Você não é o único preocupado com matemática

Brasil está entre piores do mundo em qualidade de ensino de matemática.
O Brasil é um dos piores países do mundo em termos de qualidade no ensino da disciplina, apesar de ter se recuperado no ranking de tecnologia e informação. Essa classificação, que foi publicada pelo Fórum Econômico Mundial em Genebra, coloca o país na 133º posição no quesito qualidade de ensino, dentre os 139 países que foram avaliados na pesquisa. De acordo com o levantamento, o Brasil teve uma elevação da 84º para a 72º posição na área de tecnologia de comunicação. Isso porque novas políticas que buscavam reduzir o preço da banda larga foram capazes de reverter essa queda e hoje mais brasileiros têm acesso a internet e uso de aparelhos eletrônicos. Em termos de usuário, o Brasil fica em 37º lugar.
Antes de continuar a ler esse artigo, que tal começar a estudar matemática online com professores brasileiros e estrangeiros altamente gabaritados na disciplina? Encontre suas aulas particulares de matemática - preply e comece a estudar para vestibulares à distância.

Brasil está entre os piores no ranking
De acordo com o informe de Genebra, países como Finlândia, Noruega, Cingapura, Suécia e Estados Unidos estão liderando o mundo em termos de impacto econômico gerado a partir dos investimentos em tecnologia da informação e comunicações. Nesses países, o apoio e o incentivo são bem maiores, com uma regulação sólida e muita mão de obra disponível. Já entre os países do BRICS, a Rússia lidera, na 41º posição. A China aparece em 59º, a Índia na 91º e a África do Sul na 65º. É importante ressaltar que para que a tecnologia digital continue dando passos largos e contribuindo para o cenário socioeconômico é preciso antecipar os efeitos do mercado e assegurar acordos junto aos trabalhadores do meio. No critério inovação e negócios, o Brasil está entre os piores do mundo, na 125º, ou seja, abaixo de países como Moçambique, Suazilândia e Gâmbia. A falta de incentivo do Estado no setor de tecnologias de comunicação foi destacada como sendo o principal obstáculo.

A Matemática no Brasil
A realidade da matemática na educação básica brasileira está muito distante de ter um nível aceitável. Ao mesmo tempo em que temos, de fato, estudantes brasileiros ganhando prêmios Nobel em competições de matemática, temos, por outro lado, um país que ocupa as últimas posições do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) nesse campo do conhecimento. Segundo dados da Prova Brasil, por exemplo, apenas 12% dos adolescentes brasileiros concluem o ensino fundamental na rede pública tendo absorvido o esperado para a idade. No caso da matemática, ela se diferencia de outras disciplinas pelo fato de seu conhecimento ser contínuo. No Brasil, o aprendizado da matemática nas redes públicas e privadas deixa o país entre os últimos no ranking do Pisa. Em matemática, o Brasil caiu para a 58º, sendo que foram avaliados 65 diferentes países nessa pesquisa.

Enquanto alguns ganham destaque, a maioria patina nessa disciplina. A matemática, em muitas escolas, ainda é transmitida aos alunos de forma muito abstrata e fora de contexto, o que torna a matéria ainda mais difícil de aprender. Os prêmios que o Brasil tem obtido nas competições da disciplina mundo afora mostram que, com as condições necessárias, aprender matemática é perfeitamente possível. O que falta no Brasil é apenas incentivo.

Incentive a matemática para seus filhos! 
Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...