Mitos e Verdades na Gestação

Olá Pessoal! 
Tudo bem com vocês? Espero que sim! 

Hoje trago um post bem legal e informativos, pois vamos falar dos MITOS & VERDADES durante a gestação, o que tanto escutamos mas nem sempre é verídico. E por isso devemos ficar atentas e nem sempre acreditar em tudo que ouvimos. E só a mulher engravidar que as pessoas ao seu redor começam a lhe dar vários conselhos. Mas será que estes conselhos têm algum fundamento?
Você precisa estar bem atenta, pois alguns são confiáveis e outros são apenas mitos, e isso  pode acabar colocando a sua saúde ou a saúde do seu bebê em risco.

Abaixo você encontrará as frases mais comuns ditas pelos outros durante a época da gravidez, e baseado nos especialistas vamos dizer se é Mito ou Verdade.

As mulheres menstruam durante a gravidez!
Depende: Algumas mulheres podem "menstruar" até o 4º mês, pois até esta data, o útero não está totalmente ocupado pelo saco gestacional e o endométrio livre, pode sangrar na época da provável menstruação devido a variações hormonais ocorridas nesta fase, mesmo durante a gestação. Mas isso é uma exceção à regra. Portanto, se você acha que está grávida e tem sangramento mesmo que na data certa, deverá procurar seu médico para que ele faça uma avaliação e descarte todas as possibilidades de sangramentos patológicos.

Sua barriga está pontuda! Você vai ter um menino!
Mentira: Isso não passa de um desses folclores que resistem por gerações, e ninguém sabe sua origem e nem quando surgiu. O mesmo se aplica quando dizemos que "a barriga fica arredondada ao estar gerando uma menina". A forma da sua barriga condiz apenas com a posição em que o bebê se encontra no útero, e pode se alterar por diversas vezes durante as quarenta semanas de gravidez.

Veja abaixo o que algumas formas da barriga representam:
· Barriga Alta: Seu bebê está sentado ou ainda não "desceu" para se encaixar na região pélvica.
· Barriga Baixa: Seu bebê está com a cabeça para baixo e já se encaixou na pélvis.
· Barriga Pontuda: Seu bebê está mais na parte anterior da sua barriga.
· Barriga Redonda: Seu bebê está de "atravessado" e o abdômen fica mais espalhado.

Se você tomar bastante leite,você vai produzir mais leite materno!
Mentira: São as alterações hormonais provocadas pela gravidez as responsáveis pela produção do leite materno, que começa ainda na gestação. A produção de leite após o nascimento é estimulada pelo próprio bebê, quando ele suga o seio materno. Tomar mais leite com a intenção de aumentar a quantidade de leite materno não adianta nada, mas isto não quer dizer que o leite não seja necessário. Você deve tomar aproximadamente 3 copos de leite por dia, pois ele contem cálcio, um mineral super importante para seu organismo e para a formação do esqueleto do bebê.

Coma bastante vegetais escuros durante a gravidez porque seu bebê precisa muito deles!
Verdade: Os vegetais verde escuros, como a couve, o espinafre e o brócolis, são uma grande fonte de ácido fólico, um nutriente fundamental para o seu bebê, principalmente no primeiro mês, o qual evita defeitos do tubo neural. Além disso, eles são ricos em cálcio, ferro e vitaminas, como a A, a B2, a K e a E. Outras boas fontes de ácido fólico são os grãos (pão de trigo integral, por exemplo), as carnes, a cenoura, o feijão e a lentilha, a gema de ovo, etc. Os defeitos no tubo neural acontecem 25 a 29 dias depois de a mulher engravidar, e algumas das doenças relacionadas a estes defeitos são a anencefalia (falta de cérebro), espinha bífida, meningo-miolocele e encefalocele.

No 4º mês de gravidez você já pode saber o sexo do seu bebê!
Depende: A partir da 17º semana já é possível identificar o sexo do bebê, mas apenas se seu filho estiver numa posição favorável que permita que o órgão genital seja visto na ultra-sonografia. Outro fator decisivo é a qualidade da imagem obtida pelo equipamento. Em muitos casos, o ultra-som 3D é mais eficaz. 

Você estar com anemia é normal!
Depende: No decorrer da gravidez, pode ocorrer a anemia fisiológica, uma ligeira anemia relativa à gravidez, provocada pelo aumento do volume sanguíneo no organismo, que acaba reduzindo a quantidade de glóbulos vermelhos do sangue. Essa anemia surge geralmente após a 20ª semana de gravidez e ocorre com frequência. A que não é comum, e deve ser evitada ou combatida, é a anemia carencial, causada devido ao baixo nível de ferro (mineral importantíssimo na produção das células vermelhas) e carência de ácido fólico, o que acaba gerando uma redução da concentração de hemoglobina no sangue. A Hemoglobina é um tipo de proteína localizada nas células vermelhas, que têm um papel crucial no transporte de oxigênio para os tecidos do corpo.

Se você não comer o que tem vontade, seu bebê nascerá com uma marca parecida com a comida!
Mentira: Ter vontade de comer um alimento é muito normal durante a gravidez, mas isto tem a ver apenas com as necessidades do seu organismo, que pede determinado nutriente na gestação. Se você não satisfizer seu desejo, nada acontecerá com seu bebê. Esse negócio de marca parecida com comida é besteira, mais um daqueles folclores que ninguém sabe quando surgiu. Mas vai aqui um lembrete para o papai: Não custa nada levantar de madrugada para ir a uma banca de frutas e comprar aquele tão desejado morango para a mamãe. Afinal, todo mundo tem que fazer a sua parte e, com certeza, esta será sua grande ação do dia, que vai demonstrar seu grande carinho e afeto por sua companheira e por seu filho. Além disso, não há mamãe que não goste de ser paparicada, não é?

Outras frases, como por exemplo, "Se você fizer tricô seu bebê vai enrolar o umbigo", "Seu bebê vai nascer cabeludo porque você está tendo muita azia", "Seu bebê vai nascer bem grandinho e pesado porque sua barriga está grande demais, ou vice-versa", são pura bobagem e você não deve dar ouvidos.

Se você consumir bebidas alcoólicas não vai prejudicar seu bebê!
Depende: Se você beber socialmente durante a gravidez, não há problema, pois pequenas doses não causam dano algum ao seu filho. O álcool somente passa a oferecer risco ao bebê quando consumido em altas doses. Portanto, se você é daquelas que exagera continuamente, é melhor se conter. As bebidas alcoólicas, quando consumidas excessivamente pela gestante, passam através da placenta pela corrente sanguínea e apesar do álcool já ter sido usado para inibição de trabalho de parto, dependendo da quantidade ingerida e da fase da gravidez, podem provocar um aborto espontâneo, um parto prematuro ou a chamada síndrome alcoólica fetal, que causa alterações no desenvolvimento neurológico do bebê. Além disso, o excesso de álcool pode causar retardo de crescimento intrauterino e diminuição dos movimentos respiratórios fetais; após o nascimento pode fazer com que o bebê apresente irritabilidade e dificuldades para o sono e mais tarde, durante sua infância, podem ocorrer retardo mental e de desenvolvimento, o que causa um baixo aproveitamento escolar e dificuldades para comunicação (fala e escuta). Já na adolescência, podem surgir problemas de atenção, memória e julgamento. Infelizmente não existe tratamento para as crianças que nascem com problemas causados pelo álcool e os defeitos adquiridos são definitivos.

Durante a amamentação, o consumo do álcool é desaconselhável, pois ele passa com enorme facilidade para o leite materno.

Fumar alguns cigarros durante a gravidez não prejudica o bebê!
Mentira: Dizer que não há problema em fumar alguns cigarros é um absurdo. O cigarro, por possuir várias substâncias tóxicas, é altamente prejudicial ao bebê durante a gravidez. Portanto, tão logo a mulher saiba que está grávida, deve imediatamente largá-lo. É importante também, que a gestante não fique próxima a pessoas que estão fumando, pois o mal é o mesmo. Um dos problemas mais sérios causados pelo fumo refere-se à redução do volume dos vasos sanguíneos, o que afeta diretamente o cordão umbilical. Se as artérias e a veia do cordão umbilical tiverem seu diâmetro diminuído, haverá menos sangue, menos oxigênio e menos alimento para o bebê. O cigarro também provoca alterações neurológicas e um aumento do batimento cardíaco no feto, além de fazer com que o bebê tenha problemas respiratórios ao nascer, ou até mesmo, que venha a tê-los no futuro. As mulheres fumantes têm, na maioria dos casos, filhos com baixo peso e maiores riscos de contrações, abortos espontâneos e partos prematuros. Medicamentos para ajudar a deixar de fumar também são contra-indicados.

Coma banana! Isso previne as câimbras!
Depende: O aparecimento de câimbras é resultado da pressão do bebê sobre o sistema circulatório de algumas gestantes e nem sempre pode ser prevenido com o consumo de banana, que é um alimento rico em potássio, mineral cuja falta costuma causar essas contrações, normalmente na barriga da perna. As câimbras também podem ocorrer em razão da carência de cálcio, da falta de exercícios físicos regulares, do excesso de peso, de uma dieta sem sal, entre outros fatores.

Agora que você está grávida, seu desejo sexual vai diminuir!
Depende: Algumas mulheres dizem que seu desejo até aumenta, porque elas não têm mais a preocupação de usar métodos anticoncepcionais para evitar a gravidez. Outras dizem que estão tão felizes com a gravidez, que se sentem com mais vontade de fazer sexo. Entretanto, as alterações físicas que ocorrem na gestação, como por exemplo, o crescimento da barriga e os enjoos, podem gerar em algumas mulheres, desconforto nas relações sexuais. Além disso, o medo de machucar o bebê, cujo qual não tem nenhum fundamento, e a diminuição da autoestima, são outros motivos que provocam a perda do desejo.

Agora que você está grávida, sentirá mais calor que antes!
Verdade: A gestante sente mais calor que uma mulher que não está grávida, principalmente no primeiro e no último trimestre da gravidez. O aumento da temperatura se dá em razão do aumento de progesterona no organismo, um hormônio que interfere na sua temperatura corporal. Infelizmente isso não pode ser evitado, mas você pode amenizar esta sensação, bebendo muita água e usando roupas leves.

Se você tomar menos água na gravidez, não irá tanto ao banheiro!
Mentira: A vontade de fazer xixi nada tem a ver com a quantidade de água que você bebe e deve ser encarada como uma alteração fisiológica natural e passageira. As frequentes idas ao banheiro são provocadas pela compressão que o útero exerce sobre sua bexiga, que tem a capacidade de contenção diminuída. Tomar bastante água durante a gravidez é muito importante, pois dessa maneira você diminui os riscos de infecção urinária, elimina as toxinas, regula a sua temperatura corporal, o funcionamento do seu intestino, o transporte de nutrientes e a lubrificação das suas células e tecidos, entre outras funções. A vontade exagerada de urinar torna-se um problema quando é provocada por uma infecção nas vias urinárias, um mal frequente durante a gestação, e você deve ficar atenta aos seguintes e principais sintomas: Ardência no momento da micção, alteração na urina (quando ela fica mais escura e com cheiro forte) e eventual febre.

Tingir os cabelos não faz mal nenhum ao seu bebê!
Mentira: Todas as tinturas têm sempre um pouco de amônia, uma substância contra-indicada, especialmente nos três primeiros meses de gestação, uma vez que ela entra na corrente sanguínea através do couro cabeludo. Depois desse período, como não se sabe ao certo se os produtos químicos para tingir e descolorir os cabelos são prejudiciais ao bebê, é recomendável que você não use. O ideal é procurar soluções alternativas, como a hena, que é comprovadamente segura.

Virão quantos mitos que achavam que era verdade! Por isso que sempre digo informação é fundamental e essencial, principalmente quando estamos grávidas e precisando de orientação verdadeiras! 

Espero que tenham gostado e orientando um pouquinho as futuras mamães!
Até mais!!!

19 comentários:

  1. Adorei Taty, minha barriga era arredondada e todos diziam que era uma menina por causa disso mentira mesmo nasceu meu lindo Rafael, descobri o sexo dele com 13 semanas, acho que quando menino é mais rápido para descobrir o sexo do bebê independete da posição, isso foi o próprio medico quem me disse, e pode até ser coincidência mas das minhas amigas que fazem varias vezes a ultrassom e não consegue descobrir o sexo do bebê geralmente é menina... e nem me fale do calor meu Deus ... rsr bjss
    http://www.maeapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  2. Quando estava grávida do meu primeiro filho,minha sogra dizia que usar chave no bolso podia fazer a criança nascer com sinal no corpo,no mesmo formato da chave ,são mitos que se criaram bem antigos.Muito bom seu post.

    http://www.donadecasatambemsearruma.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/
    http://literalmentelivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem!
    Aqui minha barriga era super redonda e depois baixa.
    Sobre produzir leite me falavam de comer rapadura, eu nunca acreditei muito.

    beijos
    www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu ri com essa do leite kkkkkkkkk Más tem muita gente que acredita mesmo. Post maravilhoso!!!
    Beijosss!

    Blog: Caio, o melhor presente

    ResponderExcluir
  5. adorava ver essas coisas quando gravidas das meninas, me tirava muita duvida
    adorei

    ResponderExcluir
  6. Ah que legal.... adoro essas coisas de verdade-mentira, mitos e superstições. Minha barriga foi redondinha, uma bola mesmo. E tive a Lara. Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  7. Como tem coisas que são bobagens né/!
    Adorei o post
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. amiga ouvia tanta coisa
    que era engraçado viu
    tava lendo e rindo
    linda noite
    Nanda
    beijokas

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. Ouvi quase todas dessas coisas algumas até acreditei sabe porque todo mundo diz, rs!
    Adorei o post e estou seguindo seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bom amiga tem muita coisa aí que concordo kkkkk.
    Bju

    ResponderExcluir
  11. As pessoas mais antigas são cheias de crendices,né?
    Algumas até já comprovadas que funcionam,mas outras apenas fazem parte do nosso folclore!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post .. e me diverti lembrando das coisas que escutava ... eu nunca tive azia e meu filho nasceu muuuito cabeludo rs

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ouvi muitas dessas coisas, mas quem não se rendeu ao mito dos desejos de querer comer e ainda dizer q se não comesse o bebê nasceria com a cara do desejo kkkk bjs

    ResponderExcluir
  14. Dicas ótimas
    Eu comia tanta banana e tive câimbra rss
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Ótima postagem,escutei tantos desses mitos na gravidez..rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, é cada coisa que a gente escuta !kkkkk
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. O pior é quando a criança nasce e vai dar o primeiro banho e a sogra diz pra ñ jogar a água da banheira fora rápido pra ñ assustar o bebê.kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Você precisa de ajuda para engravidar? Entre em contato com o Dr. Egbe soletre templo neste e-mail (dregbedcaster@gmail.com) Eu sou Stacy Maria dos EUA, tenho tentado por 10 anos engravidar e precisava de ajuda! Eu fui aos médicos, mas ainda não tenho nada. O médico disse que eu e meu marido estão bem, eu não sei aonde mudar. Até um dia meu amigo Amanda me apresentar a este grande conjurador de feitiços que a ajudou a recuperar seu marido perdido de volta com o feitiço de amor e também a engravidou, então eu decidi entrar em contato com este feiticeiro Dr. Egbe em seu e-mail (dregbedcaster @ gmail. Com) depois da interação com ele, ele me instruiu sobre o que fazer, depois disso eu fiz sexo com o homem que mais amo neste mundo, dentro dos próximos meses eu fui para um check-up e meu médico confirmou que eu estou 2 semanas grávida tão feliz !!!!! Se você também precisa de ajuda para engravidar ou precisa do seu ex-volta, entre em contato com seu endereço de e-mail: (dregbedcaster@gmail.com) ele fez isso por mim e ele também pode resolver seu problema também ou ligue para ele número e o que é para ele +2348077620669

    1. HIV / AIDS
    2. HERPES 1/2
    3. CANCRO
    4. ALS (doença de Lou Gehrig)
    5. Herpatite B
    6. Pancreatite crônica
    7.Emphysema
    8.COPD (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)
    9.asma
    10. Glaucoma de ângulo fechado
    11.Diabates
    12.PANCREATITIS CHONÔMICA 13 .HSV-1 ou HSV-2
    13, gravidez

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...