Pitch – Desperte interesse em 30 segundos!

Olá querida mãe empreendedora!
Hoje gostaria de trabalhar com vocês uma ferramenta da qual ouvimos muito no mundo do empreendedorismo – o Pitch ou Conversa de Elevador. Um recurso valioso que te permite em 30 segundos despertar interesse nas pessoas, seja possíveis clientes, fornecedores ou investidores e instiga-los a conhecer mais sobre você e o seu negócio.
Pitch – Desperte interesse em 30 segundos!
E como existem diversas concepções e abordagens do que seria mais relevante na hora de construir e falar o seu Pitch, selecionei algumas e coloquei numa ordem que acredito ser efetiva para facilitar você criar o seu ou aprimora-lo, caso já utilize desse recurso em seu dia a dia.

Mas antes de colocarmos a mão na massa e construir os 5 passos da metodologia para a elaboração do Pitch, é extremamente importante refletirmos sobre 3 pontos essenciais. Então papel e caneta na mão... Reflita e responda as seguintes perguntas abaixo:

1. O que te motiva? O que te brilha os olhos?
Isso é fundamental. Nossa paixão e convicção pelo que fazemos precisam estar presentes na hora que nos comunicamos com alguém. Sem essa clareza e entusiasmo, você diminui muito suas chances de fazer com o que o outro se engaje em ouvi-la.

Então anote no papel qual seriam os motivos que lhe fazem sair da cama para trabalhar todos os dias, por que você faz o que faz, o que te motiva além do dinheiro, qual propósito maior você quer cumprir com o que faz, etc.

2. Pontos fortes do seu Produto/Serviço
O que torna o seu produto/serviço diferente e interessante para as pessoas? É a agilidade na entrega, qualidade, pontualidade, acabamento, interesse genuíno pelas pessoas? 

Liste tudo que você pensar e se for mais difícil lembrar, pense nos feedbacks que já recebeu, ok?

3. Valor
Aqui não estou falando de valor financeiro (custo x lucro) e sim do que o seu produto entrega na vida das pessoas, quais são os benefícios que ele proporcionará na vida do seu cliente? Que necessidade ou dores ele vai atender ou suprir? Evidencie a parte humana. Por exemplo: não compramos uma batom para simplesmente hidratarmos nossos lábios, compramos porque queremos nos sentir mais bonitas.

Então a partir da reflexão acima, está na hora de construir o seu Pitch com os 5 passos abaixo:

1º Passo: seu nome
2º Passo: nome da sua empresa. Se for autônoma como eu, pode dizer em que é formada ou sua atuação profissional.
3º Passo: Ramo de atividade
4º Passo: Diferencial – agora está na hora de resgatar o que escreveu de diferencial na reflexão que fizemos acima.
5º Passo: englobe tudo isso numa história rápida e envolvente... resgate toda a reflexão feita acima e crie um texto com isso.

Para ficar mais fácil, deixarei meu Pitch que construí a partir dessa ferramenta para vocês:

Sou Eliene Oliveira, Psicóloga e Coach e Consultora em Carreira. Me considero uma verdadeira apaixonada pelo bem estar das pessoas! E por acreditar que é possível viver uma vida emocional, profissional e física mais plena, direciono meu trabalho para que jovens, homens e mulheres atinjam esse potencial e realizem seus sonhos, seja eles quais forem – ter uma vida livre de angústias e ansiedades; fazer a escolha de qual carreira seguir ou aprender os recursos necessários para abrir seu próprio negócio. Tudo se resume a um objetivo só... contribuir para que as pessoas vivam a vida da melhor forma possível!”

E aí... O que achou? 

Não é uma das tarefas mais simples. Vai exigir você escrever e reescrever diversa vezes, mas é totalmente possível criar um Pitch que revele sua essência e desperte o engajamento em quem lhe ouve.

E fica a dica!

Para ter segurança na hora de falar seu Pitch para as pessoas... 

- Treine, treine, treine. Vá para o espelho, grave um aúdio, um vídeo, qualquer coisa que for válida para que o tenha na ponta da língua e não dê aquela gaguejada na hora de utiliza-lo.

- Seja autêntica: não force – não crie uma personagem diferente de quem você é. Apenas demonstre o melhor que há em você.

- Seja objetiva, clara e coesa – a pior coisa que existe é sentir que alguém está dando voltas e voltas sem chegar a um ponto específico. O coração do Pitch é ser breve. Ele é apenas o primeiro contato, a primeira pontinha de curiosidade lançada para abrir espaço para o diálogo. Então não é a quantidade de palavras e sim a qualidade e forma que entrega sua mensagem.

- Tenha mais de um Pitch – sei que dá muito trabalho elaborar 1 Pitch, imagina vários... Contudo, quando você comunica o faz com algum interesse e público específicos. É diferente falar para um fornecedor do que para um cliente ou futuro investidor, então depois de treinar bem um Pitch, desenvolva outros e novamente treine, treine, treine. 

Como construí-lo você já aprendeu, então agora é mão na massa!

Um grande abraço e até a próxima!

LEIA TAMBÉM:
Seu negócio é seu espelho?: AQUI
5 recursos para criar sua imagem profissional: AQUI
COMO APROVEITAR AS DATAS COMEMORATIVAS PARA LUCRAR MAIS: AQUI
Três ferramentas para divulgar seu negócio: AQUI
COMEÇANDO O NEGÓCIO COM ESTRATÉGIA!: AQUI

Eliene Oliveira
Instagram: @elieneoliveira
E-mail: contato@elieneoliveira.com




0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...