Independência: As crianças podem e devem ter.

Olá Família! 

Tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem! 
Hoje vamos falar de um assunto que nos mamães temos muito orgulho, mas também muito medo: Independência dos filhos. Toda mãe quer ver seu filho crescer, ser independente, mas ao mesmo tempo dá aquele medinho de estar perdendo o nosso bebê. Mas o que toda mãe quer mesmo, é que seu filho cresça independente e que consiga superar todos desafios, cada conquista, cada obstaculo vencido é uma alegria para toda a família. 

Claro que não estamos falando de uma independência para sair de casa, mas sim quando a criança percebe que pode tomar suas próprias decisões. Uma vez que seu bebê perceba que consegue vestir as calças sozinho, abrir a porta, ou comer, certamente ele vai insistir para fazer tudo sem a sua ajuda. E, nem sempre, as tentativas serão bem sucedidas, o que pode provocar a frustração do seu filho e atrasar seus horários. Provavelmente, seu bebê vai resistir a qualquer oferta de ajuda. 

Você tem que ter em mente que, como qualquer aprendizado, a prática leva à perfeição. Consiga tempo e paciência extra para deixar seu filho aprender. Tente dar dicas ao invés de fazer por ele. Quando ele teimar em escolher as próprias roupas, não seja tão rígida nas combinações malucas mas deixe claro que uma roupa de festa não deve ser usado para brincar no parque, por exemplo. Ajude-o a ter sucesso comprando roupas fáceis de vestir. Opte, por exemplo, por elásticos na cintura ao invés de botões ou zíperes. Nos sapatos, tente velcro no lugar de cadarços.

Enquanto estiver ajudando seu filho a se virar sozinho, lembre-se que esses pequenos e lentos passos servem para construir a autoestima. Ele aprenderá que trabalhar duro é recompensador e que é preciso de várias tentativas mas o sucesso chega. Deixar que a criança faça suas próprias escolhas, seja na roupa ou no que comer de café da manhã, aumenta a capacidade de decisão.

Mas não se preocupe se seu filho vai de acordo com a maré e não demonstra ainda personalidade forte. Crianças têm temperamentos diferentes e isso precisa ser respeitado. Mesmo que ele não peça, dê opções e chances para ele fazer as próprias escolhas e elogie suas decisões. Elogie também quando a criança demonstrar iniciativa. Isso o ajudará a se tornar um adulto mais seguro.

Fonte: Paula R. F. Dabus

Até mais! 

10 comentários:

  1. Ótimas dicas, fez -me pensar mais no assunto , vou incentivar meu João a se virar um pouco , isso fará bem a ele, mas sempre com supervisão e pasciência!! Bjs http://patriciacharleaux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre pensei e quis isto pra Luma!
    Não gosto de criança dependente pra tudo ... ainda mais depois dos 3 anos... ninguém merece!
    Desde sempre ensinei ela a fazer as coisas, e mesmo errado eu elogiava . .ela tomou gosto e hoje gosta de fazer suas coisas sozinha .. mesmo sob minha vigilancia .. ela escova os dentes, come sozinha, vai ao banheiro etc ... bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, mesmo, realmente é muito bom quando a criança tem a independência, de fazer algumas coisinhas so. é muito bom pra que ela cresça bem.
    bjos
    adoro seu blog. :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Tatty, acho super importante tambem estimular os filhos a serem independentes, muito válidas as dicas.
    Bjs
    www.pitacosdamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que máximo as dicas
    Aqui a Luma já estar começando
    Vai crescendo e querer fazer tudo sozinha
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. com certeza
    lembro da época que minha começou a escolher suas roupas
    com minha indicação
    mas eu amava vê-la fazer isso.
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Meu sobrinho está nessa fase, é tão bonitinho ele pegando água e indo no banheiro sozinho, já está
    virando um homenzinho kkkk.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu procuro deixar que o Rafa aprenda a ser independente, pois acho importante.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, dicas bem válidas viu?Até hoje ajudo meu filho a escovar os dentinhos, apesar de muitos me xingarem por isso,kkkk,mas meu sobrinho de 5 aninhos também sempre escovou sozinho e o resultado disso foram dois dentinhos careados,mas o restante sempre deixo eles sozinhos e semre olhando para dar força, a minha pequena de 2 aninhos sempre comeu sozinha desde seus 1 aninho,acho lindo,kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  10. As vezes as pessoas me olham de cara torta quando digo que crio meus filhos para o mundo.
    Sei que ninguém vai passar a mão na cabeça deles quando eu faltar, por isso quero que sejam independentes!

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...