Saiba mais sobre a varicocele

A varicocele é um problema comum entre os homens, atingindo aproximadamente 20% da população masculina no mundo. A condição se desenvolve, normalmente, na puberdade, entre 14 e 15 anos, sendo uma causa recorrente de infertilidade na vida adulta. Ainda que seja a causa mais frequente de infertilidade entre os homens, 2/3 dos portadores não são inférteis.

Por ser assintomática na maioria dos casos, a varicocele muitas vezes passa despercebida ao longo da vida, sendo que apenas exames específicos vão permitir o diagnóstico da condição.

O que é a varicocele?
A varicocele se assemelha com as varizes que surgem em diversas partes do corpo tanto de homens quanto de mulheres, tratando-se de uma dilatação anormal das veias. Por ocorrer nos testículos, a varicocele causa uma insuficiência na drenagem do sangue, resultando em um represamento de sangue, acompanhado de dilatação venosa na região do escroto.

Devido ao posicionamento da veia, a condição ocorre em 80% dos casos no testículo esquerdo, entretanto, afeta a qualidade da produção de espermatozoides em ambos os testículos e, nesses casos, pode ocasionar a infertilidade masculina.

Quais os sintomas da varicocele?
A varicocele, mesmo que promova mudanças na produção e qualidade dos espermatozoides, é, na maioria dos casos, assintomática. Com a falta de sintomas que indiquem a doença, muitas pessoas não procuram ajuda médica. Entretanto, em alguns casos, um conjunto de sintomas podem indicar que há um problema, são eles: 
  • Sensação de peso no escroto; 
  • Dor descontinuada na região; 
  • Infertilidade; 
  • Volume escrotal saliente. 
Quando não há a presença de sintomas é comum que a varicocele seja identificada em consultas de rotina ou no urologista. Entre os exames que permitem diagnosticar a condição estão o exame físico ou o ultrassom com dopplervelocimetria dos testículos.

Existe tratamento para a varicocele?
O tratamento de varicocele deve ser indicado por um urologista após a avaliação adequada do paciente e a realização de exames que vão apontar quais as particularidades do caso. Nos casos em que a infertilidade é o sintoma que gera maior incomodo, um tratamento para fertilidade em uma clínica de reprodução humana pode ser mais adequado.

Nos pacientes que relatam desconfortos com a condição, é indicado o tratamento cirúrgico, realizado com o auxílio de um microscópio de alta precisão, sendo considerada uma cirurgia de baixa complexidade.

Após a realização da cirurgia um período de 3 a 6 meses é sugerido para realização do espermograma para verificar o sucesso do procedimento e superação da varicocele.

Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

1 comentários:

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...