O meu filho tem medo de ir ao Dentista, e agora?

O meu filho tem medo de ir ao Dentista, e agora?
A educação bucal começa em casa com os pais ou responsáveis, que vão introduzir noções básicas de saúde bucal mesmo antes dos primeiros dentinhos nascerem, limpar a gengiva com gaze é uma forma de criar um ritual de higienização, e desde já desmistificar a ideia que cuidar dos dentes é algo chato e doloroso.


Depois de nascido o primeiro dentinho, uma escova colorida que prenda a atenção da criança fará com que a limpeza dos dentes torne-se algo ainda mais divertido, cantar músicas e inventar historias com super heróis e etc. também é uma ótima dica para tornar a higienização prazerosa.

Isso tudo é importante pois o modo como o assunto “dentista” for apresentado desde o começo da vida das crianças será fundamental para que não criem resistência ao assunto. Outro ponto importante é não esperar o seu filho ter alguma dor nos dentes para agendar a primeira consulta, como já aconselhado, o ideal é que a vista ao dentista odontopediatra aconteça no primeiro ano de vida.

Quando a criança tem em torno de 1 a 3 anos de idade, o convívio com os pais e alguns familiares é praticamente todo o seu circulo social, então é muito importante manter-lo longe de comentários negativos sobre as idas ao dentista. Não basta explicar a seu filho como é importante e tranquilo ir ao dentista, se, mesmo sem querer, você costuma soltar frases negativas sobre o assunto, a criança escuta tudo e tende a repetir o que seus pais dizem ou fazem. Caso os pais e/ou responsáveis tenha algum receio de ir ao dentista, não devem expressar isso perto da criança. “A gente imagina que educa com o que fala. Mas as crianças aprendem pelo não verbal também”, explica Calegari da revista Crescer.

Depois feita essa introdução a saúde bucal em casa, escola um profissional competente e que seja especializado em atender crianças, que tenha paciência e responda todas as perguntas do seu filho, diante de tantas novidades é normal que ele tenha muitas dúvidas. O ambiente do consultório também é muito importante, a criança vai estar acostumada com a descontração dos cuidados em casa, então procure um consultório que seja lúdico e bastante interativo para que seu filho se encante com o ambiente e queira sempre voltar. Sendo assim as dificuldades em se fazer os procedimentos será mínimo, o medo não existira, o dentista se tornará um grande amigo, e o sorriso de seu filho permanecerá sempre bonito e saudável.

Escrito pela Equipe das Clínicas Village Odonto e Villa Dente
A primeira ida ao dentista. Quando deve ser?'
LEIA TAMBÉM: 
A primeira ida ao dentista. Quando deve ser?: AQUI

Como e quando tirar a chupeta {7 Dicas} AQUI
Mito ou Verdade? Antibiótico faz mal para os dentes das crianças: AQUI
Como escovar os primeiros dentinhos: AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...