Translucência Nucal - Saiba o que é e sua importância.

Olá Mamãe e Papais! 
Tudo bem? Espero que sim! 


Hoje teremos um post recheado de informação e um alerta a todas gestantes, sobre a primeira (normalmente) ultrasson que a mamãe realiza para verificar como está o futuro bebê. Essa ultrasson chama-se Translucência Nucal (TN).

Quando ficamos grávidas, logo depois de toda alegria de sabermos que estamos esperando um ser dentro de nós, vem um pouco de preocupação com o futuro bebê: “Será que está tudo bem com o meu filho?”, “Será que ele está se desenvolvendo normalmente dentro da barriga e com saúde?”. 

Para saciar essa expectativa da futura mamãe, há alguns exames que são feitos por especialistas durante toda a gestação que podem dizer se está ou não tudo bem com o bebê em desenvolvimento. Um desses exames é a medida de Translucência Nucal (TN).

A Translucência Nucal é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11a e 13a semana gestacional. A ultra-sonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultra-sonografia transvaginal. Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.

Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração. Lembre-se que fazer um diagnóstico de alguma alteração precoce é fundamental para a realização de um tratamento o mais breve possível.

Dicas:
- A Translucência Nucal também proporciona verificar com mais precisão a idade gestacional da mulher, facilitando o acompanhamento do crescimento fetal.
- Caso a TN estiver aumentada, não tenha medo e pergunte tudo o que lhe passar pela cabeça na consulta médica.
- Quanto mais conhecer o seu bebê, melhor vai poder cuidar da maior preciosidade que você carrega.

Portanto vimos a importância dessa Ultrasson, quantas doenças e más formações podemos detectar através de um simples exame, então é muito importante que toda mulher grávida faça esse exame! Converse com seu médico e peça sua guia! 

Aqui nós já fizemos essa ultrasson e está tudo bem com o nosso bebê! E vocês gestantes já fizeram este exame? 

Até mais! 

11 comentários:

  1. Ah adorei o post é bom sempre ficarmos informadas! Quando fiquei grávida não sabia desse exame e meu GO não pediu, mas quando tiver o próximo eu mesma vou pedir pra me encaminharem o pedido de exame! Adorei seu blog, estou seguindo beijinhos..

    http://gravidezaos15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tatty! Muito interessante essas informações! Estou com 25 semanas da gestação do meu primeiro bebê (Pedro Miguel). Fiz a US TN com 13 semanas e está tudo ótimo com meu rapazinho!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz a Translucência Nucal na gravidez do Davi, mas não fiz nenhuma Morfológica, sempre morri de medo de não saber de algo que a Morfológica poderia me mostrar, mas graças a Deus meu anjinho chegou perfeito!
    Adorei seu post, para as gravidinhas de primeira viagem é sempre ótimo informações assim!!!

    Beijos
    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse exame é muito importante, pena que nem sempre ele é preciso, minha irmã teve a gestação normal..mas quando o meu sobrinho nasceu a um aninho depois minha irmã notou que ele tinha a cabecinha maior que os outros coleguinhas....hoje ele trata com vários médicos,já passou por 5 cirurgias, tudo em prol de uma vida normal, tem um dreninho na cabecinha que passa por dentro da pele da barriguinha e joga a água fora.. é triste..peço a Deus todos os dias para curá-lo e olhar por ele sempre.
    bjs e que Deus abençoe muito e sempre vc e seu bebe :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei de relembrar
    Ótimas informações
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga só o nome já assusta, que bom que vc fez essa postagem para explicar bem direitinho
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossaaaaaaa .. nunca ouvi falar disso ... importante esta informação!
    Quando soube do positivo, fiquei na expectativa de saber quantos eram .. já que com a FIV fertilizamos 4 embriões .. rs

    Roberta & Luma
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  8. Tatty que post interessante.
    A cada dia aprendo mais.
    Bju

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante mesmo... qd as pessoas me perguntavam do TN não tinha ideia... claro q recorri as pesquisas pra saber e perguntei ao obstetra, bjs

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, não sabia.
    Adorei
    bjus

    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito boa suas dicas! ;)

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...