Brincadeiras Educativas para Saúde Bucal

Na maioria das vezes para as crianças a ida ao dentista se torna motivo de medo e preocupação, as mesmas não tem um costume regular de visita ao profissional.
Métodos que os próprios pais podem interagir com a criança fazem com que elas se sintam mais à vontade e interessadas com a ida ao dentista. 
Ensinar os filhos sobre a importância da higiene bucal desenvolvendo junto com eles uma rotina divertida de escovação e uso do fio dental, a partir dos primeiros anos de vida faz toda a diferença na saúde bucal da criança.

Incentivar as crianças a assumir a responsabilidade pela sua própria higiene bucal e incutir hábitos saudáveis não só ajuda a prevenir a cárie, mas também aumenta a autoestima do seu filho.

Algumas escolas aderem projetos semestralmente que ajudam a criança a entender a importância e necessidade de cuidar bem dos seus dentinhos e preserva-los. Mesmo com projetes incentivadores, os pais devem em casa continuar o processo de incentivo a criança, sempre tratando a escovação com diversão, mas ao mesmo tempo seriedade. 

A companhia e a supervisão dos pais são fundamentais até os sete anos. “Depois disso, entende-se que a criança já tem coordenação para escovar os dentes sozinha e capacidade de entendimento da sua importância”.

Estão citadas abaixo algumas dicas de como fazer dessa obrigação de escovar os dentes, algo divertido:
  • Comece com uma abordagem diferente. Em vez de: “é hora de escovar os dentes”, tente: “vamos brincar juntos de escovar os dentes?”.
  • Cante músicas. Podem ser já famosas (existem muitos desenhos animados que trabalham com a dinâmica da escovação) ou criadas por você especialmente para o momento.
  • Faça caretas e vozes divertidas que costumam arrancar sorrisos do seu filho.
  • Cada vez que ele fizer algum movimento certo, o elogie.
  • Tente brincadeiras como “O mestre mandou”. Primeiro faça você os movimentos corretos da escoação para que ele te imite. Não se esqueça do fio dental. Depois peça para que ele seja o mestre, para ver se ele realmente aprendeu.
  • Ensine de forma didática e fantasiosa a importância da escovação. Exemplo: explique que quando comemos os restos de comida ficam presos nos dentes deixando a boca suja e nós precisamos salvar os dentes de tanta imundice. Por isso é fundamental que a super escova entre em ação fazendo uma varredura contra o mal.
  • Tornar a escovação um momento de diversão e interação entre pais e filhos é a chave para o sucesso da aprendizagem. Quanto mais criativas forem as abordagens, sem deixar de lado o processo correto, mais fácil e prazeroso será essa obrigação.
Fontes: Colgate; Sorridents; Terra Saúde

Escrito pela Equipe das Clínicas Village Odonto e Villa Dente
Você já reparou na linguinha do seu filho?
LEIA TAMBÉM:
Verdades e Mitos sobre a cárie: AQUI
A primeira ida ao dentista. Quando deve ser?: AQUI
Como e quando tirar a chupeta {7 Dicas} AQUI
Mito ou Verdade? Antibiótico faz mal para os dentes das crianças: AQUI
Como escovar os primeiros dentinhos: AQUI

Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...