Você já reparou na linguinha do seu filho?

Hoje trataremos de assunto muito importante porem pouco conhecido e que gera um grande incômodo nos nossos pequeninos, o freio lingual. 

Você já reparou na linguinha do seu filho?
Conhecido popularmente como língua presa o freio lingual é uma anomalia que faz com que a criança não consiga muitas das vezes colocar a língua para fora. Em bebês é bem comum o freio ser curto, dando a impressão de língua presa. Anatomicamente, o freio lingual é uma prega de tecido localizada embaixo da língua e que se insere na parte de trás da gengiva inferior.

Quando necessário, o tratamento consiste em cirurgia para a remoção do freio e fazer com que a língua se movimenta melhor. O que gera grande dúvida é quando proceder com tal cirurgia, pois cada caso é um caso. Muitas das vezes os movimentos feitos pela língua, e até o comprimento do freio é diferente, e um caso especial.

Muitas vezes os movimentos da língua ficam tão restritos que podem prejudicar a amamentação da criança, além de futuramente atrapalhar o desenvolvimento da fala da mesma. Pode também haver casos em que o freio não atrapalhe a amamentação nem a fala da criança, mas não deixa de ser um risco e um incomoda para criança. Uma criança com o freio curto tem mais dificuldade em espalhar a saliva na sua boca e dentes e desta, forma está mais suscetível a vir a ter cárie dentária.

Não existe uma idade certa para se realizar a cirurgia, que poderá ser feita pelo odontopediatra ou por um cirurgião pediátrico, e se existem alterações no padrão da deglutição e no padrão articulatório verbal é importante a intervenção do fonoaudiólogo para a reorganização do padrão motor da língua para a função.

Entretanto, muitos profissionais optam por fazê-la o quanto antes, desde que seja realmente necessária, a fim de evitar qualquer transtorno para o desenvolvimento da criança. Mas, para isso, é importante que médicos, dentistas e fonoaudiólogos estejam em sintonia.

Além de tudo isso, o freio lingual pode se tornar um grande incomodo para a criança, fazendo com que ela não consiga se expressar corretamente através da fala, fazendo com que muitas das vezes na escola, ou até mesmo na própria família a criança se sinta desconfortável e infeliz. E o papel do dentista, juntamente com o fonoaudiólogo, é fazer com que nesse caso, a criança se sinta melhor e o mais confortável possível com a situação em que ela se encontra.


Escrito pela Equipe das Clínicas Village Odonto e Villa Dente
Você já reparou na linguinha do seu filho?
LEIA TAMBÉM: 
A primeira ida ao dentista. Quando deve ser?: AQUI
Como e quando tirar a chupeta {7 Dicas} AQUI
Mito ou Verdade? Antibiótico faz mal para os dentes das crianças: AQUI
Como escovar os primeiros dentinhos: AQUI

1 comentários:

  1. O bebê de uma amiga nasceu assim,com a língua presa,com 5 meses fizeram uma pequena cirurgia onde contaram e soltaram ela,agora tudo melhorou ela disse.
    Ótimo post!
    Beijo

    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...