Como Ajudar o Seu Bebê a Não Trocar o Dia Pela Noite

Como Ajudar o Seu Bebê a Não Trocar o Dia Pela NoiteÉ comum ouvirmos das mamães e dos papais que o bebê está dormindo muito durante o dia e pouquíssimo durante a noite. Isso ocorre devido a vários fatores, rotina diária, alimentação, cochilos durante o dia, hábitos adotados, rotina familiar etc. etc. Mas o que poucos sabem é que existe um fator orgânico que influencia diretamente no sono do recém, nascido. É o ciclo circadiano, também conhecido como ciclo do sono ou vigília!

Neste ciclo ocorre a regulação da concentração do hormônio melatonina no nosso corpo através da luminosidade solar e, de acordo com essa concentração, ficamos mais ou menos sonolentos. Ou seja, ao amanhecer a concentração deste hormônio é menor e nosso corpo está a todo vapor. Ao anoitecer os níveis vão aumentando e nossa atividade corporal começa a diminuir até que ficamos sonolentos. O que acontece com RN é que este ciclo ainda não funciona tão bem como no corpo de um adulto e por isso o bebê não identifica o dia e a noite. Para ajudar o bebê a reconhecer estes sinais precisamos adotar hábitos que vão sinalizar quando é dia e quando é noite. Tudo bem, entendi! Mas como fazer isso? Vou contar pra vocês agora.

Durante o dia é preciso que o bebê durma em local iluminado com a luz do dia, os sons da casa e da rua não devem ser abafados, o local de escolha deve ser o berço e o bebê não deve ser enrolado ou coberto. Ao anoitecer, após as 18h, é preciso mudar o ritmo da casa. Diminuir os sons e a luminosidade que incide sobre a criança, evitar o uso de TV, tablets e demais eletrônicos, instituir um ritual do sono da escolha de vocês (leitura, musica, banho relaxante, massagem etc.) e escolher o mesmo local todos os dias para o sono noturno seja no berço o quartinho do bebê ou próximo a cama dos pais (não é indicado que o bebê durma na mesma cama junto com os pais). 

A noite o bebê deve ser coberto e/ou enrolado, conforme preferência dos pais. Além disso é necessário que a rotina do bebê esteja bem estabelecida, ou seja, as atividades realizadas com o RN como banho de sol, banho de higiene, passeio e demais atividades aconteçam sempre na mesma ordens e mais ou menos nos mesmos horários.

Esses hábitos vão ajudar seu bebê a reconhecer as nuanças de cada período do dia e assim entender que o sono durante o dia é diferente do da noite, sendo este último um sono mais profundo e mais prolongado.

Vale lembrar que o Ciclo Circadiano tem sua maturação por volta dos 3 meses de idade e, por isso, qualquer treinamento ou condicionamento do sono antes desse período é ineficaz. Se aos 4 meses de idade você ainda tiver dificuldade com o seu bebê, terei imenso prazer em ajudá-los. Até lá siga as dicas acima que vai ser sucesso! 
Um beijo da Equipe Mommy in Love!

Rúbia Carneiro - COREN/MG 269.379
Enfermeira Materno Infantil 
Instagram: @mommy_inlove
E-mail: rubia.enf@mommyinlove.com.br

1 comentários:

  1. oi bom dia,adorei a matéria, minha filha quando era pequena trocava o dia pela noite,quero compartilhar a nossa loja virtual,lá vc encontrar tudo em suplementação,conheça nosso combo emagrecedor https://www.nutritivasaude.com.br/kit-sineflex-t-sek-sanibras&utm_source=fabiana_blog.

    ResponderExcluir

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...