Coleguium Rede de Ensino - Educação Infantil

Na tarde do dia 30, tive juntamente como Beagá Mães, a maravilhosa oportunidade de conhecer de perto o Coleguium Rede de Ensino. Foi uma tarde repleta de encantamentos e aprendizados. Posso dizer que também houve momentos de pura emoção.
Fomos recepcionadas de uma maneira incrível, com muita felicidade e carinho por toda equipe de trabalho, que nos apresentou e a infra estrutura da unidade Santa Amélia e também a proposta pedagógica de toda rede de ensino. 

O Coleguium, tem o nono lugar nacional no ENEM; é a segunda melhor escola de Belo Horizonte e de  Minas Gerais e pelo sexto ano consecutivo uma das melhores escolas do Brasil.  Em 2017, completa completa 30 anos e inaugura sua primeira unidade internacional, totalizando 17 unidades. Porém o que mais me encantou foi o ensino infantil e a proposta pedagógica desta faixa etária. 

O Coleguium diferencia-se na proposta pedagógica para a Educação Infantil principalmente pelo seu pioneirismo na formulação de projetos que privilegiam o lúdico, o movimento, a interatividade, a socialização, a fantasia e a aprendizagem de conceitos fundantes pela criança. Na instituição, cada ação educativa e projeto de trabalho tem uma razão de ser e de acontecer. Brincar de roda, recitar
parlendas, cantarolar, se comunicar oralmente ou por escrito com personagens reais ou imaginários, manipular materiais concretos, experimentar, produzir… São estratégias que motivam os pequenos em seu percurso social e de aprendizagem. Na Educação Infantil as crianças se envolvem
significativamente, pois sabem exatamente quais serão os caminhos que irão percorrer em cada atividade geradora, em cada projeto.
A aprendizagem da leitura e a escrita deve caminhar lado a lado com a imaginação e com os atributos da fantasia. Por isso, uma forma de fomentar esse contexto nas escolas é inserir personagens do “faz de conta” nas propostas didáticas. No Coleguium, os personagens integram os projetos pedagógicos desde a Educação Infantil.

CONHEÇA ALGUNS DOS PROJETOS QUE VIMOS:
DONA LIVROLINA
Dona Livrolina é uma simpática, mas exigente, senhora. Muito metódica e atrapalhada com seus óculos (que estão sempre perdidos), já aposentada há muito tempo, tanto tempo que já perdeu as contas. Ela trabalhava na Biblioteca Nacional do Reino Encantado, onde guardava com muito carinho os livros com as histórias das fadas, príncipes e bruxas. Por isso, eles existem até hoje. É uma apaixonada pelos livros. Seu maior prazer é ler, contar histórias e organizar os seus livros. Ver que crianças leem os livros da sua biblioteca e os tratam com cuidado é a sua realização de vida.
CASCOLÂNDIA:
O trabalho específico com colagens possibilita à criança fazer experimentos com formas, texturas e cores, aplicando os mais diversos tipos de materiais sobre diferentes superfícies. Essas experiências são muito importantes para o desenvolvimento de diversas habilidades. Os trabalhos tem início com a presença do personagem “Seu Cascola”, prefeito de Cascolândia, uma cidade que foi construída a partir de colagens. Após o inusitado encontro, os alunos se envolvem com colagens de diversos materiais, sobre variadas superfícies, utilizando os materiais encontrados em uma sacola deixada por ele.
CANTIGAS:
Aos dois anos, a criança está aprendendo a se expressar verbalmente. Por meio do contato com o outro, seu vocabulário é rapidamente ampliado e ela começa a perceber as sutilezas da língua. Nesse momento, ela busca modelos que lhe servirão como referencial para novas descobertas. As crianças, ao participarem de brincadeiras de roda, desenvolvem a noção de ritmo individual e coletivo, ampliando suas capacidades expressivas.

Esses são só alguns projetos que citei, mas tem muito mais...Também conhecemos o projeto do menino maluquinho, na sala de aula encontramos autênticos meninos e meninas maluquinhas, também o projeto  conhecendo o o mundo, onde as crianças conhecem outros países sem precisar sair da sala de aula com professoras vestidas e uma mala recheada de itens do país a ser conhecido. 
O evento contou com a participação da escritora e professora Tania Zagury que palestrou sobre Afeto, Auto estima e Limites e nos propôs a refletir sobre a criação e educação dos nossos filhos nos dias de hoje, trazendo palavras de apoio, para uma criação com menos culpa e mais limites.
E para finalizar com chave de ouro tivemos uma grande surpresa! Uma linda  apresentação dos alunos da escola, foi emocionante e cativante! Queria abraçar e beijar todos eles! Cada um mais fofo que o outro! rs
Para conhecer o que é Coleguium e quem são os profissionais que trabalham lá e se dedicam cada dia mais pela educação de nossas crianças. Vejam:

As matriculas já estão abertas! Entre em contato:
E-mail: coleguium@coleguium.com.br
Central de atendimento:  (31) 3490 - 5000

8 comentários:

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...