Período Fértil. Aumentando a chance de engravidar.

Olá Pessoal! Tudo bem? Espero que sim!

Hoje trago um post todo especial para as mulheres que querem engravidar. É isso mesmo! Algumas dicas para as queridas tentantes, que eu tenho certeza que logo o sonho de cada uma vai se tornar realidade.
E para isso devemos entender e compreender sobre os famosos dias férteis.

Antes de sabermos quando acontece o período fértil,primeiro devemos saber exatamente o que o significa esse período. O período fértil é o momento em que a mulher está mais propensa a engravidar, uma vez que ocorre o que os médicos chamam de ovulação — quando o ovário libera um ou mais óvulos para serem fecundados. No ciclo, que começa no primeiro dia da menstruação e vai até o primeiro dia da seguinte, o período fértil ocorre na metade do processo.

Não existe uma fórmula para todas as mulheres, pois cada corpo trabalha de uma forma e o ciclo menstrual e dia da ovulação varia bastante. Mesmo considerando essas variações ainda sim é possível identificar o período em que você irá ovular e, assim, aumentar as suas chances de conceber um bebê.

E para ajudar as tentantes montei um checklist de passos para aumentar as chances de engravidar. Se quiser imprima e coloque em um lugar de destaque para não se esquecer de nenhum passo.
1º- Identificar seu ciclo menstrual:
A primeira etapa é identificar quantos dias dura o seu ciclo menstrual. Ele se inicia no primeiro dia da sua menstruação e dura até o início da próxima menstruação (Se você menstruou no dia 01 e voltou a menstruar 29 dias depois (dia 30) então seu ciclo é de 28 dias, ou seja, o intervalo entre o início da menstruação até 1 dia antes da próxima menstruação). Na grande maioria das mulheres o ciclo dura entre 26 e 32 dias, porém em outras o ciclo pode ser irregular ou durar um pouco mais ou menos dias.

2º- Identificar o dia provável da ovulação – período fértil:
Existem 2 formas eficazes de identificar o período fértil:

Através dos dias do ciclo: A ovulação geralmente ocorre 2 semanas antes do término do ciclo, ou seja, após identificar quantos dias dura seu ciclo menstrual você consegue identificar o dia provável da menstruação que seria 14 dias antes.
Para um ciclo de 28 dias (28-14 =14) a mulher do exemplo irá ovular 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Essa forma é válida somente para quem possui ciclo regular.
Hoje em dia existem várias calculadoras on line para saber o dia certo da ovulação, sendo assim mais rápido e confiável, para isso terá que saber de quantos dias é seu ciclo menstrual. Para calcular clique AQUI, AQUI, AQUI. (Pode escolher!)

Através do muco vaginal: Durante o período fértil o corpo feminino se prepara para a fecundação de muitas formas, porém uma delas é de fácil identificação. Como a ovulação dura cerca de 24 horas é importante que o esperma consiga esperar por esse momento já no corpo da mulher. Para isso a mulher produz um muco transparente e pegajoso (similar à clara de ovo) que, além de manter o espermatozoide vivo de 3 à 7 dias, ele também facilita a movimentação deles dentro do útero até as trompas, pois é escorregadio. Ao identificar que o muco vaginal está com o aspecto de clara de ovo, você estará em seu período fértil. Esse método é válido para todas as mulheres.

3º-  Namore muito e nos dias certos: 
Agora que você já sabe identificar de 2 formas se está no período fértil, então é hora de namorar! Como a ovulação nem sempre acontece no dia “programado”, porém o muco vaginal ajuda bastante deixando os espermatozoides vivos por alguns dias após o sexo, a ordem é começar a praticar 5 dias antes de ovular (ou quando o muco vaginal começar a ficar com aspecto de clara de ovo) e continuar fazendo sexo por uns 3 dias depois. 
As chances de engravidar aumentam ainda mais praticando sexo na véspera da ovulação, chegando a 30% de chance, e cai para pouco mais de 10% no dia da ovulação.
Se você tem ciclo irregular ou tem alguma dificuldade para engravidar, a melhor forma de identificar uma ovulação é pelo muco e a dica é praticar mais sexo durante todo o ciclo para aumentar as chances de uma gestação.

4º- Controle a ansiedade:

Mesmo conhecendo seu corpo, seu ciclo, ou até mesmo utilizando remédios que estimulem a ovulação, a ansiedade ainda é um dos anticoncepcionais mais eficientes. A ansiedade pode, inclusive, fazer com que a mulher não ovule. Tenha consciência de que as chances de engravidar são cerca de 20% ao mês. Então tenha calma e saiba que no momento certo tudo vai acontecer. Se necessário procure ajuda profissional para tratar a sua ansiedade.

Não tome por conta própria nenhum medicamento para estimular a ovulação ou libido, eles podem ser prejudiciais e só podem ser administrados por um médico e com acompanhamento.

Logo quando quis engravidar, eu e meu marido planejamos tudo, seguimos a risca esses passos e deu super certo no mês seguinte já estava grávida! Então posso garantir que dá certinho! Claro que existem outros fatores que podem atrapalhar,mas tenha fé que no final tudo vai dar certo!

Até mais!

13 comentários:

  1. É até engraçado o que fazemos para engravidar,kkkk eu para engravidar do meu primeiro filho,quando terminava de namorar colocava as pernas pra cima, meu marido ria de mim.... muito bom o post..bjs

    ResponderExcluir
  2. já passei por tudo isso. amiga
    tinha que fazer outras coisas pra mudar o foco

    amei a postagem
    linda tarde
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Que ótimas dicas!!!

    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ótimas dicas!
    bju
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem para as tentandes de plantão. Bem explicadinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótimo amiga a tabela
    Eu quando queria engravidar acompanhei todo o meu cilclo
    E deu certo
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Adorei. Super importante e informativo este post. Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo post, muito bem explicado!!

    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. otimas dicas
    bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Super dica!!
    Tentantes de plantão fiquem atentas, bjss

    ResponderExcluir
  11. Adorei Tatty, bem explicativo!
    Beijos

    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post, excelente explicação!

    www.forummodel.com.br

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...