Outubro Rosa com a CACO

Que mês lindo com uma cor linda, que chegou! Essa mesma, o Rosa!
Nossa mamãe eu adoro te ver com essa cor, esse sorriso, esse encanto diário, adoro te ver de chinelo, blusa larga e cabelo pra cima, mas também adoro ver você de salto alto e elegante. 
Outubro Rosa
Adoro quando você pode passar o dia todo comigo, brincar, passear, contar piada, conversar sobre o meu dia e me aconselhar. Adoro sua presença, seu cheiro, seu perfume. Adoro quando você chega do serviço, mesmo que às vezes com uma cara de brava ou cansada, mas logo abre aquele sorriso lindo e me envolve com aquele abraço gostoso! 

Simplesmente adoro todos os momentos com você, mas sabe o que preocupa mamãe? Saber que essa cor rosa que você tanto usa é o símbolo contra o câncer de mama. 

Pois é mamãe, esse mês de outubro e essa cor faz parte de um movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. Neste mês a luta contra o câncer de mama atinge toda a população, empresas e entidades. E me atinge também. Porque não me imagino sem você, não consigo por um momento se quer pensar em não te ter ao meu lado, em não te dar um beijão de bom dia. Quero muito que você se cuide e por isso, neste mês, nós vamos brincar de médico e eu serei o(a) doutor(a) e vou te ensinar a fazer o exame de auto toque, vamos lá!
Primeiramente, vamos para o espelho: 
1. Observe seus seios;
2. Agora coloque as mãos na cintura e observe o formato, tamanho e contorno de seus seios (observe se estão iguais e simétricos). Veja se existem pregas, depressões ou alterações na pele da mama, aréola e mamilo. 
Agora mamãe:
3. Coloque as mãos para o alto e fique atenta aos mesmos sinais que observou com as mãos na cintura, observe se seus seios estão alinhados, assim como as aréolas e mamilos, verifique também se há inchaço ou edema.
Muito bem mamãe, você está sendo uma ótima paciente, agora vou te ensinar a fazer a palpitação: 
4. Coloque o braço atrás da nuca, coluna reta e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama em movimentos circulares de fora para dentro, procurando por espessamentos ou caroços. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e vice-versa. 
5. Faça os mesmos movimentos na parte externa superior dos seios (próximo da axila) em direção ao mamilo, de modo firme, mas delicado. 
6. Pressione suavemente os mamilos e observe com cuidado a presença de secreções e a presença de lesões na sua pele sensível, assim como nas aréolas. 

Isso mesmo mamãe, você está indo muito bem! Agora, por ultimo, mas não menos importante. Vamos deitar, colocar um apoio sob o seu ombro direito (pode ser um travesseiro ou uma toalha) e passar a mão direita para trás da cabeça. Examine sua mama direita com a mão esquerda, repetindo os movimentos circulares e procurando os mesmos sinais já descritos. Repita esse passo com o lado esquerdo.

Uau Mamãe!!! Você foi ótima no seu exame de auto toque, entretanto terá que fazer isso em todos os meses, não somente em outubro, quero te ver bem mamãe. 

Os sintomas iniciais de câncer de mama estão relacionados com alterações visíveis, como diferenças na forma ou na sensibilidade da mama. Estes sinais podem surgir tanto na mulher como no homem e, quando descobertos precocemente, podem aumentar as chances de cura. Por isso vamos nos prevenir, mamães façam o exame de auto toque, se observem e procurem ajuda sempre que sentirem algum desconforto, assim como nossos filhos querem nos ver bem, também temos que estar bem para vermos o desenvolvimento deles. Se cuidem!



LEIA TAMBÉM:
O que é comportamento inadequado?: AQUI
Você já conversou sobre sexualidade com seu filho?: AQUI
O Jogo da Baleia Azul e Possíveis Formas de Prevenção: AQUI
Qual idade mais adequada para que não haja mais o xixi na cama?: AQUI


Wallana Coutinho Soares - CRP 04/45434
Marina Junqueira Nolasco - CRP 04/45417
Instagram: @cacopsicologia
Facebook: /cacopsicologia

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos a sua visita!
Deixe um recadinho, uma dica, um comentário ou nos conte sua experiência!
Vamos adorar ler! Bjos e Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...