Festa Junina mais saudável

Olá pessoas lindas! Esse mês de junho venho trazer paras vocês algumas dicas para comemorar as festas de São João e consumir as comidinhas típicas de forma saudável e com equilíbrio. 
Festa Junina mais saudável
Vamos combinar que nessa época se nos rendermos a todas as tentações dos pratos típicos em exagero, a quantidade de calorias, açúcar e gordura ingerida cairá como uma bomba em nosso organismo. Mas então nutri o que fazer? Passar vontade? Não comer? De forma alguma, a confraternização faz parte do convívio social, a alegria de estar junto de quem amamos e partilharmos desse momento com esse ritual maravilhoso que é a alimentação não tem preço! Então celebre, partilhe, porém com moderação! Se consumidos com parcimônia esses pratos típicos não vão prejudicar de forma alguma a sua saúde, salvo em exceções como por exemplo pessoas diabéticas que devem consumir versões próprias e específicas para essa condição sempre com orientação médica e nutricional.

Outra dica é se aventurar pela cozinha, escolher e preparar versões mais saudáveis desses pratos. Um exemplo é o milho cozido que geralmente vai manteiga ou margarina por cima. Então o ideal é deixar a manteiguinha de lado e consumir essa delícia purinho mesmo. 

A canjica, o doce de arroz, a broa de fubá e outras preparações doces podem ser adoçadas apenas com açúcar demerara ou mascavo de preferência e em pouca quantidade, apenas o necessário, não precisa de acréscimo de leite condensado ou açúcar em demasia. Pode-se também utilizar leites vegetais como leite de côco no lugar do leite de vaca na canjica, no arroz doce, nos bolos que também fica uma delícia. 

As bebidas como quentão podem ganhar versões sem álcool e as frutas cortadinhas, em forma de espetinho ou inteiras também podem fazer parte da mesa do São João, assim como os espetinhos de legumes com queijo.

A seguir, uma sugestão de uma outra forma de preparar a famosa e típica canjica ou mungunzá em algumas regiões: 

INGREDIENTES:
250 gramas de canjica previamente cozida em panela de pressão
½ litro de leite de coco caseiro
½ xícara de açúcar demerara
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (opcional)
3 colheres de sopa de coco ralado 
Canela e cravo a gosto
Raspas de casca de laranja ou tangerina (opcional)
Cardamomo a gosto (opcional)

PREPARO:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e ferva por aproximadamente 20 a 25 minutos e prontinho! Se delicie, mas não se esqueça da moderação e equilíbrio sempre!

Feliz São João!
Eliane A. Alves Novais
Nutricionista Clínica e Materno Infantil- CRN13111
Panelinhas Kids Nutrição Materno Infantil
@panelinhaskids
Tel: 31 999466710

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...