A importância do curso de gestante

Olá Pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim! 
Hoje vou falar com as grávidinhas de primeira viagem, Lembro que quando fiquei grávida do Heitor (Primeira Gravidez), tive muitas dúvidas, incertezas e insegurança.
A importância do curso de gestante
Esse momento foi marcado por intensas modificações fisiológicas, sociais e psicológicas. Fisiológica, pois todo meu organismo se preparou para abrigar um novo ser em pleno desenvolvimento. Socialmente, pois comecei a me depara com meu novo papel de mãe na sociedade. Psicologicamente devida todas essas mudanças citadas acima, além do emocional. Por isso resolvi escrever sobre a importância de se fazer um curso de gestante.

Nos tempos atuais, a mulher ao saber que esta grávida, sente muita alegria e realização, mas, ao mesmo tempo, tem muitos receios, medos e inseguranças. Mas para ajudar a mulher nesse momento, algumas maternidades e clinicas estão oferecendo o Curso de Gestante, que atualmente é realizado para mamães e papais! 

O curso de gestante é complementar ao pré-natal. É uma forma de resgatar a auto confiança dessa mulher, que, em alguns momentos, se acham incapaz de dar a luz e de criar um filho, oferecendo a ela e ao seu marido informações de qualidade, esclarecendo suas dúvidas com profissionais qualificados e experientes e permitindo que compartilhem seus sentimentos com outros casais que estão na mesma situação.

O curso é ministrado por profissionais que vivenciam todos os dias a rotina da maternidade. Geralmente há uma enfermeira especializada em neonatologia e amamentação, uma obstetra, uma pediatra, uma anestesista, uma nutricionista e uma fisioterapeuta. Formando assim uma equipe multidisciplinar para orientar a gestante em todos quesitos.

A gestante deve fazer o curso em qualquer época da gestação, mas recomenda-se que seja a partir do sexto mês, pois é nesse período que o parto e o retorno para a casa começa a ser uma preocupação.

No curso informam sobre as mudanças físicas na mulher e as alterações emocionais, tanto da mãe quanto do pai, trabalham o medo do parto, falam sobre os recursos da maternidade. Há também temas mais práticos, como melhor posição para amamentar, como dar banho, exercícios físicos, posturas corretas e relaxamento para a gestante. O objetivo é orientar o casal sobre o comportamento durante o parto, as dificuldades que enfrentarão no pós-parto e como resolvê-las, e ainda ressaltar a importância da união do casal depois do nascimento e do vinculo com o bebê. 

O curso para gestante tem como objetivos destacar a importância da participação do pai durante a gestação, discutir assuntos que são de extrema importância durante a gravidez e após o nascimento do bebê. A intenção é a de que os pais fiquem por dentro de todos os processos da gestação - que vai da fecundação ao nascimento do bebê - além dos cuidados com o recém-nascido, com o objetivo de reduzir as ansiedades das futuras mamães, que terão a oportunidade de esclarecer duvidas, colaborando mais com o nascimento do filho.

Perceberam quanto é importante fazer o curso de gestante, para se informar e preparar para a grande chegada do seu bebê. 

Para quem vai ser mãe de primeira viagem e ainda não fez, eu recomendo que faça e para quem fez registre aqui sua experiência e ajude outras mamães e papais!
LEIA TAMBÉM:
- 6 Segredos para ajudar as crianças a não ficar doentes: AQUI
- Dica para gestante: Carta de um Recém-Nascido para suas visitas.: AQUI
- Dicas de como evitar acidentes com recém-nascidos em casa: AQUI
- Como prevenir acidentes domésticos com crianças: AQUI
- Prevenindo a morte súbita: AQUI
Vai ser PAI? E agora? 14 dicas que precisa saber!: AQUI
- 50 Conselhos para Mães de Primeira Viagem: AQUI
Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

13 comentários:

  1. Tatty, eu ainda não tenho filhos, mas já estou começando a pensar sobre isso rs...e com certeza farei o curso de gestante!
    Beijo
    www.leticiatomsik.com

    ResponderExcluir
  2. Eu só tenho uma coisa contra aos cursos de gestante em geral. Eles não ensinam que errar é permitido. Conheço uma pessoa que fez vários cursos e no final, agora com o filho de 4 anos ela bate nele achando que está certo. Ela acredita que não pode errar. Quando algo foge do controle dela, ela chora.... É permitido errar! Eu quero que ensinassem isso aos cursos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz um, mas foi rapido. Gostei porque deram muitas dicas super importantes

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz curso de gestante e foi ótimo, me ajudou bastante!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Menina, isso é bom demais!
    Na minha gravidez fiz só o de amamentação.
    Tudo é muito válido para nos ajudar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Eu não cheguei a fazer, mas parece bem legal bjo

    ResponderExcluir
  7. Esses cursos são bem legais.. Quando estava grávida procurei por aqui e não encontrei!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não fiz curso de gestante mas acho sim que seja importante, principalmente quando não se tem alguém próximo para auxiliar nesse momento.
    Muita coisa acontece por falta de informação e conhecimento dos pais de primeira viagem.
    Ótimo post!
    Amiga obrigado pelo carinho no meu blog e vamos com tudo, bjs
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  9. Super importante, na minha época fiz pelo Baby center tem varios videos bem legais..
    Bjos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que legal
    pena que não fiz
    acho muito importante também
    acho que prepara mais as futuras
    mamães

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tenho filho mas adorei saber sobre o curso de gestante.. também acho importante e com certeza irei fazer.

    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu não cheguei a fazer o curso, mas acho que é super bacana.
    bjcas
    www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  13. Esses cursos pelo que li, são uma benção, eu não tive o prazer de fazer, aprendi tudo na "marra" como diz aqui no Ceará... Vou te acompanhar, amei o blog,seguindo!
    www.amandarochaoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...