O Jogo da Baleia Azul e Possíveis Formas de Prevenção

Olá pessoal, somos a CACO Psicologia, clínica especializada em análise do comportamento infanto-juvenil. Nosso trabalho é desenvolvido por duas psicólogas analistas do comportamento: Marina Nolasco e Wallana Coutinho, que atuam auxiliando crianças/adolescentes e famílias na melhoria da qualidade de vida. Hoje viemos falar do “Jogo da Baleia Azul” e como este jogo tem levado adolescentes e jovens a automutilação e até mesmo ao suicídio.

O Jogo da Baleia Azul e Possíveis Formas de Prevenção
O jogo é dividido em níveis e tem por objetivo instigar os jovens participantes, a cumprirem desafios e à medida que são cumpridos, ocorre um aumento de dificuldade para o próximo “nível”. Por isso, para “combater” esse jogo, o melhor caminho, é a prevenção!
Mas esse papo de baleia azul não é apenas para os filhos adolescentes? NÃO!O acesso ao mundo virtual tem iniciado por volta de um ano e meio, sendo que muitas crianças a partir dos 8 anos já têm perfis em redes sociais. Por isso, pensando nos cuidados com a saúde física e mental de crianças e adolescentes, a CACO separou algumas dicas importantes para auxiliar os pais na prevenção deste “jogo”.

1) Crianças que evitam navegar na internet próxima dos pais, que demonstram um humor negativo, que já sofreram bullying ou passam ou passaram por eventos traumáticos, devemos ter atenção redobrada, já que essas são as principais características do perfil dos participantes do jogo. Porém, isso NÃO significa que todas as crianças com essas características joguem o desafio, mas sim que elas precisam de ajuda para não ter o jogo como alternativa!

2) Manter contato próximo com seu filho ajuda a melhorar o vínculo e confiança dele em você!

3) É importante, monitorar os horários de uso da internet, bem como as pessoas que ele mantém contato virtual, desenhos/vídeos assistidos, filmes e séries de preferência, ajudam na percepção dos pais sobre um problema que pode ser resolvido antes do contato com o jogo.

4) O jogo tem muitas regras rígidas, por exemplo: os desafios devem ser realizados as 04h20min e as tarefas em sua maioria envolvem automutilação. Caso você perceba algum tipo de comportamento desta natureza em seu filho, busque por ajuda!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Wallana Coutinho Soares - CRP 04/45434
Marina Junqueira Nolasco - CRP 04/45417
Instagram: @cacopsicologia
Facebook: /cacopsicologia
Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 999 – Sala 302 - Bairro Lourdes/BH. 


0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...