COMEÇANDO O NEGÓCIO COM ESTRATÉGIA!

Olá querida mãe, mulher e empreendedora!
Em meu primeiro texto (Ler AQUI) discutimos o desafio de ser mãe e profissional. Vimos que um excelente caminho para resgatar a autoconfiança e a carreira é o empreendedorismo, que tem como primeiro passo estabelecer o objetivo do seu negócio:
O que deseja oferecer as pessoas? O que te brilha os olhos? Sua ideia pode virar algo que desperte o desejo de ser consumido?
COMEÇANDO O NEGÓCIO COM ESTRATÉGIA!
Após dado esse primeiro passo, chegou a hora de se concentrar em conhecimentos e ações estratégicas para o que deseja criar.

E a primeira delas após estabelecer seu objetivo é definir seu nicho de mercado. Mas afinal de contas... O que é isso?

Podemos definir nicho em termos de marketing como a fatia do mercado ao qual iremos direcionar os nossos esforços.

Quando a Johnson & Johnson desenvolve uma linha de produtos infantis, por exemplo, ela está definindo que quer oferecer soluções para a higiene infantil. Tendo isso em mente a empresa direciona toda sua comunicação para pais e mães de crianças que estejam nos primeiros anos de vida. Isso a permite manter seu foco bem definido e desenvolver uma comunicação clara ao direcionar seus esforços para o que e quem lhes interessam.

Apesar de ter utilizado um exemplo de uma empresa multinacional, definir o nicho de mercado é para todos... De grandes a pequenas empresas, de empreendedoras formais a informais. E no seu caso, o principio adotado por eles pode ser aplicado a você e ao seu negócio.
Em linhas gerais, você pode definir seu nicho de mercado baseado em: 

1. Público alvo: quando oferta seu produto/serviço a um público específico, como é por exemplo, o Mãe de Primeira Viagem, que tem como público alvo mães e mulheres empreendedoras.

2. Produto/Serviços: quando você foca no produto/serviço sem determinar um público específico, por exemplo, trabalhar como doces personalizados. Você tem um produto específico que irá adequar conforme a demanda do seu cliente, você pode fazer um doce para casamento, que é diferente de um doce para festa de criança, que é diferente para uma festa de Halloween e assim por diante.

3. Ultrafocado: é quando você se concentra em um público alvo específico, ofertando um produto/serviço também específicos, como é por exemplo o meu trabalho com o Coaching para Mulheres Empreendedoras, aonde oferto um serviço específico de Coaching para um público específico de mulheres.

E qual desses três tipos de nicho é o melhor?
Isso dependerá dos seus objetivos e do que quer desenvolver como negócio.
COMEÇANDO O NEGÓCIO COM ESTRATÉGIA!
Para algumas pessoas pode parecer desafiador definir qual nicho se adequa mais ao que quer criar, para outras essa tarefa pode vir mais facilmente. E uma boa dica para ajudar nessa escolha é:

Volte em sua ideia de negócio e se pergunte “O que vou oferecer é mais voltado para um público específico, segmento de mercado ou para os dois?”, conforme os exemplos citados acima.

Independente de qual tipo de nicho irá se concentrar, uma coisa é certa... Defini-lo é, junto com os objetivos de negócio, um dos pilares estratégicos para tornar seu empreendimento mais sólido e saudável desde o seu início. Afinal de contas, ter essa clareza servirá para montar toda a plataforma de comunicação do seu empreendimento, tema que abordarei em meu próximo texto.

Um grande abraço!
Eliene Oliveira
E-mail: contato@elieneoliveira.com

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...