Planejando o chá de bebê: dicas práticas para uma festa sem estresse

As mamães, especialmente as de primeira viagem, têm muito com o que se preocupar e não param de pensar um só segundo nas coisas que precisam organizar: como montar o quartinho e escolher o tema, quais cuidados tomar, quando lavar as roupas do bebê, que exames fazer, quando e como organizar o chá de bebê... 
Personal Creations/Flickr

Pensando nisso, para aliviar um pouco de todos esses preparativos, separamos algumas dicas para ajudar você com essa última tarefa! Confira:
  • Quando, quem, onde...
Geralmente as festinhas de chá de bebê acontecem em torno de 30 a 35 semanas, pois não há muito risco do bebê nascer antes, mas o tamanho da barriga já vai estar bom, afinal, o legal é ela estar aparente! Muitas vezes os familiares próximos, amigos da mamãe ou padrinhos da criança se encarregam dessa tarefa, então, se alguém oferecer, não negue ajuda e deixem que colaborem!

Um momento delicado é o de fazer a lista de convidadas, pois mesmo que deseje fazer algo mais simples, se tiver uma família grande, isso pode gerar algumas controvérsias, então pense bem, já que precisa saber o número aproximado de pessoas que irão comparecer, tanto para providenciar a quantidade de comida a servir, como para escolher o local - casa de alguém, alugar salão de festas ou usar o do condomínio - e não ser pega desprevenida! 
  • Tema e convite
Com a data escolhida e a lista de convidados pronta, é hora de enviar os convitinhos. Você pode fazer isso pessoalmente ou enviar por uma forma mais tradicional, o correio, ou ainda por uma mais tecnológica, o e-mail, assim economiza os gastos da impressão. 

Há diversos modelos online para você se basear ou templates já prontos para utilizar e só mudar as informações. Neste momento você já pode começar a idealizar o tema, para basear o modelo e as cores do convite de acordo. Se já sabe o sexo da criança há os habituais tons rosa ou azul, assim não tem erro pois nas lojas o mais fácil mesmo é encontrar decorações específicas para cada gênero, mas você pode ser mais original e criativa e fazer algo colorido, com tema circense, animais, ursinhos...

Ainda no quesito convite, muitas futuras mamães ficam num dilema entre enviar a sugestão de presente, fazer uma wishlist, ou deixar à escolha do convidado - ou da boa vontade dele de perguntar o que é mais necessário. Pode parecer chato a princípio, mas muitas especificam no convite o que é para levar, isso facilita para o convidado e evita que depois você fique com uma pilha cheia de fraldas tamanho M, mas nenhuma de recém-nascido, por exemplo ou descubra, quando lavar as roupas do bebê, que só ganhou peças de uma estação!

Se ficar meio sem graça de fazer isso, você pode cadastrar em algumas lojas uma lista com os itens de que precisa - assim como os noivos fazem com as listas de casamento - e deixar que seus convidados decidam o presente, mas com uma ideia em que se basear e com uma gama maior de opções e preços, desde modestos até mais generosos, para os que tem condições. Ou ainda fazer chás temáticos como só de fraldas, ou de livrinhos para montar uma estante para o bebê...
                                                                                                                                                       Pixabay
  • Decorações e detalhes
Após os convites enviados, com algumas semanas de antecedência para seus convidados poderem se programar, você pode mandar fazer as etiquetinhas, adesivos, rótulos, bandeirinhas etc. Se estiver em um modo mais econômico, pode buscar pacotes na internet também que tem toda a parte de papelaria inclusa, o único gasto será o de imprimir os kits e o trabalho de recortar e colar, mas para isso que você tem amigas, sogra e cunhada, não é mesmo? O legal do chá de bebê é que tudo pode ser personalizado: rótulo da garrafinha de água, forminha do cupcake, cones para doces, bandeirinhas para enfincar nos docinhos, sacolinha de lembrancinhas, embalagem de balas, etc. 

Não se esqueça da toalha de mesa, você ainda pode escolher utilizar móveis rústicos ou alugar um conjunto ao estilo provençal (que inclui carrinho de chá, banquinho, mesinhas laterais e até suporte para bolo e bandejas para doces). Você ainda pode utilizar o que tem em casa e enfeitar com tecidos ou papéis diferentes e coloridos, só cuidado para não exagerar! 

As faixas ou letras que formam o nome da criança também são legais para pendurar na parede de fundo da mesa principal e assim como as bexigas, sempre em alta. Vasos e flores também são simples e super bem-vindos para alegrar o ambiente (você pode colocar algumas flores em garrafinhas e enfeitar com uma fita)! 
  • Comida e bolo
E não há festa que se mantenha sem comes e bebes, né? A melhor opção aqui são alimentos práticos e que não exijam muito preparo. Então ao invés de uma refeição completa aposte em petiscos e guloseimas que podem ser comprados ou feitos com antecedência, mantidos congelados e depois só aquecidos antes de servir, como salgadinhos, frios e embutidos, torradinhas com patês diversos, barquinhas com maionese, lanchinhos de pernil, palitinhos de cenoura e pepino em conserva etc. 
                                                                                                                          Imagem:Eldriva/Flickr
Se tiver espaço no orçamento, considere chamar um serviço especializado para não ter muito trabalho comprando os ingredientes, fazendo, esquentando, servindo e limpando - alguns providenciam até as bebidas, então pese na balança e veja o que mais compensa para a sua situação. Outra opção é dividir esse peso e pedir aos convidados para que tragam um prato de comida, especificado se doce, salgado ou de beber no próprio convite. 

Os docinhos também não podem faltar, mesmo porque ficam ótimos na decoração da mesa principal: brigadeiro, beijinho, cupcakes, pirulitos, cake pop, mini mousses variadas, jujubas e o indispensável bolo, já fizemos um post com ideias para chá de menina. Na mesa, para enfeitar, pode ser usado um de biscuit ou um feito de fraldas e toalhas em várias camadas presas por laços, fica um charme e dá um tom divertido à mesa. 
  • Atividades
Prepare-se para ser enrolada no papel higiênico, rabiscada e passar alguns micos, ou fazer os outros pagarem! Uma tradição que não pode faltar no chá de bebê é alguma brincadeira ou jogos divertidos para entreter e engajar os convidados. As opções são infindáveis, você pode optar por umas mais, digamos, constrangedoras, ou, se não estiver no clima, alguma competição que envolva prêmios, como um jogo de STOP mas focado no universo infantil, um “Qual é a música?” com canções de ninar e rimas. Um desafio comum é a da futura mãe ter que vestir uma boneca como um bebê, colocando fralda, body e tudo na ordem correta. 

Para ter algo para recordar deste momento, você pode vestir uma camisa branca lisa e pedir para os convidados assinarem com canetas coloridas, ou pegar um caderno ou scrapbook e pedir para as pessoas deixarem recadinhos para seu bebê nas páginas em branco, depois do chá é só revelar as fotos e usar a imaginação para ter uma lembrança bacana e bonita deste momento.

E o que seria de um álbum sem fotos legais e bem tiradas para colocar - ou até mesmo postar em suas redes sociais? Considere contratar um fotógrafo se couber no orçamento, senão peça aos familiares e amigos. Uma ideia bacana é fazer ou imprimir plaquinhas divertidas, colá-las em um palito e usar nas fotos, vale mensagens, emoticons, “memes”...
                                                                                                                                                                                  JeremyNicholson/Flickr
  • Lembrancinhas
Por falar em recordações, as lembrancinhas para os convidados são essenciais. Não é preciso investir muito esforço nisso, se não quiser mandar fazer, você pode utilizar coisas simples e dar um toque com adesivos e embalagens personalizadas. Algumas ideias são imã de geladeira, sabonetinho, kit aromatizador, saquinhos de sachê, vasinhos de planta etc.

Por fim, chegado o grande dia é só aproveitar e curtir, sem stress nem correrias! Depois você terá muita coisa para arrumar, com todos os presentes que ganhar.

LEIA TAMBÉM:
Bolo para chá de Bebê de Meninas- 50 Modelos Lindos: AQUI
48 Ideias de bolo de fraldas para Meninos: AQUI
16 Ideias para seu Convite de Chá de Fraldas: AQUI
20 Modelos de convite para Chá de bebê: AQUI
Brincadeiras para Chá de Fraldas/Bebê: AQUI
Idéias para Chá de Fraldas/Bebê de Menina: AQUI
Idéias para Chá de Fraldas/Bebê de Menino: AQUI
Chá de Fraldas OU Chá de bebê?AQUI
Chá de Fraldas/ Chá de bebê! Fazer ou não? AQUI

Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...