As posturas durante a amamentação

Aproveitando ainda o mês de agosto, de incentivo ao aleitamento materno, viemos hoje falar um pouco sobre as posturas durante a amamentação

Além dos benefícios nutricionais e de defesa do organismo do bebê, a amamentação é primordial no desenvolvimento do bebê. À medida que seu príncipe ou princesa cresce pode e deve-se mudar as posturas para amamentar tanto para estimular o desenvolvimento motor e sensitivo da criança, quanto para dar mais conforto para a mãe. Assim, a amamentação fortalece e ajuda a moldar os ossos da face do bebê e garante o crescimento correto dos rosto da criança. Isso porque a sucção exige o trabalho muscular na proporção correta. O mais importante, porém, é que a mulher se lembre de variar o lado que o bebê fica posicionado nas mamadas. Outro fator importante é que o ato de amamentação e suas respectivas posturas estimula o fortalecimento da musculatura cervical do bebê, o que não acontece quando se usa a mamadeira.

Não existe uma única posição para amamentar, mas algumas regras básicas devem ser respeitadas. O corpo do recém-nascido precisa ficar alinhado. Ele não deve ficar virado, dobrado para frente ou para trás, causando desconforto. O bebê deve ser acomodado de frente para a mama, com o nariz apontado para o mamilo e o queixo tocando o peito. O quanto possível, o máximo de proximidade com o corpo da mãe é muito importante. O bebê deve ser levado até a mama e não o contrário, preservando dessa forma a postura e os músculos das costas da mamãe. Mais do que a posição do bebê em relação ao corpo materno, é fundamental que sua boca esteja bem posicionada no seio. A boca do bebê deve abocanhar a maior parte da aréola e não somente o mamilo. Os lábios do bebê devem estar para fora, “tipo peixinho". O nariz do bebê não deve encostar na mama da mãe para que possa respirar livremente. Como pode ser observado na figura 1.
As posturas durante a amamentação
Pega correta
A mãe também precisa estar confortável. Ela deve encontrar uma posição na qual se sinta bem. Se ela passou por uma cesariana, por exemplo, pode colocar o bebê atravessado, na horizontal, sem que os pés toquem a barriga dela; além da opção de dar de mamar deitada. Não é apenas o bebê que tem de se sentir bem na hora da mamada, veja as dicas para se posicionar bem e ter sucesso no momento de amamentar seu bebê:
  • Sempre que possível, escolha um cantinho tranquilo. O barulho pode tirar a atenção do bebê, atrapalhar a mamada e deixar a mulher mais cansada;
  • Deixe sempre um copo de água ao alcance da mão para não ter de interromper a mamada. Caso você ainda não tenha passado pela experiência, dar de mamar dá muita sede;
  • Mantenha sempre as costas e os pés apoiados. Se preferir, estenda as pernas em uma banqueta;
  • Varie as posições da mamada para reduzir os ferimentos nos seios;
  • Traga o bebê até a mama em vez de levar a mama até o bebê;
  • Escolha uma poltrona com braços para se apoiar, ou tenha sempre almofadas ou travesseiros por perto para apoiar os braços caso eles se cansem ao sustentar o bebê. Se for o caso, use uma almofada de amamentação.
  • Se for amamentar sentada na cama, procure apoiar as costas, almofadas e travesseiros para apoiar os braços e pode também colocar travesseiros embaixo dos joelhos para ficar bem posicionada.
  • Caso queira amamentar deitada, por cansaço nas madrugadas ou por dor no corte da cesariana, cuide do ambiente antes de trazer o bebê. Com o cuidado de manter o bebê inclinado de 30 a 45º, com um pequeno travesseiro ou lençol dobrado embaixo do corpinho do bebê,para evitar refluxos e problemas de ouvido (Otites).
Observe as posturas de amamentação citadas nas imagem abaixo:
As posturas durante a amamentação
Posturas sentadas

As posturas durante a amamentação
Posturas deitadas

posições Esperamos ter ajudado com essas dicas e desejamos que se dediquem à amamentação e possam desfrutar desse momento intimo de você com seu bebê com prazer e conforto.

Um abraço da equipe Mommy in Love
Luciana Mesquita 
Fisioterapeuta 
Facebook: /espacomommyinlove
Instagram: @mommy_inlove
E-mail: rubia.enf@mommyinlove.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...