À moda antiga: 7 brincadeiras para ensinar para os filhos

Se há vinte anos atrás a maior preocupação dos pais era tirar as crianças da frente da TV, hoje o desafio para a nossa geração parece ter triplicado. Além do televisor, batalhamos contra computadores, celulares e videogames.
À moda antiga: 7 brincadeiras para ensinar para os filhos
Investir em atividades à moda antiga é necessário, seja com um jogo de esconde-esconde ou aprendendo como fazer origami. Brincadeiras que exercitam o intelectual e o físico são importantíssimas para o desenvolvimento dos pequenos. Confira abaixo uma lista com sete brincadeiras antigas que as crianças de hoje precisam conhecer:

1. Origami
À moda antiga: 7 brincadeiras para ensinar para os filhos
Foto: Michael Newton/Flickr
Lembra dos dias de verão em que a maior diversão era fazer corrida de barquinhos de papel em uma piscina? Pois é. Aprender como fazer origami é fonte de muitas atividades. Aprenda a fazer caixinhas, bonecos e até flores, que podem servir de enfeites, e dobraduras que vão estimular a mente da criançada. 

2. Papel e caneta
Jogos como "jogo da velha" e "Stop" (em que os participantes escolhem uma letra do alfabeto e respondem a um questionário e todas as respostas devem começar com essa letra) eram brincadeiras comuns na década de 1980 e 1990. Insira essas atividades e ajude também o pequeno em sua coordenação motora e escrita!

3. Dia sem energia
À moda antiga: 7 brincadeiras para ensinar para os filhos
Foto:David K/Flickr
Assim como o detox tecnológico faz bem para a criançada, os pais podem se beneficiar. A ideia é abolir a energia elétrica do dia, levando os pequenos a se divertir com atividades físicas ou jogos de tabuleiro. Contar histórias, pega-pega, amarelinha e esconde-esconde são uma ótima forma de entreter os pequenos e de reviver a infância. 

4. Silêncio
Brincar de mímica é uma das atividades que estimula não só o cérebro como as habilidades físicas dos pequenos (e nossas também). Selecione um tema e, em uma tigela, coloque papéis com nomes de filmes, objetos ou músicas relacionados a ele. Divida os participantes em dois grupos e escolha alguém para fazer gestos representando a palavra sorteada. 

5. Esporte sem cobrança
Na escola, as crianças aprendem as regras de um bom jogo de vôlei ou futebol. Chegou a hora de ignorar todas elas e somente brincar. Levar os pequenos ao parque ou convidar os amigos para uma partida descompromissada de qualquer esporte é mais valioso que qualquer medalha. 

6. Caça ao tesouro
À moda antiga: 7 brincadeiras para ensinar para os filhos
Foto: Erik (HASH) Hersman/Flickr
Uma forma de entreter a criança e envolver os amigos do prédio ou da escola é desenvolver uma caça ao tesouro. Aproveite o período das férias e esconda um brinquedo cobiçado ou mesmo um kit volta às aulas para que eles brinquem de achar o prêmio.

7. Massinha
Para crianças de diferentes idades, a massinha é uma forma de entreter e desenvolver a criatividade. O mais legal é que dá para fazer uma receita caseira. Confira aqui um passo a passo!

Curtiu nossas dicas? Comente a sua experiência e dê dicas de outras brincadeiras para aproveitar o verão em família e longe do sofá. 

LEIA TAMBÉM:
Como fazer massinha de modelar em casa e como brincar de forma divertida: AQUI
Dicas de passeios para aproveitar a primavera com os filhos: AQUI
Brincar é coisa séria: AQUI
Dicas de como tirar as crianças da TV: AQUI
Ideias de brincadeiras ao ar livre para as crianças: AQUI

Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...