Maternidade e Vida Profissional: Como conciliar?

Maternidade e trabalho são mundos distintos. Então, como lidar com ambos? Hoje a mulher possui direitos trabalhistas que foram conquistados com muita luta, ao longo da história, mas, por outro lado, a maternidade é um direito existencial que lhe foi atribuído desde a sua existência. Em todos os aspectos as preocupações e dúvidas são inúmeras e é isso que vamos tentar ajudar a esclarecer aqui!
Maternidade e Vida Profissional: Como conciliar?
A importância da mulher no trabalho
As conquistas das mulheres no mercado de trabalho ocupam um espaço recente na história. As transições do espaço privado - como a casa da família - para o espaço público - como o trabalho - iniciaram-se no fim do século XIX e início do XX, através do movimento denominado “feminismo”. 

Foi exatamente em 1850 que os primeiros sinais de insatisfação com o status quo feminino se evidenciou. Os protestos eram para que as mulheres tivessem mais espaço social para se tornarem mães e esposas melhores. Para tanto, naquela época o que se exigia era a liberdade para adquirir conhecimento e direitos inerentes às necessidades femininas.

A mulher no contexto da maternidade
Antes do contexto atual, os valores femininos eram rigorosamente estabelecidos. Todo o valor da mulher como símbolo do que era no passado se resumia pura e simplesmente à maternidade. O que era proposto para a mulher como um todo era o fim último do relacionamento com o homem para que ela pudesse procriar e perpetuar a espécie. Qualquer contorno diferente deste era tratado com extremo preconceito.

Não é difícil concluir que a referência era apenas a maternidade. A ausência de um núcleo familiar constituído por filho e esposo era visto como uma anomalia, na qual a mulher que se via em tal situação estava desprovida de identidade pessoal, já que era na instituição familiar que se construía tal condição pessoal. 

Nos estudos, poucas eram as que estudavam até o chamado período “clássico” ou até mesmo “científico”. As universidades eram predominantemente frequentadas por homens, sendo, portanto, um ambiente totalmente masculino, mesmo que em raras ocasiões alí houvessem algumas mulheres. 

Como conciliar os dois universos?
Saber conciliar o trabalho e a maternidade é saber valorizar cada minuto do dia. O trabalho possui horários definidos, em que a ausência da criança se torna inevitável. O diferencial está no antes e no pós-trabalho. Para isso, é muito importante que você adote alguns conselhos, como os que vamos te dar agora:

Mantenha o contato físico com suas crianças: Quando chegar do trabalho, mesmo que tarde da noite, vá até o quarto e faça um carinho de leve, como um beijo. Cubra-o melhor. Estes são gestos simples, mas muito importantes na afetividade materna.

É sempre bom também acompanhar os estudos da criança. Para que as coisas fiquem bem definidas é bom reservar um tempo durante o dia ou durante a noite, caso chegue cedo em casa, para que isso possa ser feito. 

Procure acompanhar as notas. Preocupe-se com as dúvidas ou se precisa de ajuda para estudar. A escola possui um papel muito importante na instrução das crianças, porém cabe aos pais acompanhar o filho no seu cumprimento.

Além disso, reserve os finais de semana para sua família, nada de levar trabalho pra casa. Faça passeios com as crianças numa praça ou em um parque para que todos tenham contato com a natureza. Isso relaxa, repõe as energias e refaz as conexões.
Maternidade e Vida Profissional: Como conciliar?
E uma dica muito bacana também é continuar acompanhando as postagens aqui do blog. Você sempre encontrará dicas e informações que vão te ajudar a compreender melhor o universo da maternidade e tudo o que dele faz parte!

Aproveite seu tempo com o que te faz feliz!

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...