Ideias de brincadeiras ao ar livre para as crianças

Olá Pessoal! 
Tudo bem? Espero que estejam bem e felizes! 

Brincar é muito importante para o desenvolvimento das crianças. É através de brincadeiras que elas aprendem a socializar, adquirem conhecimento e gastam energia. Em tempos de tablets e joguinhos de videogame, recheados de atividades interativas, e canais de TV a cabo voltados exclusivamente para o público infantil, é importante que os pais fiquem atentos e também criem atividades recreativas para ascrianças que não sejam apenas intermediadas por uma telinha.

Há várias brincadeiras que, há muitas gerações, divertem a meninada, muitas delas pensadas para serem desenvolvidas ao ar livre, como em praças, jardins ou parques. Confira algumas dessas atividades, que vão fazer do seu filho uma criança ainda mais feliz.

Uma brincadeira que sempre faz sucesso é o Pique-esconde ou Esconde-esconde. Quanto mais gente estiver brincando, melhor, mas a atividade também funciona com um grupo pequeno. Uma pessoa é escolhida para contar até 30, com os olhos fechados, enquanto as outras buscam um esconderijo. O objetivo do grupo é conseguir chegar até o local da contagem, enquanto o que contou deve tentar encontrar e pegá-los. Aquele que for pego primeiro vai contar e procurar os amiguinhos, da próxima vez.

Outra atividade divertida é o Telefone Sem Fio. As crianças ficam sentadas lado a lado, a primeira delas cochila uma frase no ouvido da outra, que vai repassar a mensagem até chegar a última da fila. Ao final, a frase ganha novo significado e a risada é garantida. Depois, a primeira da fila muda de lugar e se coloca ao lado da última, para que outra criança crie uma nova frase.
Uma brincadeira parecida é o Passa o Anel. Uma das crianças é escolhida para passar o anel, enquanto as outras ficam sentadas em círculo, com as mãos juntas, em formato de concha. Em um determinado momento, a criança que está passando o anel deixa escorregá-lo para a mão de uma delas, sem que o grupo perceba, e escolhe alguém do grupo para adivinhar onde o objeto está. Se ela adivinhar, será sua vez de passar o anel. Se errar, será eliminada da brincadeira.

Um jogo que há muito tempo entretém crianças de diversas gerações é a amarelinha. Com um giz de cera, desenha-se um caminho de quadrados, numerados de um a dez e, no alto, o céu, em formato oval. Algumas das casas são duplas, como as de número 2 e 3, ou 5 e 6, por exemplo. Após jogar uma pedrinha na primeira casa, a criança vai pulando com um pé só, até chegar ao céu. Nas casas duplas, ela pula com os dois pés. Ao retornar ao ponto onde a pedrinha está, deve pegá-la e jogar no próximo quadrado, sem cair, nem pisar na linha.
Entre as brincadeiras ao ar livre que desenvolvem e, ao mesmo tempo, divertem as crianças, uma das mais fascinantes é a ciranda, em que são entoadas as tradicionais cantigas de roda. Os participantes dão as mãos fazendo um círculo e cantam juntos melodias como “Escravos de Jó”, “Rosa juvenil”, “Sapo Cururu", “O cravo e a rosa”, “Ciranda-Cirandinha e Atirei o pau no gato”, entre outras. Essa atividade é excelente para a memória e o desenvolvimento cognitivo da criança.

Através dessas e de outras atividades infantis, as crianças aprendem a socializar, a lidar com seus limites físicos e emocionais, ganham mais confiança em si mesmas e desenvolvem sua imaginação. São brincadeiras que exercem um papel fundamental na construção de pessoas mais equilibradas e felizes e que, felizmente, tem sido preservadas, apesar de tanta outros estímulos na infância.

Conta para a gente, quais são as brincadeiras preferidas dos seus filhos?

** TEXTO PRODUZIDO PELA PARCERIA OMO

Até mais!

18 comentários:

  1. Quando vamos para casa da vovó, riscamos o chão e brincamos de amarelinha.
    Mas verdade é que os joguinhos na internet, celular e tablet, são hipnóticos.
    Eu brinquei muito de esconde-esconde, na rua com amigos, hoje é tudo mais complicado, com a insegurança que nos cerca.
    Um dia bençoado

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, adorei saber um pouquinho mais da rotina das amigas ao sair de casa a maioria como eu sempre usava pouca ou quase nada de make. Mas é muito bom aprender alguns truques e ficar sempre linda. Obrigada por comentar meu post como colaboradora no Blog Diário de uma Princesa da querida Roberta.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  3. Adorei Tatty, me deu uma nostalgia imensa!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre brinco com meus filhos de amarelinha, e passe anel
    adorei as dicas e as brincadeiras
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu e meus filhos adoramos todas
    Adorei o psot
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Legal amiga
    Eu na infância brinquei de todos
    Aqui a Luma gosta de correr rss
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Brinquei muito de todas.
    Passa o anel eu adorava, uma ótima lembrança.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. amiga amei as dicas de brincadeiras
    ao ar livre
    Isa ama esconde esconde
    linda noite
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. aqui em casa o esconde esconde ganha....bjs

    ResponderExcluir
  10. esconde esconde e pega pega,as crianças adoram aqui em casa...bjs

    ResponderExcluir
  11. adorei cada brincadeira, porem nao brincamos muito fora, caros onibus passa na frente e morro de medo.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Brincadeiras simples que lembram nossa infância! Adorei e vou ensina-las ao meu Davizinho!!!

    Beijos

    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que super lembranças. Como adorava brincar de passo o anel, e pular corda. O Isaacf gosta de esconde esconde. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  14. Brincar sempre é uma delícia e mt importante, super dicas, bjs

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...