10 erros mais comuns que mães de primeira viagem cometem

Olá mamães do meu coração! Como vão vocês? Espero que vocês estejam bem!!!
Como disse no post (O primeiro Filho - Medos e Inseguranças), quando nos tornamos mãe de primeira viagem, tudo é novo, temos muitos medos e inseguranças. principalmente que cometermos um erro que prejudique o bebê, eu vivi isso e sei que muitas mães passam por este momento também. Porém o mais importante é lembrar que a maternidade é um aprendizado diário, e aos poucos e constante, que nenhuma mãe (mas nenhuma mesmo) nasce pronta! 

Assim que nos tornamos mães, devemos ter calma e tranquilidade para enfrentar as dificuldades que virão e também cada momento do bebê, para assim passar essa calma e tranquilidade para o bebê. Por isso listei 10 erros mais comuns que as mamães de primeira viagem cometem. E fique calma, não se culpe por nada! Você não está sozinha, pois toda mãe cometeu-ou vai cometer pelo menos 1 desses erros. Eu cometi todos!!!kkkkk 

1-Manter o bebê agasalhado mesmo no calor
Nós mães sempre achamos que o bebê tá com frio, pois sabemos que os bebês sentem mais frio que nós, mas não vamos exagerar! O bebê realmente sente um pouco mais de frio, mas não é nada demais. Os pés e as mãos frias são característica de todo bebê novinho. Devemos medir o calor pelas costas e o peitinho da criança, jamais pelos pés e pelas mãos! 

CUIDADO: Bebê vestido ou coberto em excesso pode ficar muito irritado ou até ter complicações mais graves, como febre e desidratação. 

2-Isolar-se em casa nos primeiros meses do bebê 
Quando Heitor nasceu, tive medo de sair com ele sozinha, sem ninguém para ajudar. Mas enfrentei meus medos e logo passou. Porém tem mulheres que se isola em casa por meses, isso faz com que o bebê tenha menos contato com o ambiente e pessoas e fique com a imunidade baixa, sair de casa faz parte deste processo de imunização e faz bem para o bebê. Por tanto vá passear com seu filhote! Nada de ficar só em casa! 

3- Querer impor disciplina em excesso nos horários do bebê 
Lembro-me que antes de Heitor nascer, programava tudo na minha cabeça, que hora ele iria dormir, mamar, tomar banho e etc... KKKK Nada foi como imaginei! 

Não há como impor horários para o recém-nascido ou nos primeiros meses de vida. O bebê segue seu próprio ritmo: mama conforme necessita, acorda e dorme quando precisa. Então não tem como a gente impor nada, claro que podemos ter um minimo de organização, mas não sofra com isso! ao longo do tempo você vai conhecer mais o bebê e se organizar melhor, criando assim uma rotina legal para ambos! 

4- Duvidar da próprio instinto materno 
Fique tranquila, mesmo sendo mãe de primeira viagem, vai saber cuidar e proteger seu bebê, nossos sentidos ficam mais aguçados. Muitas vezes a criança não consegue expressar suas necessidades e a intuição materna é vital para sua sobrevivência. Confie nos seus instintos. Seu filho também estará confiando. 

5- Não se cuidar e colocar o bebê como única prioridade 
Nos primeiros meses, tudo é novo e precisamos nos adaptar com a nova realidade, o bebê chegou e com ele muitas mudanças. Porém esse momento vai passar e nós mães devemos nos cuidar também, pois o bebê precisa de uma mãe, alegre, disposta, bem humorada e de bem com ela mesmo, para assim estar bem para cuidar do bebê. Então reserve um tempo para você, faça a unha, vá ao cabeleireiro, se cuide!:) 

6- Excluir o pai da rotina do bebê 
Somos super mães, a mulher que gerou e deu a luz, nosso papel é único e mais importante, porém o bebê precisam do carinho e atenção do pai, este vinculo é muito importante para a criança, desde a gestação. Deixe sempre o pai participar de todas as tarefas, trocar fraldas, consolar, fazer carinho, amar. Um filho é uma construção familiar - e não parte somente de um 

7- Não coordenar os horários de sono com os do bebê 
Não se engane, descanse quando puder! Se o bebê dormiu, também vá tirar uma soneça, só assim se manterá firme ao longo do dia. Nada de tentar fazer as coisas enquanto ele tá dormindo! 

8- Achar que todo choro é fome 
Essa ainda estou aprendendo. Depois de olhar todas as causas possíveis, sempre acho que é fome! kkkkk Mas o bebê chora como uma forma de se comunicar, o que não necessariamente se relaciona à fome. Bebê sente cólica, calor; às vezes, sede ou desconforto por estar com as fraldas sujas.Outra situação é simplesmente querer atenção, carinho ou colo. O importante é a família manter a calma e tentar com tranquilidade identificar o motivo do choro, sem se apavorar. Com o passar do tempo e sem atropelos, os pais saberão entender e tranquilizar seu filho 

9- Fazer comparações com outros bebês da família 
Nos mães sem experiencia nenhuma, sempre fazemos as terríveis comparações. Mas devemos saber que cada bebê é único e singular, então não adianta comprar, pois todos os bebês são diferentes, e isso pode gerar desconforto, angustia e desgaste na coma s outras mamães. 

10- Gastar com supérfluos e não priorizar o que é útil 
Quando se é mãe de primeira viagem, tudo enche os nossos olhos e dá aquela vontade de comprar sempre o produto mais caro e mais cheio de detalhes. Na minha primeira gestação, gastei muito com supérfluos e, logo nas primeiras semanas após o parto, percebi que muita coisa que comprei não tinha utilidade. Outros itens, que desprezei durante a preparação do enxoval, fizeram falta e tiveram que ser comprados às pressas. Na segunda gravidez, priorizei apenas os itens de necessidade básica e gastei um terço comparado à primeira gestação.

E aí se identificaram com alguns desses erros! kkkk Acho que pelo menos um, né?

Leia também:
- 6 Dicas para viver com mais sabedoria: AQUI
- Dica: Como melhorar seu sono: AQUI
- 9 Alimentos que acaba com o mau humor: AQUI
- 6 Segredos para ajudar as crianças a não ficar doentes: AQUI
- Dicas de como evitar acidentes com recém-nascidos em casa: AQUI
- Como prevenir acidentes domésticos com crianças: AQUI
- Prevenindo a morte súbita: AQUI

Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...