Decoração na era da sustentabilidade

Essa dica vale tanto para a decoração de festas quanto para decorar a própria casa! Hoje vamos falar como peças que seriam esquecidas ou descartadas podem assumir um papel de destaque numa decoração! 

Sabe aquele cantinho que você pensa e pensa e acaba deixando para lá! Existe solução: sustentabilidade! Parece óbvio falar de reutilização ou reciclagem nos dias de hoje, mas poucas pessoas (numa sociedade que ainda é extremamente consumista) realmente conseguem perceber como pequenas ações podem mudar o futuro de nossos filhos. Vamos entender então o que sustentabilidade e decoração tem em comum?

A função principal da decoração (numa festa, no escritório, na sala, em qualquer lugar. ..) é promover a sensação de bem estar atrelada à organização, objetos bem expostos nos trazem um "respiro visual" cotidiano e podem influenciar (acreditem! ) até no nosso rendimento profissional, afinal local organizado é lugar produtivo! 

O legal da decoração criativa é que podemos usar vários elementos inusitados para fazer uma composição, por exemplo, um pneu velho, bem lixado e pintado pode se tornar um puff de sentar para o escritório, um balanço para as crianças no quintal, uma mesinha diferente numa decoração de festa pic-nic! O mesmo acontece com o caixote de feira, que pode ser empilhado e se transformar em mesa num tema de festa rustica ou ser preso na parede e se transformar numa estante de livros! 

Agora também é importante frisar que ser sustentável não tem a ver somente com produzir produtos reciclados ou reaproveitar objetos. Na decoração “menos é mais” e alugar objetos para uma ocasião especial também é um recurso inteligente.

Veja um exemplo... imagina que você tem uma festa e quer decorar com elementos sustentáveis! Ótimo! Você guardou um monte de potinhos de iogurte! Após a produção das lembrancinhas a festa aconteceerá e os convidados levarão aquelas peças para suas casas e ‘Bingo!” você colaborou com o meio ambiente e ainda economizou um dinheirinho! Correto? Depende... todos os produtos tem um ciclo que se inicia com a obtenção do material (ou ingredientes) e finaliza no uso e descarte...

Vamos imaginar a lembrancinha de pode de iogurte, qual é a real utilização daquele adorno na casa do seu convidado? Por isso, além de pensar na reutilização de um material é extremamente importante pensar na real utilização e no acabamento (afinal peças recicladas podem ter uma aparência atraente (e colaborar para que sejam realmente utilizadas de forma útil numa casa. 

Estes princípios de reutilização tão conhecidos na arte através dos ready mades (que é quando usamos um objeto em uma função que não seria a sua habitual) podem ser aplicados em nosso dia a dia! 

Não é fantástico! ? 

E o mais legal, podemos deixar nossos ambientes mais bonitos colaborando para uma menor geração de resíduos, que fatalmente iriam para descarte no meio ambiente . Assim, claro, colaboramos para um futuro melhor!
Priscila Gommiz 
Facebook: Gommiz 
Instagram: @gommiz 
E-mail: contato@gommiz.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...