Como fazer RG e CPF das crianças em Minas Gerais

Uma das grandes dúvidas nos fóruns de mães e também nos grupos de mães, são como e quando fazer os documentos pessoais das crianças? Então para ajudar as mamães e papais de plantão, vamos colocar o passo a passo de como fazer RG e CPF das crianças em Minas Gerais e muitas outras dicas. 
Como fazer RG e CPF das crianças em Minas Gerais
A carteira de identidade , o RG - Registro Geral é uma facilidade para nós mamães. Você não precisa ficar carregando aquela folha plastificada, a certidão de nascimento do seu bebê pra todos os lados.  Além de ser mais prático carregar na bolsa, o RG serve como documento de embarque em viagens nacionais e internacionais dentro do Mercosul. É também uma forma de ter os dados da certidão de nascimento e do CPF no mesmo documento. 

Lembro que estas instruções se referem ao estado de Minas Gerais, o que pode alterar em outros municípios e estados.

DICA 1: FAÇA O CPF ANTES DE FAZER A CARTEIRA DE IDENTIDADE. PARA QUE O NÚMERO DO CPF JÁ CONSTE NA CARTEIRA DE IDENTIDADE.

Como Tirar CPF de Bebê?
Não há idade mínima para fazer CPF, ou seja, um bebê recém nascido já pode ter o seu. O CPF pode ser tirado nos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Tiramos o CPF dos meninos nos Correios. Fomos a uma agência e solicitamos o serviço. É necessário levar a certidão de nascimento do bebê, o documento de identificação dos pais e pagar uma taxa de R$ 7.00. Este procedimento é padrão para todo o país. É rápido e prático.

O número do CPF é liberado na mesma hora em um protocolo (papel) do correio com o número do documento. ATENÇÃO pois não existe a entrega de cartões de CPF como antigamente.  Caso deseje é possível imprimir um cartão no site da Receita.

→ Leve este protocolo com o número do CPF quando for fazer a identidade para que o numero seja colocado na carteira de identidade.

Como Tirar Carteira de Identidade das crinaças?
Não há idade mínima para fazer carteira de identidade, mas as digitais dos bebês estão totalmente formadas com 6 meses, acho melhor tirar após o sexto mês. 

Como disse acima, este passo a passo é aqui em Belo Horizonte. Acredito que em Minas deve ser muito parecido e talvez só não precise fazer o agendamento. Já para outros estados o procedimento difere bastante.

A carteira de identidade é feita pela UAI- Unidade de Atendimento Integrado (são postos de serviços prestados pelo estado aos cidadãos). Então, deve-se entrar no site www.mg.gov.br/servico/emissao-da-carteira-de-identidade-1a  ao final da descrição clicar no link Clique aqui para agendar seu atendimento presencial para este serviço

Na próxima tela você escolherá o município  e a unidade que deseja o serviço. Ao escolher a unidade, abaixo já aparece o calendário exibindo em verde os dias nos quais há disponibilidade de agendamento. Basta escolher a data e horário desejado, em seguida preencher os dados pessoais da crianças. Em seguida é só confirmar o agendamento. Você receberá um número que comprova que o agendamento foi realizado com sucesso.

Quais documentos são necessário para fazer o RG? 
  • 2 Fotos 3×4. As fotografias deverão ser recentes, de frente, com fundo limpo, impressas em papel fotográfico, 
  • Certidão de Nascimento
  • Para menores de 16 (dezesseis) anos, o pai, mãe ou responsável legal deve acompanhar o menor com documento oficial com foto que identifique o responsável sem rasuras, avarias ou violação do documento de identificação apresentado. No caso de representante legal que não seja pai ou mãe, deve-se apresentar o termo de guarda do menor (original e cópia).
  • O CPF  – o número pode ser incluído na Carteira de Identidade, mediante solicitação.
  • Observação: Os documentos devem estar em perfeito estado de conservação. Não serão aceitos documentos danificados, rasurados ou incompletos, em que não seja possível verificar todos os dados do solicitante.
DICA 2: Se o bebê for muito novo tire a foto dele em casa e mande revelar no tamanho 3×4. A carteira infantil pode ter foto sorrindo, mas exige-se que o fundo seja claro.

No dia marcado comparecer na unidade escolhida com 15 minutos de antecedência. Eles solicitarão os documentos necessários e em seguida colherão as digitais da criança. 

Normalmente em até sete dias o documento poderá ser retirado pelos os pais na mesma unidade com a certidão de nascimento da criança e o protocolo da solicitação.

A carteira de identidade tem tempo de validade?
Não, mas como as crianças mudam rapidamente, é recomendável tirar outra via no prazo de 10 anos. 

Fonte: www.mg.gov.br  acessado em 19/06/17

Acompanhe o Blog nas redes sociais e fique por dentro de TUDO! 

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...