Consumismo Infantil - É um problema de todos! Como lidar?

Olá Pessoal ! Tudo bem? Espero que sim!

Bem, hoje vamos falar de um assunto muito importante na vida de nós pais, que é o consumismo infantil, chegando próximo ao natal, e nossos filhos pedindo os mais variados brinquedos. E aí temos que dá tudo tudo o que eles pedem? Qual é o limite para o consumismo? Como lidar com um mundo consumista, onde ter é melhor que ser?

Nos dias de hoje, o que mais vemos são crianças sempre buscando bens de consumo rápido e se cansam muito cedo do que conseguem, sempre querendo mais, sem nenhum zelo pelo bem adquirido.

Consumismo é o ato de consumir sem consciência. Esse tipo de atitude  está relacionado a consumir uma quantidade excessiva de produtos e/ou consumir produtos desnecessários.

Ninguém nasce consumista. Nenhuma criança nasce consumista. O consumismo é um hábito que está incorporando nas pessoas e assim passadas para as crianças, sendo assim, tornou-se uma das característica cultural mais marcantes da sociedade. E por isso devemos dar um pouco mais de atenção a esse comportamento.  Não importa a faixa etária, a classe social, religião ou cultura... Todos estão influenciados pela mídia a consumir de maneira inconsciente e inconsequente, as crianças que são mais vulneráveis, sofrem cada dia mais com o impacto consumista.

O natal se aproximando e é nítido o aumento das propagandas apelativas  para conquistar as crianças. Para as empresas as crianças antes de tudo é um consumidor em formação, que tem grande influencia de escolha no momento da compra. Então a criança influencia os pais que acabam cedendo, e muitas vezes compra o que foi pedido sem se importar com absolutamente nada. Claro que as empresas cada minuto investem em marketing agressivo e apelativo voltadas para as nossas crianças, para aumentar as vendas diretas e a fidelidade precoce de marcas e produtos.

Os brinquedos atuais estão com tecnologias avançadas: brinquedos que andam, movem, falam...tudo  sozinhos.  E a criança precisa fazer o que??? Nada!

O ideal é que nós pais criemos momentos, brinquedos e brincadeiras que as crianças valorizem o que é construído por elas mesmos e pelo os outros, com a intenção de mostrar que brinquedos feitos manuais podem ser também interessantes e legais como os feitos pelas indústrias . Exemplos os brinquedos feitos da reciclagem, que são super barato, ajuda o meio ambiente e ainda proporciona interação entre pais e filhos, unindo ainda mais a família. Sendo assim a criança cria um sentimento de valor afetivo pelo o brinquedo, pois foi criado com muito carinho, junto com os pais, é algo único, feito por ele mesmo. Então a criança aprende a valorizar o brinquedo que tem.

Vivemos em um mundo onde possuir é parte de nossas escolhas. Porém cabe a nós pais, repensar sobre a nossa forma de agir perante aos apelos consumistas de nossos filhos.  Vale a pensar e ponderar  para depois orientar os filhos que a felicidade ou caráter de uma pessoas não está na quantidade de objetos que ela tem  e sim no afeto que cada objeto ganho ou conquistado pode representar.

O papel da família é educar as crianças para um consumo consciente, que possibilita a elas no futuro serem adultos felizes desejando apenas o que realmente é necessário e não o que a sociedade impõe que é preciso ter.

A minha dica é, faça algo diferente com seu filho ou com ele, como: um papagaio, um robô de sucata, carrinhos com garrafa pet, bonecas de retalho...Enfim faça algo que estimule a capacidade de pensar e contribuir, para que ele tenha qualidade de vida não apenas como um conceito a ser seguido, mas uma prática a ser vivida. Algo que ele realmente faça parte!

E vocês o que acham? Como lidam com o consumismo infantil?

Até mais! 

18 comentários:

  1. Complicado né amiga, chega uma data comemorativa e as crianças já querem ir no shopping!!! Apoio sua dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante Thaty não é dar o brinquedo que se pede, mas sim estimular a outros brinquedos, brincadeiras que eles deem valor pois foram feitos por eles mesmos!
      Obrigada pela visita e pelo carinho!
      Volte sempre! Bjos!

      Excluir
  2. Oi amiga .. ótimo post!

    Também penso assim. Não dou tudo o que a Luma pede não. Negocio com ela ..e tb sempre faço uma reciclagem dos brinquedos que ela deixou de lado para doar para outras crianças . .tb tem brinquedos que a criança realmente não precisa fazer nada .. hehe .. eu prefiro os que estimula e deixa a criança agir e gastar energia e raciocínio ...

    Beijos ... Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso aí Roberta, isso sim é importante,ter aquilo que realmente precisamos, que seja útil! Continue assim! Obrigada pela visita e pelo carinho!
      Volte sempre! Bjos!

      Excluir
  3. São imitações dos pais esse consumismo na crianças as vezes
    Amei as dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Leteia, mas acho que a midia interfere muito! Obrigada pela visita e pelo carinho!
      Volte sempre! Bjos!

      Excluir
  4. Algo que fiz e deu certo... é que a Lara vê bem pouca tv..... apenas ligo no horário dos desenhos que ela gosta, como Peppa, depois desligo. Daí ela não vê propagandas.... a Lara não pede nada, quem segue minhas postagens até riu no dia em que ela pediu um balão rosa no shopping.... o papai rodou e não achou. Depois, descobrimos que era uma loja distribuindo bexigas..... Inocência que tentamos preservar. Faço brinquedos de sucata e recicláveis, não compro. Até porquê ganhamos muitas coisas de parceiros e de tios e avós. Penso estar fazendo certo. Vamos ver no futuro. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, ótima dica, aqui também tento evitar, o que me ajuda é que ele não gosta muito de tv, ele é muito agitado, não tem paciência para tv. Conheço seu trabalho no blog e a forma como cria a lara e admiro muito! Parabéns! Obrigada pela visita e pelo carinho!Volte sempre! Bjos!

      Excluir
  5. As crianças desde cedo já são consumistas, gostei da sua dica, bem legal, muitas vezes uma brincadeira com os pais tem mais valor do que um brinquedo caro.
    Beiojos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, presente não substitui presença!
      Obrigada pela visita e pelo carinho!
      Volte sempre! Bjos!

      Excluir
  6. As crianças desde cedo são consumistas hein, gostei da sua dica, muitas vezes uma brincadeira com os pais tem mais valor do que um brinquedo caro.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É complicado mesmo. Cá pra nós temos uma porcentagem de culpa nisso nós mesmo estimulamos sem querer a comprar.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Muito complicado, Lohany ainda é muito pequena e não costuma pedir as coisas, mas tenho medo dessa influência que a mídia tem sobre os pequenos. Acho que cada mãe tem que saber lidar com essa situação, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Aqui por incrível que pareça, marido é o consumista.
    Minha filha é super tranquila nesse aspecto, laro que ela gosta de ganhar e pede as coisas, mas já sabe desde pequenininha que tudo tem sua hora. Aqui também não tenho data para presentear, fora aniversário. Se posso dou, se não posso fica pra uma outra vez.
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia as crianças são muitos espertas e sempre querem o que ver e cabe a nós mesmo dar um freio nisso tudo, não sou a favor de dar tudo que ver pela frente ou tudo o que quer.


    Bjinhos
    http://mamaenathan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Temos mesmo que aprender a lidar com isso, pois não é fácil, propagandas só de brinquedos, o consumismo toma conta até da gente quem dirá dos pequenos! beijos

    ResponderExcluir
  12. verdade amiga temos que fazer
    a nossa parte como pai fazer um brinquedo reciclável
    brincar com nossos pequenos
    brincadeiras educativas
    amei o texto bjs
    Feliz 2014
    beijokas♥
    Sendo a Mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  13. Temos que conscientizar nossos filhos
    Não tem como dar tudo na hora que quer
    Ótimo post
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...