10 Passos para ter uma alimentação saudável

Olá Pessoal!Como vão vocês? Espero que bem! 

Hoje é segunda, dia de começar uma vida saudável,mas só pela beleza, mas sim pela questão da saúde. Então teremos mais um post do Projeto Mamãe Saudável,que não é só para as mamães e sim para todas as pessoas que precisam e querem ter uma vida melhor,com qualidade de vida.
Então fiz 10 passos para  te ajudar a promover uma alimentação mais saudável, para que assim você possa escolher  os passos que podem trazer melhores benefícios, variedade e mudança de qualidade em sua alimentação.
1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.
2. Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia. 
Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde!
3. Reduza o consumo de sal. 
Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor. 
4. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.
5. Faça pelo menos 4 refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e os lanches! Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas.
6. Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis – veja se seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está entre 18,5 a 24,9kg/m2. O IMC mostra se seu peso está adequado para a sua altura.
7. Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos, e biscoitos. Prefira os cereais integrais. 
8. Aprecie sua refeição e coma devagar. Faça de sua refeição um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos de muito prazer! 
9. Beba água!  Muita água! 60% do nosso corpo é formado por água! Portanto, beba em média 2 litros de água (6-8 copos) por dia. Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes. 1ml de álcool fornece 7kcal!! Prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada.
10. Seja ativo! Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, jogue bola, dance, enfim, mexa-se!! 


Atenção:

- Comece com os passos que você avalia que são mais fáceis de adotar no seu hábito alimentar e de sua família. Procure segui-lo todos os dias. 
- O hábito se adquire com repetição, continuidade e persistência, também é uma questão de tempo. 
- Quando sentir que o passo já faz parte da sua rotina, siga para o próximo passo. 
- A alimentação saudável pode e deve ser gostosa. Consulte receitas para facilitar o consumo dos alimentos que vão fazer parte dos seus novos hábitos.

Então bora ser SAUDÁVEL

Até mais!

16 comentários:

  1. Oi Tatty, dicas ótimas e fundamentais. Vou color essa lista na minha mesa de trabalho e na minha geladeira. kkk
    Uma ótima semana pra vocês
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Sempre falo isso: não dou a mínima para ser bonita, magra, essa ou aquela roupa e sapato. cabelo assim e assado. Prefiro mil vezes ser e estar saudável. Só o que imposta para mim. Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas .. e praticamente faço todas elas,o Gui nunca foi muito de comer frango ou bife frito, então a maioria dos acompanhamento são grelhados, cozido, assado.
    Bolachas, pães, torradas são integrais, verduras e legumes sempre ...

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. otimas dicas, aqui eu como de tudo, sempre nos horarios mas as vezes nao á neh?
    bjos

    ResponderExcluir
  5. que dicas valiosas!!! Frutas ajudam em tudo ne verdade?!

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas, vida saudável nos dias de hj é fundamental
    bjs
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post amiga, adorei!
    Bjos enormes..

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou nessa de pensar em uma alimentação mais saudável e já estou sentindo a diferença.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei. Precisando desta lista. Preciso começar a ser mais regrada. Mas já mudei bastante meus hábitos. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post amiga,aqui comemos bastante frutas e verduras..mas ainda tem bastante frituras no cardapio e preciso tirar um pouco..
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Gostei da lista realmente se vamos colocando em prática caminhamos para um vida mais saudável, bjs

    ResponderExcluir
  12. Amiga adorei as dicas e vou usá-las.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Dicas Otimas!
    Pior que ja sabia de todas, minha mãe é Nutricionista, mas acredita que não sigo essas dicas? Falta um pouco de compromisso da minha parte... só assim conseguirei emagrecer!!!


    Beijos
    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...