Comunique O QUE e não COMO

Hoje vamos falar sobre como comunicar O QUE você vende ou faz e não COMO. Vamos começar refletindo sobre os produtos que nós utilizamos no nosso dia a dia. Você certamente usa produtos de limpeza em casa, certo? Então, você pensa ou sabe como eles funcionam? Você se preocupa com isso na hora de comprar um produto de limpeza? Ou o mais importante para você é saber o que ele te dá de resultado? Reflita comigo. É mais importante saber como um limpa limbo funciona, ou saber que você não precisará esfregar a parede para ajudar o limbo sair? Por que será que quando vamos vender algo, quando vamos nos comunicar com nossos clientes a respeito dos benefícios dos nossos produtos ou serviços a gente se apega ao como produzimos ou fazemos aquilo? Por que nos prendemos ao como para convencer nossos clientes?

Vamos fazer um exercício prático para nos ajudar nisso?
· Escreva aí pra mim o que você vende;
· Escreva também quais são as características do seu cliente;
· Qual o benefício você gera com seu produto ou serviço?
· Agora escreva quais são as 3 coisas que você precisa convencer o seu cliente sobre o seu produto ou serviço;
· Dentre as 3 opções acima escolha a maneira mais curta, simples e clara de convencer seu cliente.

Pronto! Provavelmente agora você está mais próxima de entender como o seu cliente compra, você tem mais clareza da necessidade do outro.

O que é o funil de compras?
É muito importante parar de pensar em venda e começar a pensar em compra. É necessário saber como provar ao cliente que você vende exatamente o que ele precisa. É essencial fazer com que o cliente primeiro te compre para depois comprar o seu produto ou serviço. É preciso atrair e conectar para depois vender. Você deve andar junto com seu cliente na construção da percepção dele, para saber qual é o próximo passo que ele vai dar e para isso é necessário entender como funciona o funil de compra.
Comunique O QUE e não COMO
Como funciona o funil de compras?
Pensando no funil de compras você deve primeiro ATRAIR seu cliente. Sugiro que comece a falar sobre o problema que ele tem por ser seu cliente. Você deve fazer com que ele queira resolver o problema que você resolve. Você deve convencê-lo a ter uma vida sem aquele problema que você sabe resolver. É aqui que o seu cliente deve te comprar. Em segundo lugar você deve gerar EXPERIMENTAÇÃO. Aqui você começa a resolver o problema, você o surpreende para fazê-lo querer ser surpreendido novamente. Essa etapa é quando você gera conexão com o seu cliente para fazer com que ele queira mais do que você entrega. Aqui você deve gerar na pessoa a sensação de que ela precisa de você para resolver o problema dela. É nessa etapa que o cliente tem que querer ter acesso ao que você oferece, fazendo isso, ele quer saber quanto custa, porque ele já sabe quanto isso vale para ele. Aqui ele já pensa no esforço que terá que fazer para pagar pelo seu produto ou serviço. E finalmente você irá FECHAR o negócio. Aqui você dá acesso à sua solução. É importante estar atento ao fato de que na hora que você fizer a oferta, o seu cliente já tem que ter te comprado. E ele te compra na etapa de ATRAIR.

Como usar o funil de compras para o seu negócio:
· ATRAIR: Anote 3 idéias para convencer o seu cliente que ele precisa resolver o problema dele sem falar de você, do seu produto ou da sua empresa.
· EXPERIMENTAÇÃO: Anote 3 idéias de como você pode começar a resolver o problema do seu cliente, como se ele já tivesse te contratado.
· FECHAR: Esteja sempre atento ao fato de que para fechar o negócio é necessário que o cliente já tenha te comprado. Se ele ainda não te comprou, ainda não é hora de fazer a sua oferta.

O que é importante estar atento nessa metodologia de venda que usa O QUE e não o COMO?
1. Você não deve pular etapas!
2. Você não deve avançar sem o seu cliente!
3. Você deve fazer venda o tempo todo, porém a oferta deve ser feita somente na hora certa!
4. Seja referência para o seu cliente!
5. Entenda bem o caminho de compra que o seu cliente faz!

Espero realmente conseguir ajudar as leitoras do Blog Mãe de Primeira Viagem e contarei com a ajuda de vocês para alcançar este objetivo. Conto com as suas opiniões, questionamentos, dúvidas, críticas, elogios, solicitações de conteúdo. Enfim, interação! Assim vamos ajustando o foco e todas crescemos juntas.

Então teclas a obra e vamos lá! Vejo você no próximo texto. Sempre aberta a sugestões de temas. Sobre o que você quer que eu escreva? Sobre qual assunto você quer aprender mais?
Autora: Kika Moreira

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...