Por que eu não consigo amamentar?

Olá pessoal, eu sou a Rúbia Carneiro enfermeira da Mommy in Love, uma empresa que surgiu do encontro de duas profissionais apaixonadas pelo universo materno-infantil. Uma enfermeira e a outra, fisioterapeuta. Ambas com uma vontade imensa de tornar o momento da gravidez e pós-parto ainda mais prazeroso. Decidimos que seríamos profissionais dispostas a ajudar, a levar informação de qualidade, sempre respeitando a vontade e decisão dos pais e familiares. Nossa preocupação é somar, melhorar a qualidade do atendimento às gestantes, puérperas, bebês e familiares em um momento que enfrentamos uma maternidade vigiada pelas mídias sociais. Uma maternidade ditadora em que se mede o “ser mãe” pelas escolhas da mulher, sem levar em conta as particularidades de cada uma. Estamos aqui para apoiar, informar e ajudar conforme a realidade de cada família! E hoje venho com meu primeiro texto...Por que eu não consigo amamentar?
Por que eu não consigo amamentar?

Essa não é a pergunta correta a se fazer. A espécie humana, ao contrário dos que muitos pensam, é a única que não tem a amamentação como um instinto primitivo, ou seja, não nascem sabendo amamentar. O bebê humano tem como instinto a sucção, mas ele não sabe se posicionar e nem como abocanhar a mama da mamãe. Portanto a pergunta correta deve ser: O que eu preciso saber e fazer para ter sucesso na amamentação? 

Ainda na gravidez a mamãe deve preparar a sua mama para a amamentação e buscar informações a respeito para se sentir mais segura e emponderada. Conhecer o mecanismo, as possíveis intercorrências, o que precisa ser avaliado, como deve ser a pega e outras questões vai deixá-la mais segura para receber seu bebê. Já na maternidade, converse com seu obstetra e com a equipe que você quer amamentar na primeira hora de vida do seu bebê. Os benefícios dessa prática para mamãe e bebê são inúmeros e favorece a continuidade do aleitamento materno. Aproveite os profissionais ali presentes para orientação e correções necessárias da pega e posicionamento. 

O bebê chegou e mesmo sabendo tudo sobre o assunto você não consegue amamentar? Talvez seja a hora de buscar uma ajuda profissional especializada ao invés de se culpar e se comparar com a prima ou a vizinha que amamentou o filho até os dois anos de idade. A amamentação não está perdida, você só está precisando de apoio profissional, por vezes, até emocional para alimentar o seu bebê. Antes de desistir ou acreditar que você não tem leite suficiente procure ajuda. O sucesso da amamentação, dentre outros fatores, está no emponderamento materno, no uso das técnicas corretas para amamentar e de algumas intervenções para estimular a produção do leite, tratar fissuras mamilares, ordenha quando necessário e outras. Acredite! Você pode e vai amamentar, só precisa de pequenos ajustes!

Rúbia Carneiro - COREN/MG 269.379
Enfermeira Materno Infantil 
Instagram: @mommy_inlove
E-mail: rubia.enf@mommyinlove.com.br

1 comentários:

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...