a alimentação do meu filho Heitor. Essa blogagem foi sugerida pela mãe Nádia do Blog A SÓS Mamãe Nádia. e logo comprei a ideia. 
Bem vou falar para vocês resumidamente o por que da minha preocupação com a alimentação dele,  eu desde criancinha fui criada dentro de um restaurante devido a minha amada mãe ser proprietária de um, e com isso aprendi  a comer de uma maneira super errada, não tinha horário para comer, trocava a comida por um lanche qualquer, não comia sem refrigerante, não gostava de salada, verduras e legumes, quase nunca comia uma fruta. Amava frituras, massas, salgados, chocolate e refrigerante. E  minha mãe na correria do trabalho, nem ligava e por isso me tornei uma pessoa com hábitos alimentares péssimos e gordinha e não quero isso para o meu filho, não só pelo lado ruim da estética mas porque quero preservar a saúde dele, e acho que uma boa alimentação é fundamental para  a vida e saúde dele e não quero que ele cometa os mesmo erros que eu.
Então desde a minha gestação estou mudando a minha alimentação pois quero ser um exemplo para ele, e não adianta falar o que é certo se eu não fazer o certo para que ele possa ver´´Atitude é tudo’’
E quando ele nasceu tento dar a ele uma alimentação mais saudável possível. Não sou neurótica com isso mas tento fazer o melhor que eu posso em  pois acho que somos totalmente responsáveis pela alimentação de nossos filhos. E é nosso dever oferecer e ensinar o melhor para eles.  Então tento dar a ele uma alimentação adequada para a idade dele.  E sempre seguir um horário, ter uma rotina mesmo com horários de alimentação. Quando Heitor nasceu ele não amamentou muito o leite materno devido a vários fatores que já contei aqui, mas a gente sabe que o leite materno é o melhor e o mais saudável para a alimentação das crianças até o seis meses, mas infelizmente eu e o meu bebê não conseguimos e tive que complementar com NAN CONFOR 1 que foi minha salvação e ele mamou  só o leite e água até o quarto mês e depois com a orientação médica  entrou com os suquinhos de frutas e depois no quinto mês as papinhas doces que são as frutinhas e no sexto mês a papinhas salgadas com os legumes e verduras. E isso foi seguido a risca e com isso Heitor já experimentou quase  todas as frutas e verduras que eu conheço ou tem aqui em BH e as mais difícil de achar ou preparar como caju, pêssego, ameixa, uva, maracujá eu comprava aquelas papinhas de frutas da Nestlé, que são ótimas e a pediatra super indica mas claro esporadicamente pois é bem melhor a fruta fresca.  E em relação as verduras e legumes também tento diferenciar o cardápio ao máximo dando ele cada dia um tipo diferente.  E hoje ele tem 11 meses e come de tudo graça a Deus não rejeita nada,  tudo que damos para ele come com uma  cara boa. A alimentação dele é basicamente essa:  muita frutas, legumes e verduras e lógico arroz, feijão e macarrão.  E claro que às vezes ele come um danoninho ou um yorgute que por sinal ele ama, mas sempre tento misturar com uma fruta e gosto de dar eles e a papinha da Nestlé quando a gente saí devido a praticidade.  Ele também já come biscoitinhos mas só sal. Nunca experimentou frituras, doces, biscoito recheado, todinhos, refrigerantes nada disso por enquanto só alimentos saudáveis.
Já escutei diversas vezes que isso não adianta pois quando ele crescer ele vai comer o que ele quiser, bem pode até ser mais o meu dever de ensinar o que é correto eu estou fazendo e para mim isso é muito importante pois a minha parte eu estou fazendo e vou continuar a fazer até ele ter maturidade para escolher os alimentos certos.
E acho que todos os pais deveriam refletir sobre a alimentação de seus filhos, pois a gente é o que  gente come então devemos nos conscientizar e buscar oferecer alimentos saudáveis para nossos filhos. Sei que no mundo de hoje devido a correria do dia a dia muitas mães escolhem alimentos práticos, mas  na maioria das vezes esses alimentos não tem qualidade nenhuma, eles só mata a fome e prejudica a saúde de quem mais amamos, que são nossos filhos. Então vamos tentar evitar os salgadinhos de saquinho, refrigerantes, enlatados, salgados, frituras, doces, e muitos outros. Lógico que as vezes é super normal a gente dar aquela escapulida e comer uma comida menos saudável como aqueles doces, chocolates, pizzas, sanduíches... mas que isso seja de vez em quando e não todos os dias.
Então é isso... todas as mães cientes que nos somos  totalmente responsáveis pela a alimentação dos nossos filhos. Eu estou tentado fazer a minha parte e vocês?

Algumas dicas que pratico com meu filho:
ü  Ter sempre um horário certo para as alimentações. Café da manhã, suco, almoço, mamadeira, frutas ou vitaminas, jantar e mamadeira.
ü  Se não quiser comer comida de sal, não colocar outros alimentos no lugar.
Ex: não almoçou direito, então você dar um danoninho ou biscoitos. Se não almoçou direito irá comer só na próxima refeição.
ü  Sentar a mesa ou cadeirão para as refeições para saber quando é hora de comer.(Começando implantar agora rs)
ü  Não dar frituras, doces, massas (pizza, sanduíches) ,enlatados e embutidos,
ü  Oferecer muitas frutas, verduras e legumes.Quanto maior a variedade ele conhecer melhor no futuro.
ü  Não se preocupar com quantidade e sim qualidade.


Gostaria de deixar o vídeo de inspiração para essa BC. Vale a pena assistir!


Bjos e até mais!!

21 comentários:

  1. Muito obrigada pela participação, querida!
    Amei o seu post, bem completo e com dicas ótimas! Aprendi muito aqui com você, tem muitas coisas que preciso mudar...
    Estou feliz ao ver tantas mamães falando sobre isso hoje que confesso que minha vontade de mudar ficou ainda maior!
    Toda mãe quer o melhor para o seu filho, e ver eles saudáveis é primordial!
    Beijos e muito obrigada!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh querida muito obrigada pelas palavras.
      E parabéns pela essa iniciativa, vai ajudar muitas mamães.
      Pode contar comigo sempre!
      Bjos!

      Excluir
  2. Muito legal o post!!!
    Muito lindo seu bebê!!!
    Também estou dentro dessa iniciativa!

    Bjos
    Juliana
    http://www.demeninaamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      A iniciativa pe muito boa né!!
      Vamo que vamo! rs
      Bjos! volte sempre!

      Excluir
  3. Ótimas explicações, adorei! Parece fácil, porquê aqui em casa foi, mas entendo que tem muitas mamães que tem dificuldades com a alimentação das crias.... Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também não tenho muitas dificuldades, mas acho que é devido a sempre estar atenta a isso e ter tempo para cuidar de tudo...mas sei que muita ma~es as vezes não tem...
      Bjos e volte sempre!

      Excluir
  4. Taty vc foi no ponto certo ligar para qualidade e não na quantidade! é isso ai, não é pq não tivemos a melhor alimentação na inância que não faremos o possível para que nosso filhos a tenha.

    Parabéns pela sua inciativa, seu filho é lindo!

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Que bom vc também esta participando essa BC foi demais!
      Bjos!

      Excluir
  5. Oi Tatty!
    Bom conhecer vc e o Heitor! Ele é um fofo, viu?!
    E parabéns por cuidar tão bem da alimentação dele, mesmo tendo tido um histórico diferente. Às vezes é difícil a gente fazer diferente né?! Que bom que vc conseguiu!

    Sabe, eu tb ouço isso das pessoas, sobre não adiantar nada a gente cuidar agora se um dia eles vão comer. Bem, enquanto eu puder evitar, eles não vão comer! Um dia é um dia, sabe-se lá quando!

    Bom seria se a gente pudesse tapar os ouvidos para essas barbaridades e só ter contato com quem pensa e se preocupa como a gente né, tipo as mamães que aderiram a essa BC, hehehe

    Beijocas
    e um lindo dia (com muitas comidinhas saudáveis) pra vcs!!
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh minha querida! É isso mesmo devíamos realmente tapar os ouvidos.
      Também muito bom te conhecer, viu!
      Volte sempre!
      Bjos!!

      Excluir
  6. Como está lindo e forte o Heitor!!!
    Uma criança saudável é uma criança feliz. Evita gastos com remédios desnecessários se tem boa alimentação em casa.
    Aguardo sua visita no meu blog.
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você!!
      Obrigada pele carinho!
      Pode deixar que vou sim!
      Bjos!

      Excluir
  7. Boas dicas!Algumas tbm uso aqui em casa com o meu filho!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi querida, mais uma vez passando aqui pra dizer um muito obrigada por sua participação em nossa BC sobre alimentação infantil. Sua contribuição foi muito válida, você nos ensinou muito com o seu post. E por ver tantas mamães engajadas em prol de uma alimentação mais saudável, senti ainda mais vontade de melhorar aqui em casa, me senti motivada!
    Gostaria de te convidar pra participar da nossa próxima BC, chamada "Mamãe tá de olho no consumismo". Será em março, no dia 24. Tem ainda bastante tempo pra pensar sobre o assunto e planejar o que escrever. Não deixe de participar, mais um assunto polêmico mas muito importante na educação dos nossos filhos! Conto contigo na próxima vez também!
    Um beijo!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Claro que vou participar!
      Assunto polêmico né!
      Vamo que vamo! rs
      bjos

      Excluir
  9. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta. Seu texto é muito bom, realista e com boas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anabela!
      Sempre juntas!
      Bjos e volte sempre!!

      Excluir
  10. Que boas dicas. A frase para preocuparnos com a qualidade e não quantidade é ótima.
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase uso muito aqui em casa!
      Obrigada pelo carinho!
      Bjos:-)

      Excluir
  11. Oi Taty, ótimas dicas e reflexão é muito importante cuidarmos dos hábitos alimentares pra que nossos filhos façam as melhores escolhas quando crescerem.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...