A importância do propósito dentro do seu negócio

Hoje vamos falar sobre a importância do propósito dentro do seu negócio. Geralmente começamos a empreender impulsionadas por alguém que amamos ou por algo que amamos fazer e que fazemos com maestria. Podemos empreender para ter horários mais flexíveis, para ficar mais perto desse alguém que amamos, ou o que nos impulsiona são ambos os motivos. 
A importância do propósito dentro do seu negócio
Por katemangostar / Freepik
Dentro do nosso próprio negócio nos realizamos a cada produto finalizado ou serviço concluído, a cada sorriso ou mensagem demonstrando satisfação dos nossos clientes. Tudo começa encantadoramente e abre nossa guarda para uma armadilha muito comum, que precisamos estar vigilantes sempre: O erro de buscar mais quando na verdade queremos é algo melhor. E nesse ritmo criamos hábitos que sustentem nossa rotina diária e vamos trocando a qualidade pela quantidade, recorremos a remédios para despertar ou dormir, lanches rápidos ao invés de refeições nutritivas, abrimos mão de fazer exercícios físicos regulares, poucas horas de sono por precisar de mais tempo para trabalhar. E assim o encanto do próprio negócio vai se perdendo pelo caminho.

CUIDADO! Esteja atenta! Em situações como essa, você deve refletir se realmente compensa fazer essas trocas frequentemente ao invés de, por exemplo, descansar, ou viajar num feriado com a família. Pese os ganhos que anda tendo, relembre-se do que a levou empreender, você está nutrindo este motivo? Com a sua nova rotina de empreendedorismo você conseguiu ter resultados condizentes com o que você busca nessa carreira? Dentro do seu gerenciamento de tempo você consegue destinar um período para sonhar, idealizar, planejar para alcançar seus objetivos, criar suas metas e estratégias de negócio? Se a resposta é não, você precisa ajustar seu foco. Não pense de primeira que seu negócio não dá certo, ou que não leva jeito para coisa, analise primeiro se a sua estratégia está correta. Muita gente desiste dos seus sonhos porque usa a estratégia errada. Não é preciso desistir do sonho, ajuste o foco, use uma nova estratégia (existem milhares delas, você só escolheu uma) e continue no caminho.

Um fator primordial para ajustar o foco é ter seu propósito bem definido. Aí você pensa... “Propósito? Nem sei se tenho um...” Será que não tem? Talvez você tenha colocado outro nome nele. Finalidade, objetivo, desígnio, enfim... aquela vontade imensa de realizar ou alcançar algo, sabe? Nunca parou para pensar nisso? Talvez possa ser isso que esteja te tirando do foco. Afinal se você não sabe o que pretende realizar, nada que fizer será satisfatório, não é? Aí você cai na armadilha de buscar mais quando na verdade você quer é algo melhor. Descobrir propósitos é algo incômodo na maioria das vezes, porque é preciso se questionar para encontrar a melhor resposta, encontrar o real sentido. O Coaching ajuda muito nesse processo de autoconhecimento por servir de facilitador, visto que você terá um apoio, alguém para te conduzir pelo caminho de descoberta das respostas que você nunca tirou do seu inconsciente. Não pense que existe uma “receita de bolo” para descobrir propósitos, porque cada pessoa é uma, e propósito é sempre muito íntimo e subjetivo e só você tem seu jeito próprio de lidar com ele. Você pode ter nascido sabendo exatamente o que veio fazer aqui desde sempre, você pode ter contato com alguém que te inspire ao ponto de você descobrir o que de melhor quer fazer na sua vida, ou você pode também ir eliminando as coisas que pensa serem as que mais gosta até encontrar o que verdadeiramente faz sentido para sua vida.

Vou te dar um gostinho de como o coaching funciona trazendo algumas perguntas comuns nos processos de busca de propósito. Responda você aí para mim:
  • Você vive para trabalhar?
  • Para você qual é o sentido de viver para trabalhar?
  • Qual é o sentido de você passar grande parte da sua vida trabalhando em algo que não te traz satisfação?
  • Se você respondeu dinheiro nas perguntas acima, qual é o sentido de buscar dinheiro?
  • Se você respondeu algo como... para ter conforto, para viajar, para pagar os estudos dos meus filhos, para comprar o que eu quiser e afins eu lhe pergunto... e para que você quer isso tudo?
  • Você é feliz com o que faz no seu trabalho?
Achou incômodo? O coaching incomoda mesmo, te tira da sua zona confortável e te leva a abrir novas portas, se abrir para outras oportunidades e se olhar profundamente para aprender a se conhecer. Tudo através de perguntas que vão puxando o conhecimento sobre você mesmo daí de dentro da sua cachola. E essa clareza vai te ajudar a se posicionar da melhor maneira possível diante dos seus clientes. E isso fará com que você seja capaz de transmitir confiança no que oferece ao mercado, agregará valor. Caso um cliente não consuma seu produto ou serviço, não haverá nenhum problema, pois outro cliente irá consumir. E a satisfação dos seus clientes lhe trará prosperidade financeira naturalmente. Mas se você ainda não encontrou seu propósito, pode estar passando por cima de seus valores, os desafios impostos na sua vida podem estar se tornando insuportáveis e com isso você pode estar tendo uma rotina de suplícios no seu negócio. E empreender por dinheiro dificilmente passa a credibilidade suficiente para agregar valor aos seus clientes e portanto o ciclo do dinheiro poderá não estar sendo prospero. Esteja atenta!

Empreender indo de encontro ao seu propósito transforma seus sonhos em negócio, transformando assim a vida de outras pessoas que por sua vez transformam a nossa sociedade.

Espero realmente conseguir ajudar as leitoras do Blog Mãe de Primeira Viagem e contarei com a ajuda de vocês para alcançar este objetivo. Conto com as suas opiniões, questionamentos, dúvidas, críticas, elogios, solicitações de conteúdo. Enfim, interação! Assim vamos ajustando o foco e todas crescemos juntas.

Então teclas a obra e vamos lá! Vejo você no próximo texto. Sempre aberta a sugestões de temas.

Autora: Kika Moreira

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...