Dicas de passeios para aproveitar a primavera com os filhos

Olá Pessoal! Tudo bem! 
Começou oficialmente a primavera e com ela chega aquela vontade gostosa de sair de casa para aproveitar o tempo ameno. Passear no parque, fazer um piquenique, visitar o jardim botânico e até mesmo montar uma hortinha em casa são boas ideias para curtir o início da estação das flores ao lado das crianças.
Além de ser um ótimo jeito de passar o tempo com os filhos, essas atividades estimulam o aprendizado através do universo lúdico das brincadeiras e do contato com a natureza. E como nós sabemos que brincando se aprende muito mais sobre o mundo, que tal reunir os pequenos para aprender e se divertir nos passeios de primavera? Veja a seguir algumas dicas para garantir diversão com conhecimento. 

Passeio no parque:
Como um passeio no parque pode ser sinônimo de conhecimento? Fácil, ao caminhar com os pequenos proponha uma brincadeira do tipo jogo da memória, mas eles não podem saber o que você irá perguntar ou pedir que memorizem. Apenas peça para que a criança observe bem as árvores, os jardins, o gramado e os arredores. Esta é a única pista. 
Em seguida, você inicia as perguntas e o objetivo da brincadeira é lembrar o maior número de detalhes sobre o parque. Por exemplo: como era o pássaro que estava em determinada árvore, os tipos de inseto que a criança viu no gramado, as diferentes flores que encontraram pelos jardins, e assim por diante. 
Este jogo simples, que nada mais é do que uma conversa para instigar a curiosidade da criança, é uma ótima oportunidade para assimilar noções básicas sobre um pequeno ecossistema, no caso o do parque. 
Ao fazer esta brincadeira, é importante que você mencione a relação de interdependência dos insetos com as plantas e as flores, de como o clima pode influenciar o tipo de plantas que estão ali, assim como os pássaros e, possivelmente, outros animais que habitam esta área verde. 
Se quiserem ir mais a fundo, quando chegarem em casa proponha que a criança desenhe os detalhes que memorizou ou o que mais gostou do passeio. A vantagem deste tipo de atividade é que ela reforça o aprendizado de uma forma lúdica. 

Visita ao jardim botânico:
Uma visita ao jardim botânico tanto no início como no auge da primavera pode ser uma ótima experiência para as crianças observarem as transformações da estação, como por exemplo, as plantas da época, os cheiros, os insetos. 
Normalmente estes espaços oferecem atividades dedicadas ao público infantil que servem tanto para divertir como para aprender. 
Uma boa dica é checar o site do jardim botânico com antecedência para planejar a sua visita de acordo com a programação que o local oferece. 
Quando terminarem o passeio, estimule a criançada com perguntas, como o que mais chamou a atenção delas, plantas e árvores diferentes que viram e gostaram, em que regiões do Brasil é possível encontrar estas espécies, etc. 

Plantando a própria horta:
Se não tiver um parque ou jardim botânico por perto, a diversão pode acontecer em casa mesmo. Como a primavera é um convite à jardinagem, que tal chamar o filhote para plantar ervas aromáticas como manjericão e salsinha? O legal destas plantinhas é que não é nem preciso um quintal espaçoso, e você pode cultivá-las na jardineira do apartamento ou colocá-las em vasinhos na sacada. 
A experiência de plantar uma semente e acompanhar o crescimento da planta pode ser fantástica para a criança entender e valorizar de onde vem o alimento. Você pode propor dela regar a hortinha todos os dias e observar o crescimento da planta, assim como suas diferentes fases, e se ela floresce ou não.
Quando a plantinha estiver madura, ensine o seu pequeno a colher as folhinhas. Preparem juntos uma salada ou sanduiche de tomate, manjericão e queijo branco. 
Estimule a criança a descrever o gosto da ervinha que ela plantou. O aprendizado está nas associações que a criança faz entre o ciclo de crescimento da planta e da função que ela assume como um alimento. 

Piquenique:
Qualquer atividade pode servir como aprendizado. Sair para um piquenique com os pequenos é mais uma oportunidade para curtir as áreas verdes da cidade de uma maneira diferente. 
Além de lanchinhos saudáveis, leve na mochila papel e caneta. Ao chegarem à área verde de sua escolha, proponha aos pequenos que eles sejam exploradores por um dia. Explique que como “viajantes de terras desconhecidas” sua missão é explorar o terreno, listando a fauna e a flora do lugar. 
Esta é uma atividade excelente para a criança se familiarizar com os animais e as plantas. Se ela não souber escrever, peça para fazer desenhos. 

E você? Qual é a sua escolha de passeio para curtir a primavera e estimular o conhecimento dos pequenos? Envie suas ideias e sugestões.

Leia Também:
Escolhendo os Primeiros Brinquedos do seu Filho: AQUI
Brincar é coisa séria: AQUI
Dicas de como tirar as crianças da TV: AQUI
Ideias de brincadeiras ao ar livre para as crianças: AQUI

22 comentários:

  1. Amei todas as dicas, estou faz tempo planejando um pique nique em um parque e na casa nova estamos preparando um espaço para uma hortinha! <3

    http://vintersons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que bacana as dicas de passeio para a primavera
    boa ideia fazer um pique nique
    vou fazer com as meninas

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Acho pequinique maravilhoso! Uma ótima forma de brincar e lanchar aoa ar livre.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tatty, adorei as dicas. Eu e minhas filhas adoramos fazer picnic. Moramos em um sítio então atividades ao ar livre são as nossas favoritas. Temos horta, andamos a cavalo e aproveitamos bem a infância. Na delas reencontrei a minha!!!
    BJKS

    ResponderExcluir
  5. Oi Tatty, adorei as dicas. Adoro teu blog e coloquei ele no meu cantinho dos favoritos.
    Dá uma passada por lá pra ver.
    Beijos querida, Deus abençoe vc´s!

    ResponderExcluir
  6. Dicas bacanas e divertidas, agora estou bem mais animada para esse tipo de programa com as crianças... nos mudamos para um bairro mais movimentado com mais opções, mais comércios melhor horário de transporte e pracinhas. Vamos começar a fazer esses passeios
    Beijos Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  7. Pinique adoro, ja fiz com minha pequena.

    Beijos
    Geri Ferreira
    http://www.encantodemeninablog.com/

    ResponderExcluir
  8. Adoro a primavera, estação mais linda!
    ótimas dicas de passeios.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Que legal as dicas, para mim nessa época passeio tem que ser ao ar livre..
    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas! Estou louca para fazer um piquenique com a pequena!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas amiga
    Esse verde é tudo de bom para os pequenos
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito boas as tuas dicas!
    Acho q ideia de mexer na terra excelente para os pequenos.
    E piquenique é sempre divertido!
    Binhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  13. Quanta ideia legal para passear com os pequenos.
    Diversão garantida e uma baita quebra na rotina deles.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  14. Passear com a criançada é diversão na certa pra eles.
    Nós é que cansamos a beça, rs

    beijocas

    ResponderExcluir
  15. Passear com a criançada é diversão na certa pra eles.
    Nós é que cansamos a beça, rs

    beijocas

    ResponderExcluir
  16. Primavera é uma delícia e bem propício a muitos passeios. Adorei as dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Passear é tudo de bom, aqui sempre levamos o Rafa na praça ele adora!
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicsa. Aqui em santos temos praia, orquidario, aquario, jardim botanico e muitas atividades ao ar livre.


    Bjos
    Mari
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  19. Primavera e linda, muito bon essa estacao do ano, to pra fazer isso com nathan plantar uma salsinha ou uma flor com ele
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. passear na primavera é tudo de bom.. por aqui onde eu moro não tem parque mas em várias cidades tem e eu acho uma opção ótima de passeio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Essas atividades ao ar livre é muito boa
    Adorei as dicas de passeio
    BJs

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...