Seu negócio é seu espelho?

Olá querida mãe e empreendedora!
Hoje falaremos a respeito de como seu negócio pode refletir diretamente quem você é, mesmo as vezes não tendo uma visão clara disso. Para tal, gostaria que você pensasse em como se considera como pessoa – se acha extrovertida ou introvertida? Em suas decisões se baseia mais na razão ou na emoção? Tem um ambiente organizado ou aquela bagunça em que encontra o que precisa? Acha melhor ao lidar com os clientes ou com números? Tem disciplina para cumprir horários e prazos ou se perde em meio a tanta demanda? Fala “não” quando necessário ou acaba cedendo a pressão do seu cliente na hora de dar um desconto? Pensa na sua empresa a longo prazo ou vai vivendo um dia de cada vez?
Seu negócio é seu espelho?
Se suas respostas foram mais baseadas na emoção e uma forma mais flexível e até mesmo um tanto quanto desorganizada de lidar com as coisas, possivelmente sua personalidade é mais do campo da Extroversão, ou seja uma pessoa que tem muita energia voltada para o externo, para as pessoas, para a criação, para o movimento e novidades. Já se você se identificou sendo mais racional, lógica, organizada e concisa, possivelmente tem um perfil de personalidade Introvertido, o que neste caso faz que sua energia seja voltada para o interno, para a ordem, reflexão, organização e manutenção das coisas.

Então... Talvez você tenha o perfil errado para seu negócio?
NÃO!

Todos os perfis terão uma série de qualidades, bem como pontos a melhorar. No caso de um perfil extrovertido, possivelmente se sentirá melhor em atividades que demandem criação, contato com os clientes, aquisição de novos produtos. Em caso de um perfil introvertido, se preocupará com a organização do espaço, fluxo de caixa, ser mais contida nos gastos, etc.

Então se você anda angustiada porque queria ser mais proativa no contato com os clientes, ter uma capacidade de persuasão melhor e aquela habilidade de encantar as pessoas, mas não se vê assim, ou se frustra porque esquece prazos, deixa tudo para última hora, não sabe exatamente o quanto ganha e não tem a menor paciência para lidar com números e organização... não se condene duramente. Essas dificuldades podem ser o reflexo de quem você é enquanto pessoa (clique aqui para realizar um teste online). Mas por não sermos Gabriela, fazendo analogia a música da série: “Eu nasci assim, eu cresci, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim...” existe sempre a possibilidade de mudança, crescimento e evolução.

Claro que se você é extrovertida, sua essência permanecerá assim, mas pode aprender a lidar um pouco mais com a organização, com uma gestão mais eficiente do tempo etc. E se é introvertida, sua essência também permanecerá mas pode trabalhar mais o contato com as pessoas e uma forma mais flexível de ver a vida. E essa é a beleza da vida e de se conhecer... Permitir a mudança, o crescimento, a evolução!

Se contudo, seu negócio for crescendo cada vez mais ou já se encontra num nível em que precisa de outras pessoas para te ajudar, procure identificar quais seriam as áreas mais estratégicas para você, conforme seu perfil de personalidade, bem como as áreas em que seria excelente ter outra pessoa com características complementares as suas para assumir esse comando. Então se você tem a energia voltada para o externo, para criar e se relacionar com as pessoas, contratar uma pessoa para cuidar da parte administrativa que tenha um perfil mais organizado é uma boa opção e se você é mais introvertida e sente a necessidade de melhorar a comunicação e negociação com os cliente, contratar alguém que tenha um perfil voltado para isso também é uma boa.

Não significa que não haverá divergência de opinião e de ideias por conviver com outra pessoa com pensamentos e habilidades diferentes da suas, mas é totalmente possível trabalhar e compreender a parceria e como cada pessoa com sua característica é capaz de se tornar complementar e única ao mesmo tempo.

Sendo assim, invista em se conhecer melhor e enxergar a cor da vida... somos todos únicos, diferentes e complementares. 
Um grande abraço e até a próxima.

LEIA TAMBÉM:
5 recursos para criar sua imagem profissional: AQUI
COMO APROVEITAR AS DATAS COMEMORATIVAS PARA LUCRAR MAIS: AQUI
Três ferramentas para divulgar seu negócio: AQUI
COMEÇANDO O NEGÓCIO COM ESTRATÉGIA!: AQUI

Eliene Oliveira
Instagram: @elieneoliveira
E-mail: contato@elieneoliveira.com

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...