Uma história de sucesso reforçada pela força do propósito

No último texto falamos sobre a importância do propósito dentro do seu negócio. E hoje vou falar sobre um exemplo que aconteceu com uma amiga que prova exatamente como o propósito é fundamental para nos mantermos no curso certo da transformação do nosso sonho em realidade. Ela realmente buscou algo melhor ao invés de buscar algo mais.
Há quase um ano atrás essa amiga decidiu abrir sua empresa impulsionada por um processo de coaching. Rapidamente estava atendendo seus clientes e divulgando seu trabalho. Estava feliz com o retorno das pessoas que experimentavam o poder que o trabalho dela proporcionava. Mas o tempo foi passando e ela estava tendo dificuldades de atingir seus clientes. Saliento que a qualidade do trabalho e o benefício que ele gera nos clientes não mudou. Porém a atratividade estava fraca. E isso gerava angústia e ansiedade na minha amiga. E consequentemente tristeza e desânimo. E isso não tinha nada a ver com o propósito dela. Ela até teve dúvidas de que o negócio dela realmente daria certo. Então numa de nossas conversas eu questionei se ela achava que estava fazendo da melhor forma. Questionei se não haveria uma outra forma de fazer melhor. Questionei se só porque ela não estava tendo o resultado que queria se era realmente necessário desistir daquele trabalho lindo capaz de beneficiar tantas pessoas. Se a melhor opção que ela tinha era realmente desistir do sonho dela. E com as respostas que ela me deu, ela percebeu que era necessário mudar a estratégia. Mas mudar onde? Mudar o quê? Como? Eram muitas as dúvidas... E o foco precisava ser ajustado.

Ela então procurou ajuda. Saber identificar quando se precisa de ajuda é muito importante! E escutou muitas críticas. A ponto de ficar exausta e por ver quanta coisa estava fazendo errado e o quanto estava longe da melhor maneira de fazer. E mais uma vez conversamos e eu como sempre questionei. (Ahahahahaha!!! É verdade! Acho que talvez eu não seja o melhor tipo de amiga que as pessoas devem ter. Mas meu intuito sempre é o melhor.) E então eu questionei se ela não via nenhum benefício em todas as críticas que tinha escutado. Questionei se ela conseguia ver que a crítica não era sobre ela e sim sobre a estratégia que ela estava utilizando. Questionei se agora ela não conseguia ter uma visão melhor do caminho a seguir. E ela através das suas respostas se empoderou e enfiou a cara no trabalho. Afinal... o que o empreendedor mais faz no início do seu empreendimento é isso! E o que aconteceu? Ela mudou absolutamente tudo na imagem e modo de comunicação da empresa. Site, domínio, tudo! Até a logomarca! Até o nome da empresa! Imaginem! Ela conseguiu encontrar outro nome que deixava absolutamente claro o resultado do trabalho dela. Afinal de contas, o que o cliente quer saber é qual o resultado que terá adquirindo produtos ou serviços e não como funciona o trabalho ou produto que ele adquiriu. Concorda? Porque às vezes parece tudo muito óbvio pra gente, mas nossa comunicação não está clara para o cliente, ele não está entendendo o que estamos querendo dizer. E isso compromete o relacionamento com ele e por esse motivo não gera venda. Já pararam para pensar nisso? É preciso entender o que o cliente quer antes mesmo dele saber que quer. É preciso fazê-lo enxergar durante o relacionamento que ele precisa do que você faz ou produz. Conseguem ver a dimensão da importância do propósito dentro do seu negócio agora?

E como conseguir encontrar essas respostas todas? Como sair da zona de conforto? Como enxergar novas possibilidades? É como eu disse no último texto: é através do seu autoconhecimento que você consegue encontrar o seu sucesso. E o coaching tem uma eficácia absurda em fazer exatamente isso! Fazer bem aos nossos clientes com o que fazemos de melhor profissionalmente, traz sentido e prosperidade financeira para a vida de todos. Quão melhor a sociedade inteira seria se soubesse e colocasse em prática isso! Gerar benefício ao cliente, que nada mais é do que o nosso próximo, através do que você tem excelência em produzir ou fazer. Todo mundo satisfeito, todo mundo feliz. Imagina? Acha utopia? Será? O coach acredita que pode mudar o mundo! E eu vou seguindo acreditando nisso e mudando o mundo que me cerca. A prova disso é essa história que acabei de contar. Participar de transformações assim me incentiva a continuar sempre por mais dificuldades que eu encontre no caminho. Hoje minha amiga segue feliz fazendo com maestria o que é o propósito de vida dela e coleciona clientes satisfeitos e depoimentos maravilhosos sobre as transformações geradas em suas vidas através do seu trabalho.

Não se endureça tanto a ponto de excluir possibilidades de viver mais feliz. Isso não é utopia. É possível trabalhar com o que você gosta beneficiando seus clientes. Pense no que você está fazendo para encontrar seu sucesso e felicidade. Ajuste seu foco e siga.

Espero realmente conseguir ajudar as leitoras do Blog Mãe de Primeira Viagem e contarei com a ajuda de vocês para alcançar este objetivo. Conto com as suas opiniões, questionamentos, dúvidas, críticas, elogios, solicitações de conteúdo. Enfim, interação! Assim vamos ajustando o foco e todas crescemos juntas.

Então teclas a obra e vamos lá! Vejo você no próximo texto. Sempre aberta a sugestões de temas.

Abraço!
Autora: Kika Moreira
Instagram: @coachkikamoreira

1 comentários:

  1. Realmente resignificar o nosso propósito, questionar sempre e ir ajustando as velas!Gratidão

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...