Gravidez saudável começa com boa alimentação e bons hábitos

Olá Pessoal! Tudo bem? Espero que sim! 

Correr para a reunião do trabalho, levar o cachorro no veterinário, tirar mancha de vinho da toalha... Se você está grávida e tem muitos compromissos e afazeres, é melhor tirar o pé do acelerador e deixar de lado algumas preocupações para priorizar o seu próprio bem estar e o do bebê. Algumas mudanças na alimentação e no estilo de vida da gestante são fundamentais para uma gravidez saudável. Veja a seguir dicas para cuidar da saúde do seu filhote desde os primeiros meses de vida. ­­­­­

Alimentação sadia e balanceada:
Ter uma alimentação saudável e equilibrada durante a gravidez é essencial para a saúde e o desenvolvimento do bebê. Por ajudar no fortalecimento e fechamento do tubo neural durante a fase de desenvolvimento do feto, o ácido fólico é um dos nutrientes de maior importância durante a gestação. Seu papel no desenvolvimento do sistema nervoso contribui para evitar doenças associadas com a má formação medular e cerebral. 

O ácido fólico é encontrado nos cereais integrais e nas hortaliças verdes, como o espinafre e a couve. No entanto, para não perder seus nutrientes, esses alimentos devem ser ingeridos crus ou cozidos no vapor. Devido à sua importância na dieta da gestante, o suplemento de ácido fólico é prescrito pelos médicos às gravidas e às mulheres que querem engravidar.

Outros nutrientes também não podem faltar durante a gravidez, são eles:
Ferro: presente nos alimentos de origem animal, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, beterraba crua, nozes e castanhas.
Cálcio: presente nos derivados do leite, soja, aveia, linhaça, grão de bico, semente de gergelim, brócolis e espinafre
Ômega-3: encontrado nos peixes de água fria como salmão, cavalinha e arenque. Para que a gestante sinta seus benefícios, recomenda-se o suplemento da substância. Além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e visual do bebê, o ômega-3 ajuda a diminuir a ocorrência da depressão pós-parto. 

Entre outros cuidados, os nutricionistas aconselham não consumir frituras, café, chás em excesso, adoçantes, temperos prontos e sal. Evite também as guloseimas e os enlatados, dê sempre preferência aos alimentos frescos e de procedência confiável. E não se esqueça, gengibre e vitamina B6 são ótimos para aliviar os enjoos no início da gravidez. 

Bons hábitos devem ser cultivados:
Nada melhor do que cultivar bons hábitos para garantir a tranquilidade e a segurança do seu bebê durante a gestação. Por isso, é importante se organizar em todos os aspectos da vida profissional e doméstica para diminuir a agitação e a correria do cotidiano. Na medida do possível, tanto em casa como no trabalho, distribua as tarefas e evite situações que provoquem ansiedade e nervosismo.

Procure praticar alguma atividade física para relaxar e controlar o peso durante a gravidez. Hidroginástica, yoga e caminhada são excelentes opções. A única restrição fica por conta dos esportes radicais e de impacto que oferecem riscos à gestante e a saúde do bebê.

Não se esqueça: nada de bebidas alcoólicas! O consumo de álcool durante a gravidez pode trazer sérios danos ao feto, como má formação cerebral e incapacidade de desenvolvimento mental. Ou seja, não acredite no mito de que a cerveja escura ajuda na amamentação. Prefira brindar com água e suco.

As gestantes também devem ficar longe do cigarro. Se você for fumante, é imprescindível abster-se do hábito por pelo menos um ano e três meses. Fumar durante a gravidez pode ocasionar doenças respiratórias no feto, aborto ou nascimento prematuro. Apenas uma tragada é o suficiente para acelerar os batimentos cardíacos do bebê.

Além disso, evite exposição ao sol forte e salto alto. Use óleo de amêndoa para cuidar da pele e pratique relaxamento e meditação para controlar as ansiedades e deixar o bebê bem tranquilo. E lembre-se, curta muito este momento e não deixe de aproveitar e registrar cada minuto desta fase tão única e especial em sua vida!


** TEXTO PRODUZIDO PELA PARCERIA OMO
Até mais!

11 comentários:

  1. É verdade viu...
    Pra mim quando uma coisa desanda, da tudo errado rs...
    É importante termos esses cuidados na gravidez!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei as dicas! Estou planejando ficar grávida de novo (é eu sou louca mesmo), e vou levar essas dicas em consideração! Muito bom e informativo. Beijinhos

    http://gravidezaos15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do texto!! Eu posso dizer por conta própria é realmente muito bom uma alimentação saudável na gravidez, eu tive na da Ingrid e fez bem até pra pele
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. temos que ficar de olho
    pois quando estamos gravidas
    o tipo de alimentação
    tem que ser saudavel e balanceada
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  5. Com toda certeza! sou 100% tudo isso aí! bjo

    ResponderExcluir
  6. Eu deixei muitas coisas em segundo plano na gravidez, ate porque foi uma gravidez onde a pressao alta era um risco. Mas com os devidos cuidados fui ate as 40semamas muito bem. Se queremos levar uma gravidez tranquila, o segredo é ter bons habitos. Beijinhos
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  7. Poxa que demais ... desde que soube do positivo tentei me policiar ... as vezes escorregava nos desejos .. mas no geral fiquei bem ... bjs amiga

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  8. verdade amiga!!
    Eu comia muita fruta na gestação e engordei 10kg pq não controlei a boca e os desejos kkk
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tem q desacelerar na gravidez, momento de cuidados especiais, adorei as dicas, bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu só soube como ter uma alimentação saudavel na gravidez, se acredita, ai fiquei super desanimada nossa dieta na gravides durante 1 ano e não aguentei comi horrores tanto que engordei 30 k na gravidez, não gosto de falar isso, mas não tinha como controlar. Depois aprendi é claro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha uma alimentação exemplar durante a gravidez....
    Mas depois que meu bebe nasceu, eu relaxei de vez.... =(

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...