Como prevenir acidentes domésticos com crianças

Olá Pessoal!
Tudo joinha? Espero que sim!

Hoje vamos abordar um assunto muito sério, que são os acidentes domésticos. Vejam várias dicas de como evitar esses acidentes. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes domésticos ainda são a principal causa de mortes de crianças de até 9 anos no país. Por ano, são registradas cerca de cinco mil mortes infantis e outras 110 mil hospitalizações envolvendo alguma forma de lesão não intencional, como quedas, queimaduras ou intoxicações. Por isso, adotar atitudes preventivas é a melhor maneira de reduzir o risco de acidentes domésticos com crianças. Veja a seguir algumas dicas:

Brinquedos seguros – Brincar é uma atividade fundamental na fase de formação do caráter social e psicológico da criança. Os jogos e brincadeiras infantis permitem que os pequenos desenvolvam experiências próprias sobre a realidade e a cultura à qual pertencem, aperfeiçoando a coordenação motora, a autonomia, a memória e o raciocínio. No entanto, tão importante quanto o ato de brincar, é garantir a segurança das crianças ao presenteá-los com certos brinquedos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de lesões não intencionais envolvendo crianças podem ser evitados com medidas preventivas adequadas. Acidentes envolvendo quedas ainda são a maior causa de hospitalização infantil. Por isso, ao sair para uma aventura de skate, patinete, patins ou bicicleta, o uso do capacete é fundamental para proteger a criança contra qualquer tipo de lesão na cabeça. Essa medida de segurança pode reduzir em até 85% o risco de traumatismo craniano, mas, lembre-se é importante escolher o acessório no tamanho correto e com o selo de aprovação do Inmetro.

Além disso, é recomendável inspecionar os brinquedos regularmente, para identificar possíveis riscos de danos durante a brincadeira. Alguns itens podem ser consertados, mas jogue fora  àqueles que oferecerem risco à criança. Na hora da compra, fique atento à certificação do Inmetro e a recomendação de faixa etária para evitar acidentes desnecessários como, por exemplo, o risco de engasgo com peças e acessórios que possam ser engolidos com facilidade. E, muito cuidado com os objetos pontiagudos, cabos e cordas que podem machucar ou causar estrangulamento. Ao terminar a brincadeira, incentive a criança a guardar seus pertences, visto que objetos espalhados pelo chão podem fazer com que ela tropece facilmente e sofra fraturas.

Segurança no lar – Curiosos por natureza, os pequenos costumam não só usar a visão e a audição, como também o tato e o paladar para descobrir o mundo a seu redor. Portanto, é imprescindível adotar algumas medidas para evitar que essa curiosidade não resulte em acidentes. Uma boa ideia é começar pelos armários da casa, e retirar do alcance dos seus filhos objetos cortantes ou pesados, além de medicamentos, venenos e produtos químicos que possam causar intoxicação. Se você tem jardim ou canteiros com plantas, muita atenção às espécies tóxicas, visto que as crianças podem tocá-las e, até mesmo, levá-las à boca.

Já dentro de casa, é necessário ter bastante cuidado com o estado das instalações elétricas. Fios desencapados e fiações antigas devem ser substituídos, o ideal é mantê-los sempre isolados por uma canaleta ou conduíte. Ademais, procure vedar as tomadas com um protetor específico para este fim – também serve esparadrapo ou fita isolante.   

Nunca deixe as crianças sem a supervisão de um adulto na cozinha. Casos de queimadura e escaldamento também respondem por grande parte dos atendimentos de criança em hospitais do SUS. Por isso, mantenha os pequenos sempre longe de panelas ou bebidas quentes e, não se esqueça de travar a tampa do forno e do fogão. Sempre que estiverem na cozinha, muita atenção com as crianças perto do registro de gás e produtos inflamáveis.

Os objetos de decoração e os móveis da casa também precisam ser adaptados para não oferecer nenhum tipo de perigo aos pequenos. Por exemplo, se a sua mobília não tiver cantos arredondados, procure minimizar o problema de laterais pontiagudas utilizando cantoneiras. Opte sempre por móveis mais resistentes, e se possuir uma mesa de vidro aplique um adesivo transparente ao material para evitar estilhaços, caso a peça se quebre.

Com relação às portas da casa, verifique a qualidade das maçanetas e trincos, para que a criança não se tranque dentro de cômodos ou armários. Já no quarto, não coloque brinquedos e pertences da garotada em prateleiras altas, isso pode fazer com que eles se pendurem para alcançá-los. Além disso, dependendo da idade do seu filho, é recomendável ter uma grade de proteção na cama. E, lembre-se, bichos de pelúcia, travesseiro e os acolchoados presos ao berço podem sufocar a criança, por isso, os remova antes de colocar o seu bebê para dormir.

E claro, as janelas e as escadas também precisam de proteção devidas. Telas, grades e travas de segurança são essenciais para qualquer casa ou apartamento com criança. Para mais informações sobre medidas preventivas e primeiros socorros, acesse a cartilha de acidentes domésticos publicada pelo Protege

** TEXTO PRODUZIDO PELA PARCERIA OMO

Até mais!

13 comentários:

  1. Ótimo post, alertar é preciso sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho!
      Obrigada pela visita! Adoramos :-)
      Volte sempre! Bjos

      Excluir
  2. amei as dicas
    Segurança no lar mesmo é o que mais acontece acidentes
    Muita atenção nessas crianças
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois em casa é o local que eles mais ficam, por isso devemos ficar atentas.
      Obrigada pela visita! Adoramos :-)
      Volte sempre! Bjos

      Excluir
  3. é amiga o melhor mesmo é ficar sempre vigilante e sempre guardar
    os produtos tóxicos, pontiagudos entre outros longe das crianças
    otimo post

    Linda noite

    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz muito bem, amiga!
      Obrigada pela visita! Adoramos :-)
      Volte sempre! Bjos

      Excluir
  4. Adorei as dicas, e é sempre bom relembramos todo cuidado é pouco quando se trata de criança

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre atentas!
      Obrigada pela visita! Adoramos :-)
      Volte sempre! Bjos

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigada pela visita! Adoramos :-)
      Volte sempre! Bjos

      Excluir
  6. Dicas que precisamos muito,qualquer descuido só Deus..aqui em casa fico de olhos abrtos, meus pequenos são super curiosos com o que não deve,rs..
    bjs e feliz dia dos blogueiros

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post e mesmo assim eles se acidentam.
    Bju

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...