10 Dicas para desenhar seu negócio (parte II)

Olá! Como vão todas?
Hoje vamos dar dicas para você diversificar o seu negócio, distribuir melhor, relacionar com seus clientes e fidelizá-los e como perseverar sempre!!! Este texto complementa o texto anterior (Ler AQUI), então caso não o tenha lido corre lá primeiro para absorver melhor o conteúdo deste aqui.E vamos às dicas!
1- Diversificar
Esteja atenta às oportunidades de negócios. Saiba o que acontece no seu mercado de atuação para saber o que pode melhorar no seu produto ou serviço. É importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto para se atualizar. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. Se sua empresa tem cerca de um ano de existência é uma boa hora para diversificar. Ou se você ainda não tem um ano mas já sobrevive bem dentro da concorrência, reuna seu conhecimento para diversificar seu negócio, faça parcerias que agreguem e que complementem seu produto ou serviço. Foque no que vai fazer e em como vai ampliar mercado e permita a transferência de idéias entre os parceiros. De nada adianta ser original se seu diferencial não tiver apelo para o cliente. Procure captar e entender suas necessidades, pergunte sempre e, sobretudo ouça e observe. Não é raro uma pessoa descobrir uma oportunidade de diversificação a partir do feedback de um cliente, portanto não se intimide em perguntar ao seu cliente o que o atenderia melhor, ou qual o diferencial que ele vê na concorrência.

2- Distribuição, suprimentos e logística
Você precisa ter seu produto ou serviço disponível para o seu cliente em locais de fácil acesso e precisa também garantir que o recebimento da mercadoria seja feita de modo seguro, rápido e cômodo para o cliente. Uma boa gestão da cadeia de suprimentos deve incluir maneiras de aumentar o rendimento de todas as etapas logísticas que levam até a satisfação do cliente final.

Agilidade e controle da linha de produção: Tenha todos os seus processos mapeados, pois somente assim a gestão terá controle total de sua produção. Quanto mais números e informações você tiver, mais fácil identificará as fragilidades da sua cadeia de suprimentos. Poderá por exemplo, analisar se você demora mais que a concorrência para realizar determinada atividade. Se você mantiver um bom acompanhamento do início ao fim do processo, é possível até prever e agilizar a resolução de possíveis problemas.

Melhore suas previsões de demanda para evitar faltas e desperdícios: Melhore suas previsões de demandas, tanto internas quanto externas. Uma sugestão é olhar para o passado e analisar o histórico de vendas da empresa. Assim, se você quiser prever a demanda para o mês de abril, verifique os números relativos ao mês de abril do ano anterior, aplicando comparativos de crescimento dos períodos anteriores como flutuação de mercado e a possibilidade de imprevistos. Mesmo utilizando dados estatísticos para essa análise, você terá uma intuição muito forte. A intuição vem do somatório de todas suas experiências de sucesso e de fracasso, das suas ponderações inconscientes a respeito, como consequência de cada decisão. Se a sua empresa ainda não tem um ano para auxilia-lo nessa tarefa, será necessário muito estudo da concorrência e do mercado e a intuição vai falar bem mais alto.

Procure alianças de parceiros inovadores e eficientes: Uma boa maneira de acertar na distribuição do seu produto ou serviço é fechar parcerias comerciais que tenham capacidade inovadora, que demonstram potencial para lhe ajudar no desenvolvimento de novos processos ou que consigam de alguma forma contribuir para melhorar a eficiência no seu negócio. Tenha em mente que nem sempre tamanho e fama são essenciais. Às vezes, apostar nas promessas do setor – aquele fornecedor pequeno que ainda está construindo sua reputação – pode oferecer belas surpresas quanto à inovação, comprometimento e capacidade de entrega.

Integre as informações envolvidas na sua cadeia de suprimentos: Integre as projeções de vendas feitas no seu planejamento estratégico com o planejamento de produção, as finanças com os custos orçamentários, fluxos de caixa e investimentos, garantindo assim um único plano de ação conciso e completo. Integre sempre que possível também o marketing para conseguir monitorar quais campanhas de marketing tiveram melhor retorno, considerando a época de veiculação, as condições de mercado, fabricação e distribuição de produtos ou serviços.

Monitore seus fornecedores: Seus fornecedores são seus parceiros de negócio, e se você possui poucos ou apenas um fornecedor de dado produto, a falha de um fornecedor pode ser suficiente para atrapalhar sua cadeia de suprimentos, causando rombos orçamentários ou o descontentamento de seus clientes. Quando você monitora seus fornecedores resguarda-se de erros vindo de fora da sua empresa Para manter-se no topo, você precisa estar sempre atenta não somente ao seu ambiente interno, mas também a todos aqueles envolvidos de alguma forma em seu processo produtivo, fazendo as devidas adequações e inclusive substituições, quando necessário.

3- e 4- Relacionar-se e Fidelizar clientes
Se a sua empresa já atrai olhares de clientes por oferecer os melhores produtos, parabéns! Mas isso não é suficiente. Tem muita concorrência aí fora. E não há produto ou serviço que não pode ser copiado ou melhorado. É necessário hoje ultrapassar os limites da satisfação pessoal do cliente. Seu produto ou serviço pode abrir portas e te colocar na briga do mercado, mas não é suficiente para garantir que o cliente não adquira produtos ou serviços da concorrência. Gerar encantamento na clientela é um trabalho de médio e longo prazo que deve incluir além da qualidade oferecida uma estratégia para construir um vínculo afetivo entre marca e cliente, consolidando assim a fidelização. Vamos pensar em alguns itens importantes para você praticar, ou melhorar para fidelizar seus clientes.

Atenda o cliente da forma como ele quer ser atendido: O seu atendimento é um diferencial, por isso tenha e mantenha um bom atendimento para encantar seus clientes. Treine-se e treine sua equipe para atender o cliente como ele quer ser atendido. Não insista em atender como você acha que é melhor para o cliente. Seja atencioso quanto às respostas do cliente e capte seus sinais para aprender sobre suas preferências e necessidades, aprenda como ele prefere ser abordado. Aprenda a ouvir e se colocar no lugar do comprador.

Foque no cliente certo para você: Defina bem qual é o seu público certo. Gastar energia querendo quantidade não irá trazer ganhos compensadores. Não há produtos e serviços que agrade a todos. Crie estratégias para as pessoas certas para garantir que o atendimento seja de maior qualidade possível. Pergunte-se: Quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles estão buscando? O que eles esperam dos seus produtos ou serviços? Saber responder a essas perguntas é fundamental para direcionar sua estratégia de negócio (e de marketing) para o público certo e garantir a fidelização de clientes. 

Fidelize clientes usando a teoria da pirâmide invertida: Nessa teoria o cliente se encontra no topo, e para ele são destinados os maiores esforços dentro de uma empresa. Abaixo ficam os vendedores e todos os que lidam diretamente com o cliente e, abaixo desses, os líderes e gestores, aos quais cabe todo o suporte necessário para sustentação deste sistema.

Os clientes nessa teoria são o motivo que justifica todo o seu trabalho. O foco é o cliente e não o produto ou seus processos. Dessa forma a cultura do bom atendimento da sua empresa visa relacionamento de qualidade e reconhece o valor de ferramentas como SAC, ouvidoria, pesquisa de mercado, segmentação em marketing, entre outros.

Dê tratamento VIP aos clientes fiéis: Os clientes fiéis podem responder por até 65% do faturamento de sua empresa, então você não acha que eles merecem um tratamento privilegiado? Portanto invista em ações de relacionamento diferenciada como newsletters exclusivas, cupons de desconto, vantagens de um clube de fidelidade, antecipe lançamentos e ofertas e investa em conteúdo personalizado. Afinal eles são o maior capital de sua empresa. Lembra?

Monitore sempre seus clientes: Toda ação voltada para a fidelização de clientes precisa ser monitorada. Você precisa saber se está indo de encontro com o gosto do cliente ou não. Para isso, conte com um bom CRM (Customer Relationship Management) e uma equipe focada em resultados. Para ajustar sempre o foco da sua estratégia você precisa conhecer os resultados de cada ação que você realiza. Você pode reunir cada vez mais informações relevantes sobre seu público-alvo, suas preferências de abordagem e necessidades. Encare esse processo como um ciclo poderoso: quanto mais você monitora, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade de criar estratégias para fidelizar clientes. A melhoria é sempre contínua.
5- Persevere
As dificuldades vão surgir... Até porque a micro, ou pequena empreendedora muitas vezes tem uma empresa de uma só. Mas não desista, você não está sozinha, muitas mulheres e homens perseveraram e hoje são ícones em seus ramos com muito sucesso e consolidação no mercado. E se alguém já fez, você pode fazer também. Procure pessoas para te inspirarem, para você ter como modelo de sucesso, estude sobre as histórias dessas pessoas, conheça o modo como elas se saíram bem de situações difíceis, ou quais os erros que elas cometeram no caminho e como conseguiram conserta-los. Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nós empreendedoras de sucesso. “Você pode não acertar de primeira, errar ajuda a conseguir ir para frente. Faz parte do sucesso errar.” Alessandro Saade. E é a empreendedora que tem perseverança para continuar que pode se destacar no mercado. É normal que escutemos vários NÃOS antes de alcançarmos o negócio genial e muitas vezes encaramos isso como um fracasso. Mas, como eu disse ali em cima, existem muitas personalidades que acreditaram que um NÃO significa justamente o contrário – se levantar após cada queda é o que garante o sucesso, pois cada vez que a gente se levanta, está com mais conhecimento, e por isso fortalecida. Se você errou e pensa em desistir de uma vez por todas das suas ideias, aí vão 3 frases de pessoas de extremo sucesso que provam que os maiores também já foram pequenos, que já erraram e exatamente por isso se tornaram quem são hoje.

"Quando uma porta da felicidade se fecha, uma outra se abre; mas com frequência nós olhamos tanto para a porta fechada que não vemos a que já está aberta para nós." Helen Keller

"O fracasso é simplesmente a oportunidade de recomeçar, só que agora com mais inteligência. Não há desgraça no fracasso honesto; há desgraça em ter medo de fracassar." Henry Ford

"Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira, perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes confiaram em mim para fazer a cesta da vitória e eu errei. Eu falhei de novo, de novo e de novo na minha vida. E é por isso que obtive sucesso." Michael Jordan

Deixo mais uma dica bônus!
O Sebrae disponibiliza mais de 200 aulas on line GRATUITAS para ajudar a empreender. Deste material, 139 conteúdos são voltados para quem está interessado em começar um empreendimento, e 95 são para os que já possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Se você estão sem grana para investir em capacitação aproveite! Você pode usar o dinheiro de capacitação para investir no seu negócio e não precisa se ausentar da rotina da sua empresa para fazer os cursos. O acesso é imediato e as vagas são ilimitadas. Acessem o link: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/ e aproveite essa oportunidade! Realize o seu sonho!!!

Espero realmente conseguir ajudar as leitoras do Blog Mãe de Primeira Viagem e contarei com a ajuda de vocês para alcançar este objetivo. Conto com as suas opiniões, questionamentos, dúvidas, críticas, elogios, solicitações de conteúdo. Enfim, interação! Assim vamos ajustando o foco e todas crescemos juntas.

Então teclas a obra e vamos lá! Vejo você no próximo texto. Sempre aberta a sugestões de temas.

Autora: Kika Moreira

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...