Faça Você Mesmo: Vídeo de Gestação Stop Motion

Olá amigas (os)! Como vão vocês? Espero que bem!


Hoje venho com uma grande ideia para as mamães gestantes. Que tal as gestantes, principalmente as que estão no comecinho da gravidez, fazer um vídeo stop motion para relembrar a sua gravidez por toda sua vida! Claro que a ideia serve para as futuras gestantes, que ainda não estão grávidas, mas pensam em ser um dia.

Para quem não sabe stop motion é a técnica de fazer filmes, através de fotografias, e tem recebido, nos últimos tempos, adeptas especiais: mamães gestantes, que querem acompanhar o crescimento da barriga em toda a gestação.

O stop motion nada mais é do que colocar várias fotos em sequência, criando um filminho que transmite ilusão de movimento. Não entendeu? Veja um exemplo lindo desse trabalho: Um casal que a gravidez foi transformada em um stop-motion muito criativo, que acompanha o processo desde o primeiro teste até a chegada em casa com o bebê.


Para as mamães que está no comecinho da gestação, este é o momento certo para captar as imagens e fazer o seu filme completo. Porém, se não está, não há problema, assim mesmo dá para fazer um vídeo bem legal. E não desanime: é super fácil!

Você vai precisar de:
- Uma máquina fotográfica
- Um tripé, para mantê-la firme, na mesma altura e posição
- Uma grávida bem disposta
- Boa luz
- Um pouquinho de paciência (mas, isso a própria gestação vai ensiná-la a ter)

O processo:
Será necessário registrar a progressão da sua gravidez, semana a semana. O número de fotos que você precisa tirar depende da velocidade e do nível de detalhamento que você deseja para o seu filme. Vale ressaltar que, a partir de 4 fotografias exibidas por segundo, o resultado já fica bem bacana. Mas, nada impede que você produza o dobro ou o triplo, se quiser.

Algumas dicas:
Para um resultado legal e criativo, é preciso imaginar a animação, antes de começar a fotografar, bem como decidir alguns detalhes. A música de fundo será lenta ou mais divertida? Se querem familiares e marido participe do vídeo ( todos devem estar vestidos de forma idêntica, mesmo em dias diferentes).

O ideal é que a gestante procure manter, sempre, a mesma posição, e, de preferência, usar a mesma roupa e cabelo. Tente repetir sua maquiagem e acessórios, assim o efeito fica ainda mais divertido. Usar uma calça ou camiseta coloridos também ajuda a dar vida ao trabalho.

A luz é item essencial em projetos de vídeo. Para criar imagens harmônicas, com tom e cores semelhantes, fotografe sempre na mesma hora do dia e no mesmo lugar da casa.

Se quiser fazer brincadeiras, como mostrar o marido ou filhos beijando a sua barriga, por exemplo, ou mostrando uma plaquetinha com o nome e o sexo do bebê, faça uma sequência de fotos no mesmo dia e com a mesma luz. Para ficar um efeito bonito, tire ao menos 12 fotos para compor cada sequência de ação especial.

Se quer o futuro papai interagindo com a barriga, à medida que ela cresce, exige boa vontade do ator coadjuvante, que precisa estar disponível para as fotografias em dias diferentes. Deixe a montagem dessa cena mais para o final da gestação, em torno dos 6 ou 7 meses, quando a barriga estar crescendo a todo vapor. 

Montagem:
Existem duas opções para você editar seu vídeo. Se tecnologia não é o seu forte, você pode levar o material captado para uma produtora que faça a montagem por você. Esses profissionais podem incrementar a produção com músicas, tratar as imagens e inserir outras firulas.

A outra opção e você editar e fazer o vídeo em casa, não gasta nada, basta ter criatividade e tempo. Tem vários programas para fazer esse vídeo, use o que mais se identificar. E programa mais fácil de usar, pois é simples de editar, é o Windows Movie Maker, já vem no Windows XP.
Para ver o passo a passo de edição no programa Windows Movie Maker clique AQUI.

Eu sou apaixonada por vídeos assim, além de criativos ficam lindos, se tiver outro filho quero fazer.

Espero que gostem!

Até mais!


16 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk .... muito divertido! Eu fiz eu mesma meu bllok de gestante.... ,as não pensei em fazer vídeos..... bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. parabéeeeens pelo post amada, muito bem elaborado. eu adoro ver esses vídeos, são muito legais! e também adoro ver gestantes, acho um momento tão especial, merece ser muito bem registrado sempre.
    www.piquedemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que tudo, amei!
    Fica lindo o resultado.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. que legal, pena que a gravidez ja passou kkk

    ResponderExcluir
  5. Que legal, quando estava grávida cheguei de ver e mostrei pro maridón, mas como minha gravidez foi de risco não tive tanto pique e acabei deixando de lado, mas quem sabe na próxima não dá certo. Bjos

    Tatiane Freitas - Prioridade de Mãe

    ResponderExcluir
  6. que bacana sou apaixonada por esse vídeos
    amei a dica amiga
    linda noite
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. que legal !! Ameii vou começar a fazer o meu hoje se não, não da tempo! hehehe
    ameiii!

    ResponderExcluir
  8. Que super legal, eu adorei. Super montagem, e lindas fotos. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  9. Ja havia visto esse video, mas depois da gravidez! Kkkkkkkkk Achei a idéia incrivel!
    Se eu tiver outro filho vou fazer um stop motion tbm! rsrsrs

    Beijos

    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...