6 ensinamentos do irmão mais novo para o irmão mais velho

Olá Pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje vamos falar de irmãos! A parte mais linda quando se tem filhoS! Me emociono a cada dia com meus dois príncipes e principalmente com a relação que está sendo construída entre eles. 
6 ensinamentos do irmão mais novo para o irmão mais velho
Quando Enzo nasceu, pensava diversas vezes o quanto Heitor iria ensinar á ele, por ser mais grandinho e estar bem mais desenvolvido do que o menor.  Mas hoje percebo o quanto o filho mais novo ensina o filho mais velho, há uma troca de ensinamentos entre eles maravilhosas e enriquecedora. Então observei e pontuei  6 ensinamentos de Enzo (1 ano) para Heitor (3 anos).
Se você acha que é só o filho mais velho que ensina ao mais novo, venha conferi, o filho mais novo tem muito á ensinar!

1- Dividir: O irmão mais novo ensina a todo instante a dividir, não falo só de brinquedos e espaço, pois isso vai acontecer naturalmente com o passar do tempo, mas falo principalmente de dividi a atenção, o carinho... Ensina que o palco não é apenas de um artista e sim dois! 

2- Cooperar e Ajudar: Quando o irmão mais novo nasce, o mais velho já entra na rotina da casa ajudando e coperando com os pais. Mas o principal, por ele ser o mais velho muitas vezes ele tem que ajudar o mais novo. Isso acontece aqui demais, Heitor ensina a guardar brinquedos, a não chorar por qualquer motivo... e com tudo isso ele se ajuda, tornando-se cada dia mais independente e o espelho para o irmão mais novo. 

3- Respeitar e não revidar: Enzo tá naquela fase que as vezes bate, e as vezes acaba sobrando por Heitor, e ele tem aprendido a respeitar o irmão e não revidar, entendo que ele é mais novo e está aprendendo o que pode ou não pode. 

4- Brincar juntos: Mesmo com a diferença de idade eles se entendem e brincam juntos, uma hora as brincadeiras são de criança de 1 ano, outra hora é brincar de super homem. É lindo de se vê!!!

5- Ter paciência/Esperar: O mais velho que antes tinha seus desejos atendidos rapidamente, agora muitas vezes tem que esperar, pois quando o mais novo chega, a rotina da casa se transforma e os cuidados com o bebê são muitos. e nesse momento se torna prioridade. E depois dessa fase, serão dois, então vão ter que aprender a esperar e ter paciência.

E, por último, o mais importante,

6- Amar: O mais novo ensina ao irmão mais velho a amar outro ser, pequeno e indefeso que ele irá proteger. Ensina um amor diferente, um amor de irmão, de doação.

Esses são ensinamentos que percebi neste primeiro ano de vida juntos, mas com certeza essa convivência ainda terá muitas aprendizados, mas o que mais quero é que seja uma convivência de muito amor! 

 E vocês o que incluiriam nesta listinha????

LEIA TAMBÉM:
- {Ser mãe} Sentimento de amor e dor: AQUII
Vai ser PAI? E agora? 14 dicas que precisa saber!: AQUI
- 50 Conselhos para Mães de Primeira Viagem: AQUI
Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...