VERDADES E MITOS SOBRE A CÁRIE

Um dos problemas bucais mais temidos por adultos e crianças é a cárie. A cárie aparece no dente pelo fato do individuo não ter uma escovação correta, e não tratar dos dentes como se deveria ser feito. 

VERDADES E MITOS SOBRE A CÁRIE
Segundo o Ministério da Saúde, quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, e a proporção chegou a quase 60% na faixa de 5 anos. Na dentição permanente, quase 70% das crianças de 12 anos e cerca de 90% dos adolescentes (15 a 19 anos) apresentaram ao menos um dente com experiência de cárie. Entre as conclusões, a análise apontou que o declínio da cárie dentária na população infantil vem ocorrendo de forma desigual na população brasileira. 

Cada vez mais vem sendo levantadas questões e questionamento sobre o que realmente a cárie pode provocar aos dentes a curto e longo prazo. 

  • Mitos
Se a pessoa não sentir dor, não precisa ir ao dentista
Mesmo sem apresentar dor, a visita ao dentista é fundamental, pelo menos duas vezes ano, pois várias enfermidades da boca, como bruxismo (ranger ou apertar os dentes durante o sono), periodontite (grau mais avançado da gengivite) e até mesmo uma cárie, podem ter uma progressão silenciosa. 

Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries
A prevenção de cáries se dá através da escovação e uso do fio dental completados com o uso de um bochecho que contenha flúor. O chiclete sem açúcar não causa cárie, mas está longe de prevenir. 

Enxaguantes bucais podem substituir a escovação e sozinho acabar com a cárie
Os enxaguantes bucais apenas completam a higiene bucal, e de preferência aqueles que contem flúor em sua composição. A escovação e uso de fio dental são os métodos mais eficientes. 

  • Verdades
O chiclete pode ser benéfico para a saúde bucal
Pode ser benéfico se o chiclete for rico em xilitol, um tipo de açúcar que não provoca cáries. O chiclete estimula a salivação, que tem a propriedade de impedir a progressão da cárie em seu estágio inicial. Entretanto, é preciso tomar outro cuidado: mascar chiclete por mais de 20 minutos pode provocar fadiga na musculatura da mastigação. 

Cárie é contagiosa
Sim, a cárie pode ser transmitida pelo beijo ou compartilhamento de objetos pessoais que vão à boca, como a escova de dente. 

A higienização noturna é a mais importante
Devemos escovar no mínimo três vezes ao dia nossos dentes e usar o fio dental em todas elas, toda escovação é importante. O que ocorre é que muitas vezes o paciente não tem tempo para fazer essas três escovações de forma minuciosa, nesse caso dê preferência à noturna, pois é o período onde o alimento ficará mais tempo acumulado nos dentes e tecidos bucais já que o paciente estará dormindo e com uma diminuição do fluxo salivar que ajuda na limpeza.
Escrito pela Equipe das Clínicas Village Odonto e Villa Dente
Você já reparou na linguinha do seu filho?


LEIA TAMBÉM: 
A primeira ida ao dentista. Quando deve ser?: AQUI
Como e quando tirar a chupeta {7 Dicas} AQUI
Mito ou Verdade? Antibiótico faz mal para os dentes das crianças: AQUI
Como escovar os primeiros dentinhos: AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...