17 Dicas para ter seu abdômen de volta depois do parto

Olá Mamães! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Acho que o maior medo da mulher depois do parto e não voltar ao corpo de antes, e principalmente de ficar com aquela barriguinha e pior flácida. É ou não é???


A barriga, com certeza, é a parte do corpo que passa por mais transformações durante a gravidez. O útero cresce muito e assim faz todos os outros órgãos do local se deslocarem para cima. Para acompanhar todo este crescimento a pele estica o máximo que consegue, fica mais frágil e ressecada. Apesar de todas essas mudanças assustadoras, nosso corpo está preparado para retornar ao que era antes. Mas é preciso ajudá-lo. Por isso, vou citar 17 dicas mais importantes dadas pelos especialistas para ter seu abdômen de volta – ou até uma versão melhorada!
Mas para isso os cuidados devem começar ainda durante a gravidez, veja algumas dicas:
1-De olho na balança:
A melhor garantia de sucesso de ter o abdômen de volta, é controlar o ganho de peso durante a gravidez. Quanto mais engordar, mais difícil será perder os extras e lidar com uma possível flacidez. No Brasil os médicos aconselham a ganhar de 11 a 15 quilos nos nove meses. Lembre-se: estar grávida não significa comer por dois. Especialistas apontam que 300 calorias a mais por dia é o ideal – algo equivalente a um sanduíche natural com pão integral e patê ou uma fatia de bolo acompanhada por suco de frutas. Controle-se!
2-Gestante em ação:
Quem já faz algum tipo de atividade pode continuar com as devidas adaptações para a nova fase. Já as mulheres sedentárias devem escolher as modalidades de baixo impacto como a caminhada, a natação, a hidroginástica e o pilates. A yoga é uma ótima opção já que pode ser feita desde o começo da gravidez até o final, com aulas adaptadas e irá ajudar muito na respiração e postura da futura mãe.
3-Atividade física:
Outra atitude que ajuda a monitorar o peso e a estética do abdome são os exercícios físicos. Converse com o seu médico pois o seu histórico de saúde e de atividades físicas, além do andamento de sua gravidez, é que vão determinar quando e por onde começar. Alguns obstetras só liberam exercícios depois do primeiro trimestre enquanto outros aconselham a começar antes.
4- Prevenção de estrias:
Outra mudança que preocupa as mulheres são as estrias. Elas são causadas pelo estiramento do abdome e o ganho de peso muito rápido. O aparecimento desse problema está associado a questões genéticas, mas hidratar muito bem o local pode evitar seu surgimento. Aplique o hidratante pelo menos duas vezes ao dia no abdome. Prefira produtos específicos para grávidas, que possuem ingredientes mais potentes e nenhuma substância química prejudicial. A hidratação vai ajudar não só no combate às estrias, mas também a diminuir a sensação de coceira, causada pelo estiramento e ressecamento da pele.
5- Linha da gravidez:
Não se preocupe se surgir uma linha levemente marrom em sua barriga. A linha nigra (ou alba), como é conhecida, nasce por conta dos hormônios da gravidez e desaparece alguns meses depois do parto. Evite tomar sol para não escurecê-la ainda mais. 
6- Massagens durante a gravidez:
Existem alguns tratamentos estéticos que você pode fazer mesmo estando grávida, para ajudar na manutenção da saúde da pele do abdome:
Manobra de Jaquet - massagem realizada por um fisioterapeuta, feita com movimentos suaves em forma de pinçamentos da pele que irão estimular a circulação local. 
Dermotonia - técnica francesa na qual movimentos delicados estimulam a drenagem linfática do tecido do abdome para obter uma irrigação sanguínea ideal.
7- Não use descolorante:
Durante a gravidez não use produtos para descolorir os pelos do abdome. Além do risco de causar alergias, eles possuem amônia, substância que pode afetar o desenvolvimento do bebê.

Agora vamos aos cuidados pós- parto:
8- Amamentação:
A melhor maneira de perder os quilos extras – e consequentemente a barriga extra – é amamentar. O ato, além de ajudar no vínculo da mãe com o filho e proteger o bebê, também faz a mulher gastar cerca de 750 calorias diariamente. O mesmo que uma aula aeróbica, com a vantagem de você não precisar sair de casa!
9- Alimentação Saudável:
Investir em uma alimentação saudável continua a ser o melhor para não acabar com seus planos. Não compre tentações e encha a geladeira com verduras, legumes e frutas, de preferência já preparados para quando bater a fome.
10- Controlar a ansiedade:
As mudanças hormonais do pós-parto somada a rotina corrida e noites maldormidas podem dar muita fome. Em nome da futura barriga chapada, controle sua alimentação e descubra outras maneiras de aplacar a ansiedade, como conversar com as amigas, meditar ou ver televisão.
11-Hidratação:
Beba muita água, cerca de 3 litros por dia, principalmente se estiver amamentando. Além do corpo precisar da substância para produzir o leite, a água estimula o funcionamento dos rins, acelerando a eliminação dos líquidos que estão retidos pelo corpo — e melhora a aparência da barriga!
12- De volta a atividade física:
Retome as atividades físicas. Geralmente os obstetras liberam os exercícios duas ou três semanas depois de um parto normal e de quatro a seis semanas para quem fez cesárea. Essas últimas devem evitar esforço abdominal nos três primeiros meses. Você pode começar empurrando o carrinho do bebê no parque, por exemplo. E quando estiver mais disposta, aumente a quantidade e potência do exercício em uma esteira ou bicicleta ergométrica.
13- Drenagem linfática:
A drenagem linfática pode ajudar bastante. Os movimentos suaves e lentos estimulam a circulação reduzindo a retenção de líquidos no corpo e diminuindo o inchaço, inclusive do abdome.
14- Tratamentos estéticos:
Alguns tratamentos estéticos podem ajudar nos cuidados com barriga:
O Thermacool, um procediemnto de radiofrequência que estimula a formação de colágeno novo e remodela o já formado, pode ser feito três meses depois do parto mesmo que você esteja amamentado.
O Ultrashape utiliza ondas de ultrassom que rompem as células de gordura, dissolve-as e fazem com que sejam absorvidas pelo organismo. Assim, promete acabar com a gordura localizada do abdome, mas só pode ser feito depois do período de amamentação.
O mesmo acontece com o Velashape, aparelho que reúne as tecnologias de sucção mecânica, raios infravermelhos e radiofrequência, e deixam a barriga com a pele mais firme, menos inchada e sem gordurinhas.
15- Hidratação da pele:
Continue a usar um bom hidratante. Você pode voltar a usar o seu preferido, continuar com o escolhido na gravidez ou investir em uma nova marca desde que seja confiável.
16- Yoga:
Uma boa dica é fazer aulas de yoga, que fortalece a musculatura da barriga, tonificando e ajudando os órgãos a retornarem ao local de origem. Existe uma série de àsanas (posturas físicas) que auxiliam no fortalecimento do abdome, fazendo com que a pele e a musculatura voltem a seu tônus natural.
17 - Uso de cinta:
Usar uma cinta após o parto ajuda os músculos do abdome a voltar a sua posição normal e os órgãos internos ficam mais bem posicionados. O ideal é que seja usada logo ao chegar em casa. Prefira modelos de tecidos mais naturais e sem arames.

Leia Também:
8 Mitos e Verdades sobre a alimentação na gravidez: AQUI

Gravidez saudável começa com boa alimentação e bons hábitos: AQUI
Mitos e Verdades na Gestação: AQUI
Varizes na Gravidez: AQUI
DESABAFO - A barriga que fica depois do parto: AQUI

20 comentários:

  1. Oi Tatty
    Adorei as dicas... Minha barriga realmente nunca mais foi a mesma! Esses tratamentos estéticos não conhecia, obrigada por compartilhar!
    www.20minutospratudo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, eu voltei para atividade física muito tempo depois do parto... então a barriga demorou muito pra sair e ainda tenho um pouquinho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu nem usei cinta...emagreci tanto depois que fiquei correndo atrás para engordar!rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Legal todas as dicas, a que fiz muito aqui foi hidratação e graças a Deus a pele da barriga voltou logo....
    Abraço!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, Tatty! Na gravidez da Lara eu me cuidei bastante mas engordei muito, foram quase 30 kilos rs mas a sorte que a mesma facilidade que eu tenho para engordar eu tenho para emagrecer no pós parto! Voltei rapidinho, nem cinta usei. Mas na gestação usei e abusei de cremes e oleos e isso ajudou muito a não aparecerem as terriveis estrias! Nessa agora estou seguindo os mesmos passos, mas quero inserir uma atividade fisica também, quero fazer pilates!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive uma barriguinha acentuada.
    Depois de duas gravidez, só fez piorar.
    Nunca mais voltou a ser o que era antes, um pouco melhor do que agora.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas . Aqui depois de um ano estou mais magra do que antes da gravidez.. Mais a barriga não é a mesma.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Super dicas. Esse barriguinha é difícil mesmo de perder. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas a minha não voltei como antes :(é sempre bom se cuidar.

    beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  10. As dicas são ótimas mas praticar è a questão. Só mesmo com determinsçao e muita força de vontade. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Realmente é difícil voltar ao que éramos antes, principalmente depois de 3 gestações. Suas dicas são super importantes, pois além de voltar a ter uma barriguinha em ordem, ajuda a cuidar da saúde.
    BJKS

    ResponderExcluir
  12. Nossa sou gorda sem ser mãe quanto mais quando for mãe .Mais ja sei quando chegar meu grande dia Chegar ja sei recorrer ...
    WWW.TARCILANOBRE.COM

    ResponderExcluir
  13. que dicas boas, é difícil voltar ao que era antes mas com a prática de exercícios e boa alimentação as chances são enormes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa quanta dica boa!
    Preciso botar em pratica!

    bEIJOS
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas
    Não tive alguns cuidados na ultima gestação e ainda estou correndo atras do prejuizo, rsrs mais vou conseguir
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. A minha barriga nunca mais foi a mesma depois da gestação.
    Acho que depois de ter bebe ninguém consegue voltar 100% ao natural.
    Bjkas
    www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  17. A minha barriga nunca mais foi a mesma. Eu me descuidei e ainda não me cuido como devia.
    Eu usei sinta e no começo emagreci bastante, depois engordei tudo de novo.
    Na próxima queria fazer hidroginástica e drenagem, vamos se me cuido melhor. Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  18. Gente, para saber mais detalhes sobre Modelador Pós Parto Yoga não deixe de pesquisar num representante oficial, como a Yoga Distribuidora. Confira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link para os Modeladores Pós Parto Yoga. Uma das melhores opções para perder medidas e auxiliar na recuperação de um pós-parto!

      Excluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...